Sétimo mês de vida do bebê

· 13 de janeiro de 2018

A cada mês que passa, nosso bebê sente novas emoções e desenvolve progressivamente sua agilidade.

Em um abrir e fechar de olhos chegamos ao sétimo mês de vida do bebê e agora, com certeza, ele vai começar a querer um pouco mais de independência. Talvez já consiga se sentar sozinho e até terá começado a engatinhar.

No entanto, nem todas as crianças desenvolvem suas habilidades no mesmo ritmo, mas o estímulo da mãe é fundamental para realizar essa façanha.

Mudanças no sétimo mês de vida do bebê

Peso e tamanho

Em geral, nessa idade, os pequenos costumam ter peso variável.

Considera-se normal que, no sétimo mês de vida, o peso do bebê oscile entre 7 e 9,5 kg (aproximadamente) e que sua estatura varie entre 66 e 72 centímetros.

Repetição de palavras e sons

Chegou o momento! Ajude seu filho estimulando a linguagem. Promova a interação, cante canções e faça brincadeiras com ele.

Preste atenção ao que você ouve. Pode ser que seu bebê já consiga repetir palavras e você não vai querer perder as primeiras, mesmo que sejam apenas sílabas.

Tentativas e quedas

Se o bebê já tem alguma força nas pernas, com certeza ele vai querer começar a engatinha. Você verá seu filho se apoiar nas mãos e nos joelhos ou até mesmo nos pés para tentar se levantar. Se você ainda não perceber essa iniciativa, não se preocupe. Pode demorar um pouco, mas a hora vai chegar!

sétimo mês de vida

Chegou o momento de dizer NÃO

Mesmo que você não acredite, nessa fase do desenvolvimento seu bebê já consegue reconhecer o que é uma negação. Ele vai perceber que, ao dizer “não”, você fala com firmeza e em tom diferente.

Com certeza ele já tem os primeiros dentes e vai conseguir, por exemplo, morder seu mamilo ou um objeto qualquer. Então, pratique!

O que um bebê deve comer no sétimo mês de vida?

Certamente, aos seis meses de vida do seu bebê você já iniciou a introdução de novos alimentos, como verduras, frutas e cereais, na alimentação do seu bebê. No entanto, a emoção por coisas novas ainda não passou e sua próxima consulta com o pediatra vai confirmar isso.

No sétimo mês de vida do bebê, ainda há espaço para o desconhecido. Nesse mês, é possível incluir frango e carnes magras em pedaços bem pequenos e muito bem cozidos na dieta do seu bebê.

Você pode tentar outros tipos de grãos bem triturados e incluir cereais com glúten, como o trigo e o milho. Também há espaço para alguns pedacinhos de bolachas, biscoitos ou pão.

sétimo mês de vida

Recomendações

Não há dúvidas de que nosso bebê vai se desenvolver rapidamente. Por isso, é necessário colaborar com a vontade dele de ser mais autônomo.

Com as seguintes recomendações, você poderá estimular a coordenação motora e, ao mesmo tempo, se divertir junto com seu filho. Aplique essas medidas e você vai ver os resultados.

  • Proporcione independência na hora de comer. Deixe seu filho usar a colher, orientando-o com sua mão.
  • Tente fazer sons batendo as palmas das mãos. Você também pode mandar beijos ou usar algum brinquedo que emita sons divertidos para o bebê.
  • Crie hábitos de sono saudáveis. Você vai perceber que seu filho vai receber bem uma rotina de sono.
  • A partir desse mês é um bom momento para começar a deixar o bebê dormir sozinho.
  • Desenvolva a coordenação, inclua brincadeiras para o bebê tentar reconhecer cores e formas, assim como leituras e até mesmo a brincadeira do espelho.
  • Adapte algumas áreas da casa em prol da segurança do pequeno ou reserve um espaço para que ele possa se desenvolver sem perigos.

O sétimo mês de vida do bebê vem junto com um pequeno aumento da independência. Então, você poderá ter pequenos momentos para relaxar (enquanto observa seu filho brincar, comer sozinho e até mesmo se divertir mordendo os próprios pés).

Em relação à alimentação, a autorização do pediatra é indispensável nos testes de novos alimentos mês a mês.

Por exemplo, alguns pediatras preferem esperar o bebê completar um ano de idade para incluir os peixes, enquanto outros consideram esperar muito mais do que um ano por ser um alimento alergênico.