Sistema de cultivo hidropônico em casa

5 de julho de 2019
Um sistema de cultivo hidropônico em casa é a alternativa segura para produzir plantas para consumo totalmente naturais. Aprenda a fazê-los e, assim, aproveite os seus benefícios quanto antes.

Um sistema de cultivo hidropônico em casa é um excelente método de cultivo de plantas em áreas urbanas. Assim como o próprio nome indica, esta é uma cultura feita na água, mais conhecida como plantar sem terra. Requer nutrientes e um pequeno espaço para a produção, sendo amplamente utilizado por restaurantes, lojas, casas, entre outros.

O que é a hidroponia em casa?

A hidroponia em casa é uma prática agrícola que permite a produção de plantas para consumo sem o uso de terra. O seu crescimento é possível porque as raízes se desenvolvem em um substrato à base de areia ou de pedras. Além disso, também é incorporada uma solução que contém nutrientes através da irrigação.

É ideal para plantas que crescem em ambientes aquáticos, tais como alface, rabanete, salsinha, coentro e outras variedades de vegetais. Pode ser feita em um terraço, um quintal, uma varanda ou outra área urbana. Para a produção comercial, é possível usar espaços maiores, tais como galpões.

Como criar um sistema de cultivo hidropônico em casa

É possível criar a sua própria horta através de um sistema de cultivo hidropônico em casa e monitorar o crescimento das plantas. Isso pode ser feito em recipientes especiais que possam conter os elementos essenciais para que as plantas possam crescer.

O principal componente nesses casos é um sistema de irrigação correto. Você também pode se guiar pelas seguintes etapas:

1. Faça um sementeiro

Primeiro de tudo, você deve fazer um sementeiro com as plantas que deseja cultivar. Para isso, use uma base de isopor ou então copos descartáveis. Coloque em um lugar iluminado e cuide da irrigação.

Como criar um sistema de cultivo hidropônico em casa

2. Reúna tudo o que você vai precisar

Organize o que você vai usar de acordo com o número de plantas que vai cultivar. Entre os principais utensílios, estão:

  • Um recipiente, uma bandeja ou um aquário com aproximadamente 25 cm de profundidade.
  • Uma bomba de ar semelhante à dos aquários, para fornecer oxigênio à água.
  • Nutrientes: você pode ir a uma loja especializada e comprar uma solução nutritiva especial para esse tipo de cultura.
  • Substrato: serve como base para a planta e retém os nutrientes de que a cultura precisa. Pode ser areia, pedras, perlite e vermiculite, entre outros.
  • Uma placa de madeira, tampas de borracha, entre outras coisas.

Idealmente, o recipiente deve ser de cor escura – ou você pode pintá-lo de preto – para proteger as raízes da luz solar. Caso contrário, você também precisará de bolsas escuras para cobri-los.

“O sistema de cultivo hidropônico pode ser feito em um terraço, um quintal, uma varanda ou outra área urbana. Para a produção comercial, é possível usar espaços maiores, tais como galpões.”

3. Prepare o seu sistema de cultivo em casa

Uma vez que as mudas do sementeiro tenham uma altura de cerca de 12 cm, você já poderá preparar o sistema hidropônico em casa. Para fazer isso, você deve fazer um furo na base do recipiente escolhido e colocar uma tampa. A ideia é que ele sirva como saída para a água na hora de trocá-la.

Por outro lado, você deve fazer furos ao longo da placa de madeira, com espaços iguais entre cada buraco. O número de furos vai depender do tamanho da placa e do número de plantas que você quer.

4. Mãos à obra!

Depois de ter tudo pronto, você pode colocar o seu sistema de cultivo hidropônico em casa para funcionar. Para conseguir fazer isso, remova as plantas do sementeiro e elimine o substrato. Tenha em mente que é necessário cuidar da raiz minuciosamente.

Em seguida, insira-as nos orifícios da madeira, tomando cuidado para que a planta não seja danificada e para que o caule esteja sobre a área da água. Observe se ela ficou presa no substrato para que, dessa forma, possa ser nutrida com a solução alimentar presente na água.

Como última etapa, ligue a bomba diariamente por um determinado período de tempo para fornecer oxigênio. Uma vez que isso seja feito, você só precisará esperar pelo crescimento das suas plantinhas.

Recomendações para um cultivo hidropônico em casa bem-sucedido

Recomendações para um cultivo hidropônico em casa bem-sucedido

Os sistemas de cultivo hidropônicos são excelentes alternativas agrícolas que estão se tornando cada dia mais importantes. No entanto, para que sejam bem-sucedidos, você deve levar em consideração as seguintes recomendações:

  • Evite a luz solar direta. A iluminação é necessária, mas em pequenas quantidades.
  • Troque a água pelo menos a cada 10 ou 15 dias e adicione a solução nutritiva especializada para essa finalidade.
  • Monitore o crescimento da planta para detectar anomalias a tempo.

Em conclusão, estima-se que o sistema de cultivo hidropônico em casa seja a agricultura do futuro. Por isso, aprenda a produzir as suas próprias plantas e evite as plantas comerciais, com alto teor de fertilizantes. O melhor de tudo é que este é um projeto para ser feito com a família, especialmente com as crianças.