Seu filho ama pets? Conheça os benefícios de ter animais

· 27 de março de 2019
Os benefícios de ter um animal de estimação em casa são bem comprovados. Para os nossos filhos, a possibilidade de viver com um animal pode lhes proporcionar uma grande educação em valores como respeito, responsabilidade e amor pela natureza.

Seu filho ama animais, e não é de se admirar. Além do fato de serem adoráveis e divertidos, há muitos benefícios de ter animais de estimação desde a infância. O que precisa ser analisado, conscientemente e sem pressa, é o tipo de animal que se adapta à criança de acordo com sua idade.

Quando as crianças são pequenas, todo o cuidado dos filhotes cairá sobre você. No entanto, no final do dia e com o tempo, você verá que o esforço valeu a pena.

Qual criança não ama animais? A inocência, a suavidade e a sinceridade dos animais de estimação entram em sintonia com os nossos “filhotes” humanos imediatamente.

No entanto, será somente após os cinco ou seis anos que seu filho irá expressar seu desejo de levar um animalzinho para a casa. Esse é um dilema mais do que frequente para os pais em qualquer lar com filhos e sem animais.

Benefícios de ter animais de estimação em casa

Entre os benefícios que ter um animal em casa pode trazer, tanto para crianças como para adultos, incluem-se:

  • Vivenciar suas emoções na companhia dos pets. A criança que ama animais achará natural brincar com seu animal de estimação como se fosse um amigo. Raiva, medo, alegria e outros sentimentos frequentes na vida das crianças tornam-se mais suportáveis, mais profundos e mais vívidos quando compartilhados com um animal de estimação.
  • Aprender sobre o cuidado responsável. Se você ama animais, não perca a oportunidade de integrar seu filho a tarefas relacionadas ao seu animal de estimação. Passeios, banhos e alimentação darão à criança um grande senso de responsabilidade, que a acompanhará por toda a vida.
  • Desenvolve a paciência. Educar um animal de estimação nem sempre é fácil, dependendo do tipo de animal envolvido. Seu filho não terá apenas as vantagens de cuidar de um animal de estimação, ele também terá que aprender a lidar com os aspectos dos quais não gostamos muito nos animais.
menino com um gato

  • Conhecer seu animal de estimação. A curiosidade é uma das maravilhosas qualidades da infância. Seu filho vai passar dias observando e estudando o comportamento de seu animal de estimação. Cada descoberta será contrastada com a experiência anterior. Dessa forma, a criança conhecerá mais a partir da observação cuidadosa.
  • Capacidade de criar laços afetivos de respeito e confiança. Há crianças que acham difícil expressar suas afeições a outras pessoas. No entanto, serão capazes de dar um amor muito sincero aos seus animais de estimação. Isso facilita a curto prazo uma comunicação mais aberta com o mundo e, também, dá uma maior sensação de confiança.

Passeios e respeito

Se o animal que você levar para casa for um cão, você terá que fazer caminhadas periodicamente. Isso oferece uma oportunidade para entrar em contato com outros caminhantes com cães. Certamente haverá outras crianças com seus animais de estimação e centenas de situações enriquecedoras para o seu filho.

Por outro lado, o respeito pelo animal deve ser considerado. Ainda que seu filho ame seu animal de estimação, uma criança pequena pode ficar intrigada com as reações do animal ao beliscá-lo, bater nele ou puxar seu pelo.

Sem dúvida, é essencial indicar em todos os momentos que o animal de estimação é um amigo e que não deve ser machucado.

“Os olhos de um animal têm o poder de falar uma ótima língua”
-Martin Buber-

Quais animais serão os melhores animais de estimação?

Tudo depende do estilo de vida, da rotina e dos horários de cada casa. Em uma casa onde não haverá ninguém o dia todo, pode ser necessário procurar um animal de estimação que não exija muita atenção. Peixes, tartarugas, pássaros ou hamsters são algumas possibilidades mais simples.

É verdade que a relação de amizade com um hamster não será a mesma do que com um cachorro. No entanto, pelo menos a criança estará em contato com virtudes como responsabilidade e hábitos de rotina, entre outras. Gaiolas e aquários requerem várias limpezas semanais e, claro, você não pode se esquecer da comida.

criança passeando com um cão

Em conclusão, educar as crianças com bondade, empatia e gentileza é o melhor presente que pode ser dado. Se você ama os petsaproveite os benefícios de ter animais e a oportunidade de ensinar seus filhos sobre o amor pela natureza e o respeito por todos os seres vivos.

Devemos lembrar que as crianças que tiveram a sorte de ter animais de estimação em casa desde que eram pequenas tendem a ser mais amorosas e respeitosas na vida adulta. Por que não lhes dar esse prazer e considerar os benefícios de ter animais como uma oportunidade de crescimento?

  • Silva, M. N. G. da, Mistieri, M. L. de A., Junior, W. dos S. F., Centeno, L. V. P., Pascon, J. P. da E., Lubeck, I., … Weiler, T. (2013). Projeto “melhor amigo” na conscientização da guarda responsável de animais de estimação. Revista Ciência Em Extensão.