Sinais de que o seu filho adolescente está consumindo álcool

09 Maio, 2020
Se você acha que o seu filho possa estar enfrentando problemas com o álcool, deve ficar atenta a alguns sinais que podem determinar se isso está realmente acontecendo. Vamos falar tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

Como mãe, se você acha que isso pode estar acontecendo com o seu filho, é recomendável considerar o artigo a seguir, no qual vamos mostrar alguns sinais que podem confirmar se o seu filho adolescente está consumindo álcool.

O álcool é prejudicial para a saúde e é ainda mais prejudicial quando consumido por jovens. Embora o estereótipo de alcoólatra seja frequentemente descrito como uma pessoa de meia-idade ou adulta, o alcoolismo entre os adolescentes sempre foi um grande problema e está se tornando mais frequente.

A primeira coisa que você deve saber é que os adolescentes, na maioria dos casos, consomem o álcool para se desconectar das pressões que sofrem nessa fase ou para se divertir, e não como resultado de um vício.

De fato, a necessidade de descobrir os sintomas, juntamente com a pressão dos pares, fazem com que o álcool seja uma das drogas mais consumidas durante essa fase de crescimento pessoal.

Certamente, a vulnerabilidade de ser um adolescente é um enorme fator para o alcoolismo precoce. Embora muitos pais acreditem que os seus filhos ainda não experimentaram o álcool, na verdade, a maioria dos adolescentes já teve as suas primeiras experiências. Portanto, é interessante descobrir os sinais que confirmam que o seu filho adolescente está consumindo álcool.

Como você pode saber se o seu filho adolescente está consumindo álcool?

1. Dificuldade para se levantar pela manhã ou gripe repentina

Em primeiro lugar, um dos sinais de que o seu filho adolescente está consumindo álcool é que, depois de passar a noite anterior com os amigos, ele apresenta dificuldade para se levantar pela manhã. Isso simplesmente significa que você deve ficar atenta aos sinais de ressaca.

Sinais de que o seu filho adolescente está consumindo álcool

Por exemplo, se ele tiver uma gripe repentina depois de sair, essa pode ser outra indicação que mostra que ele está tentando esconder um claro estado de ressaca.

2. Problemas escolares

Os problemas escolares representam outro dos sinais de que o seu filho adolescente está consumindo álcool. Isso significa que, se o seu filho nunca teve problemas na escola e até mesmo sempre teve boas notas até o momento, é possível que essa mudança repentina nos resultados se deva a uma causa externa desse tipo.

Entre as possibilidades com as quais você deve lidar está o fato de que, possivelmente, o seu filho começou a consumir álcool e perdeu o interesse que tinha na escolaNesses casos, o baixo desempenho é uma das consequências mais claras e óbvias.

Nesse sentido, uma conversa direta e preventiva sobre os efeitos do álcool para a saúde pode ser a melhor aliada.

“A adolescência é a permissão da sociedade para combinar a maturidade física com a irresponsabilidade psicológica”.
–Terri Apter–

3. Mudanças de humor

Por outro lado, as mudanças de humor podem se tornar um dos sintomas que determinam que o seu filho mudou de estilo de vida ou incluiu maus hábitos em sua rotina.

Certamente, as mudanças gerais de personalidade são um sinal claro de que algo está acontecendo. No entanto, nem sempre é fácil identificar essas transformações comportamentais, uma vez que os adolescentes evoluem rapidamente durante essa fase.

Por esse motivo, você deve ficar atenta às mudanças de humor para conseguir detectar comportamentos ou atitudes incomuns.

4. Mudança de aparência

Por fim, muitos adolescentes mudam de aparência por vontade própria. No entanto, o consumo excessivo de álcool causa perda de peso e deterioração física geral.   

Isso pode até mesmo resultar em uma perda do interesse por manter uma boa aparência física. Por esse motivo, caso você ache que o peso do seu filho diminuiu e que ele não se importa mais com a aparência, esse pode ser um dos indicadores de que o seu filho adolescente está consumindo álcool.

Sinais de que o seu filho adolescente está consumindo álcool

Em suma, lembre-se de que, além de levar em consideração os sinais acima, é de vital importância que você converse com o seu filho sobre o álcool e os riscos associados ao seu consumo de uma maneira honesta e direta. 

Todos os problemas acima podem ser multiplicados quando os adolescentes vêm de lares mal estruturados ou com pouca supervisão e comunicação.

Por esse motivo, é bastante comum os adolescentes mentirem quando perguntados sobre o consumo de álcool, a fim de evitar algum tipo de punição. Uma boa comunicação é essencial para impedir que o seu filho adolescente consuma álcool regularmente.

  • Espada, J. P., Méndez, X., Griffin, K., & Botvin, G. J. (2003). Adolescencia: consumo de alcohol y otras drogas. Papeles del psicólogo, 84(9), 17.
  • Cicua, D., Méndez, M., & Ortega, L. M. (2008). Factores en el consumo de alcohol en adolescentes. Pensamiento psicológico, 4(11), 115-134. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3091227
  • Avellaneda, A. S., Pérez, M. E. G., & Font-Mayolas, S. (2010). Patrones de consumo de alcohol en la adolescencia. Psicothema, 22(2), 189-195. https://www.redalyc.org/pdf/727/72712496003.pdf
  • Inglés, C. J., Delgado, B., Bautista, R., Torregrosa, M. S., Espada, J. P., García-Fernández, J. M., … & García-López, L. J. (2007). Factores psicosociales relacionados con el consumo de alcohol y tabaco en adolescentes españoles. International Journal of Clinical and Health Psychology, 7(2), 403-420. https://www.redalyc.org/pdf/337/33717060010.pdf