Sinais de que o seu filho adolescente está fumando

29 Abril, 2020
A possibilidade de os filhos adolescentes começarem a fumar preocupa muitos pais. Por isso, preparamos uma lista com alguns sinais que deixam claro que o seu filho adolescente está fumando.
 

Se você estiver preocupada querendo saber se o seu filho adolescente começou a fumar, deve saber que as suas preocupações fazem sentido, já que a adolescência é a etapa na qual os jovens têm as suas primeiras experiências com o cigarro, o álcool ou as drogas. Por isso, neste artigo, vamos descobrir quais são os sinais de que o seu filho adolescente está fumando .

Diferentemente de muitas substâncias, o cigarro pode ser mais difícil de detectar nos adolescentes. De fato, os sinais físicos são significativamente menos notáveis do que com o álcool ou as drogas, o que faz com que seja mais complicado para os pais detectar alguns sinais de vício nos filhos.

Como você pode saber se o seu filho adolescente está fumando?

A seguir, contamos quais são os sinais de que o seu filho adolescente está fumando:

1. Posse de produtos relacionados a esse hábito

O sinal mais claro de que o seu filho está fumando é a presença repentina de produtos relacionados ao cigarro, como, por exemplo, maços, isqueiros, tabaco solto, papéis de seda etc. Normalmente, esses tipos de artigos ficam escondidos em mochilas, bolsos, gavetas ou nos carros dos adolescentes.

Tenha cuidado: nunca aconselhável invadir a privacidade do seu filho. No entanto, é bom manter um maior controle se você está considerando a possibilidade de que o seu filho adolescente está fumando, afinal, nesses casos, qualquer objeto que você encontrar no quarto dele pode trazer uma resposta para todas as suas dúvidas.

 
Sinais de que o seu filho adolescente está fumando tabaco

2. Mudanças de humor

As mudanças de humor são um dos sintomas que indicam com maior clareza que o seu filho adolescente está fumando. Isso pode ser notado quando o jovem passa muito tempo sem fumar, devido ao vício que a nicotina provoca.

Nessas situações, é possível que ele demonstre comportamentos agressivos, atitudes grosseiras ou irritabilidade. De fato, alguns estudos confirmam que o cigarro, uma das drogas mais consumidas no Brasil, interfere no humor dos adolescentes.

“Os jovens sempre tiveram o mesmo problema: como ser rebelde e se conformar ao mesmo tempo?”
–Quentin Crisp–

3. Mau cheiro

Por outro lado, você deve levar em consideração que os adolescentes que fumam geralmente também têm um forte odor de fumaça. De fato, muitos deles não têm consciência da natureza extrema do odor que a fumaça do cigarro causa e consideram – erroneamente – que o banho ou a higiene oral são suficientes para evitar isso.

Certamente, esse é o sinal de advertência mais óbvio que indica que os adolescentes estão fumando. Assim, se você perceber que o seu filho adolescente está com odor de fumaça de cigarro, é provável que ele tenha adotado esse hábito.

 

4. Janelas do quarto abertas

Se você observar que ele deixa as janelas do quarto abertas por muito tempo, isso pode se tratar de um dos sinais mais evidentes de que o seu filho adolescente está fumando.

O desejo de abrir a janela frequentemente, inclusive se estiver frio, responde a uma tentativa por parte dos adolescentes fumantes de ventilar o quarto para, dessa forma, evitar que fique com cheiro de fumaça.

Mesmo que eles não fumem dentro do quarto, o odor vai passar da roupa para o quarto de maneira automática. E eles, é claro, sabem disso.

5. Desculpas para sair

Em quinto e último lugar, você precisa saber que é totalmente natural que o seu filho adolescente queira sair de casa ocasionalmente e ter o seu próprio espaço. No entanto, se você observar que ele está pedindo licença para sair com frequência, também pode se tratar de outro dos sinais mais evidentes de que o seu filho está fumando.

Sinais de que o seu filho adolescente está fumando tabaco

Por essa razão, é recomendável que você fique alerta a qualquer comportamento que indique que o seu filho está passando mais tempo fora de casa do que o necessário. Isso pode ser especialmente certeiro se o jovem procurar razões para sair continuamente, inclusive quando o clima não está favorável.

 

Em resumo, se você ter certeza de que o seu filho adolescente está fumando , com a lista de dicas anterior, você já tem ferramentas apropriadas para avaliar a situação.

Contudo, como mãe, você não deve se preocupar em excesso, já que a adolescência é um momento no qual os adolescentes querem descobrir o mundo ao redor.

Portanto, é uma época de total descoberta, mesmo que isso signifique realizar ações que sejam nocivas para a saúde. Entretanto, estamos convencidos de que uma boa conversa de mãe para filho colocará as coisas no seu devido lugar!