5 sinais de carência afetiva em crianças

07 Julho, 2020
As crianças precisam de amor e carinho para que se desenvolvam adequadamente. E, se não os tiverem, surge a carência afetiva. Confira alguns sinais que indicam algo está errado.

Todas as crianças precisam de amor e carinho para se desenvolver. A carência afetiva em crianças ocorre quando há falta de carinho, proteção, apego e atenção por parte do cuidador principal, mãe ou pai, durante os primeiros anos de vida.

Essa carência afetiva pode ser causada por muitas coisas, tais como abandono, maus-tratos ou outras situações familiares complicadas que, mesmo que sejam menos traumáticas, deixam as crianças sem cuidados afetivos e relacionais.

Que tal saber quais podem ser os sinais indicativos da carência afetiva em crianças? Continue lendo.

O que é a carência afetiva?

A carência afetiva ocorre quando existe uma desatenção aos bebês ou às crianças, devido à falta de carinho, atenção e apego, por parte dos seus cuidadores principais.

Isso pode acontecer em situações traumáticas, tais como abandono ou maus-tratos, mas também quando os pais são emocionalmente distantes ou ausentes e não dedicam tempo e atenção aos filhos.

Como consequência, a criança não se sente amada. Ela percebe que é rejeitada ou ignorada pela família, e tudo isso afeta suas emoções de forma negativa. Quando uma criança é muito pequena, ela não se dá conta dessa situação, mas pressente que está em um ambiente em que não recebe o amor e a atenção de que precisa.

sinais de carência afetiva em crianças

Sinais de carência afetiva em crianças

Agressividade

Quando uma criança se torna agressiva, o mais recomendável é dar a atenção de que ela precisa e, sobretudo, escutá-la. Mostrar a ela que o que está dizendo é importante para nós, para que assim ela tenha confiança para nos contar o que a está preocupando.

Desobediência

Se uma criança percebe que não está sendo cuidada pelos pais, ela não vai obedecer às ordens deles e vai apresentar comportamentos negativos para ser o centro das atenções. Alguns sinais de desobediência em crianças são:

Se essas carências não forem tratadas por um profissional e a criança não conseguir superá-las, vão gerar um sentimento de vazio e desconfiança, que a afetará conforme ela for crescendo.

O medo surge nas crianças por causa do sentimento de que elas podem ser abandonadas quando não recebem o carinho da família. Nessa situação, a criança deve ser levada a um terapeuta para poder superar esse medo.

Insegurança

Quando as crianças sentem o vazio emocional causado pela carência afetiva, elas se sentem desprotegidas. Isso vai fazer com que tenham medo de se relacionar com outras pessoas. Elas sempre vão estar na defensiva, e a desconfiança que sentem em relação a todos é um sinal objetivo de que algo não está bem.

Baixo desempenho escolar

A carência afetiva também tem consequências acadêmicas, tais como baixo desempenho escolar, dificuldades de aprendizagem e falta de motivação para fazer as tarefas.

Essas crianças geralmente desenvolvem a linguagem mais tarde e suas habilidades sociais são insuficientes. Além disso, rejeitam qualquer demonstração de carinho das pessoas ao seu redor.

sinais de carência afetiva em crianças

Interesse excessivo por dispositivos eletrônicos

Alguns pais, para manter as crianças quietas e caladas, deixam que elas usem dispositivos eletrônicos, tais como o tablet, o celular, a televisão… Isso faz com que elas deixem a interação humana de lado e, com o tempo, isso vai acabar causando a dependência desses dispositivos.

Consequências da carência afetiva em crianças

  • Falta de confiança em relação a todas as pessoas.
  • Dificuldade para expressar sentimentos e problemas para controlá-los.
  • Problemas de atenção.
  • Ansiedade.
  • Dificuldade para controlar impulsos, com mudanças comportamentais e respostas agressivas.
  • Desenvolvimento deficitário da linguagem e de habilidades sociais.

Como consequência da carência afetiva, todos esses sintomas podem se manter presentes até a idade adulta. Quando as crianças forem adultas, isso vai fazer com que sejam pessoas dependentes, com poucas habilidades sociais e egocêntricas.

Todos esses sinais de carência afetiva em crianças podem nos alertar, como pais, de que há algo que não estamos fazendo corretamente e, portanto, podemos remediar e tomar medidas para que isso não aconteça.

É importante ter em mente que a carência afetiva influencia o desenvolvimento da personalidade, produz problemas de identidade e imaturidade emocional. No futuro, quando as crianças forem adultas, elas poderão ter dificuldades para estabelecer relacionamentos estáveis devido à desconfiança.