Smash cake: o que é essa sessão de fotos do bebê?

O smash cake ou “amassar o bolo” é a nova tendência nas fotos para o primeiro aniversário do bebê. É uma memória divertida que você nunca vai esquecer. Não deixe de conhecê-la!
Smash cake: o que é essa sessão de fotos do bebê?

Última atualização: 01 julho, 2022

Os pais adoram eternizar os momentos mais importantes dos filhos, principalmente nos primeiros meses e nos primeiros passos. E para captar os melhores momentos do primeiro aniversário, foi criada uma nova tendência na fotografia infantil: o smash cake ou “amassar o bolo”.

Essa proposta é uma sessão de fotos do seu bebê, mas com um detalhe simbólico e emocional que registra para sempre a emoção de uma das primeiras comemorações juntos.

A sequência de fotos vai desde o momento em que o bebê é colocado perto de seu bolo, todo arrumado, até ele mesmo amassá-lo ou beliscá-lo com suas mãozinhas ou pezinhos. É uma captura de fotos espontâneas, sem poses ou filtros. Gostou da ideia? Se você quiser saber mais sobre o que é, continue a leitura!

Smash cake, a nova tendência em fotos para seu bebê

Tirar fotos de crianças em seus diferentes estágios de crescimento é algo que deixa os pais muito animados, principalmente nos primeiros meses. Muitos estão acostumados a registrar seu crescimento mês a mês e o costume se mantém, mesmo nos primeiros anos.

Assim como prevaleceu a tendência das fotos da barriga das mães no último mês de gravidez ou da sessão do bebê recém-nascido, agora o smash cake ganha destaque.

Essa sessão de “amassar o bolo” pode ser feita em um estúdio fotográfico ou na casa dos pais, dependendo do que for combinado com o fotógrafo.

Há quem ofereça pacotes com o bolo incluso e outros, sem bolo. Se esse for o caso, os pais devem ser responsáveis pelo seu preparo, o que reduzirá os custos da sessão. Além disso, é uma boa opção se você preferir decorar a comida ao seu gosto ou encomendá-la com um confeiteiro de confiança. O importante é que esteja delicioso!

Bebê comendo bolo de aniversário na sessão smash cake
Depois de assoprar a primeira vela, sente seu filho na frente do seu primeiro bolo de aniversário e deixe-o experimentar livremente para que desfrute ao máximo. Capture esse momento inesquecível com uma sessão de fotos profissional.

Teste os sentidos do seu filho

Uma sessão de smash cake é um verdadeiro e original presente de aniversário para o seu filho, pois nela ele vai testar seus sentidos e se divertir muito. É uma experiência sensorial perfeita, especialmente se você for uma alma curiosa e inquieta.

Ao amassar o bolo, seu bebê testará o sentido do tato, pois tocará sua textura e sentirá sua maciez com as mãos ou os pés. E se colocá-lo na boca, vai experimentar o gosto e saboreá-lo ao comer, porque não há criança que resista a um delicioso bolo.

A sensação será a mesma com a quantidade de aromas, pois o bolo estará cheio de aromas de baunilha, chocolate, coco, laranja ou outro ingrediente que tiver sido adicionado.

Sem falar na experiência visual com a variedade de cores que o pequeno terá na decoração da sobremesa. Para fazer isso, as mamães escolhem diferentes temas, como: o clássico Mickey e Minnie Mouse, animais de fazenda ou safári, jogador de beisebol, unicórnio, princesas, Homem-Aranha e muitos outros personagens.

Prepare o local onde será realizada a sessão de fotos

As fotografias podem ser tiradas em estúdio, mas também em casa. Se você decidir um lugar em sua casa, pode decorar o fundo com balões. Da mesma forma, coloque o nome do seu filho ou filha na parede, ou um vaso que você goste e que combine bem com as cores a serem usadas no restante da decoração.

Você também deve escolher a roupa que seu bebê vai usar, ou se vai deixá-lo apenas com a fralda. Alguns pais optam por essa última opção para que o bebê fique mais confortável e porque, além disso, tudo ficará sujo depois de amassar o bolo. No entanto, você deverá escolher esse aspecto de acordo com seu gosto.

Há outro estilo de pais que pensam que as crianças não devem aparecer seminuas, e sim apresentáveis e bem vestidas, já que é a comemoração do aniversário delas. Portanto, eles as vestem com ternos e vestidos elegantes para essa sessão.

Smash cake de primeiro aniversário
Ofereça uma experiência sensorial requintada que valorize os melhores momentos do primeiro aniversário do seu bebê.

Confira algumas dicas para fazer o smash cake

Ao planejar a sessão de fotos do bebê, é importante levar em consideração alguns detalhes para que tudo corra perfeitamente:

  • Certifique-se de que seu bebê não é alérgico a nenhum ingrediente ou essência do bolo. Da mesma forma, se for usar flores na decoração do conjunto, leve em consideração a tolerância da criança a esses aromas.
  • Escolha o lugar certo para o seu bebê. Realizar a sessão em casa do bebê fará com que seu bebê se sinta muito mais confortável e familiarizado com os objetos que verá no set.
  • Prepare o palco perfeito para ele. Decore com as suas cores favoritas, os motivos ou desenhos que mais gosta e os sabores de bolo que mais gosta.
  • Encontre a melhor hora do dia para a sessão. Não pode ser durante as horas em que o bebê costuma dormir ou comer. Se a criança dorme muito à tarde, é melhor fazer a sessão de manhã.
  • Incorpore à sessão elementos com os quais seu filho se sinta confortável. Por exemplo, um brinquedo, um bicho de pelúcia, um travesseiro que ele goste muito, ou uma música que o relaxe e que você possa colocar em segundo plano. Quanto mais calmo o pequeno se sentir, maior será o sucesso no trabalho fotográfico.

Fotografar os momentos lúdicos em que um bebê brinca com um bolo pode ser muito divertido e também uma excelente oportunidade para eternizar o momento do primeiro ou segundo aniversário. Vá em frente e viva a experiência inesquecível do smash cake com seu filho ou filha!

Pode interessar a você...
Por que comemorar o primeiro aniversário do bebê?
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Por que comemorar o primeiro aniversário do bebê?

Comemorar o primeiro aniversário do bebê é uma forma de expressar como nos sentimos felizes e relembrar tudo de maravilhoso que ele nos proporciono...