6 táticas para incentivar as crianças a estudar em casa

As crianças e os adolescentes saem cansados da escola e não querem voltar a trabalhar para fazer o dever de casa. Os pais desempenham um papel muito importante para motivá-los a estudar em casa.
6 táticas para incentivar as crianças a estudar em casa

Última atualização: 01 Fevereiro, 2021

Começar a fazer a lição de casa depois de uma manhã inteira na sala de aula pode ser desagradável para crianças e adolescentes. A única coisa que eles querem é brincar ou sair com os amigos. Por isso, o papel dos pais é importante para incentivar as crianças a estudar em casa. A seguir, vamos mostrar algumas estratégias para fazer o seu filho se motivar em casa.

É importante que, desde pequenos, você dê uma base sólida sobre a qual possam construir e buscar as técnicas de estudo que mais se adaptam a eles. Os pais devem ajudar nessa busca para que tenham mais facilidade quando forem estudar.

Não se esqueça de que, como pais, é imprescindível acompanhar, recomendar, orientar e encorajar, tanto nos momentos bons quanto nos ruins e principalmente nos mais difíceis e complexos.

Incentivar as crianças a estudar em casa: por que elas têm tanta dificuldade?

A maioria das crianças tem grande dificuldade para começar a fazer os deveres e estudar quando chegam em casa. Os pais muitas vezes travam uma guerra para fazer com que elas se sentem e passem algum tempo revisando o que foi visto na aula.

táticas para incentivar as crianças a estudar em casa

Essa situação se intensificou agora com a crise de saúde que estamos enfrentando. Muitas crianças têm que estudar à distância em casa e apresentam muita dificuldade para isso. Não devemos nos esquecer de que elas estão no seu próprio ambiente, por isso aumentam as distrações, que dificultam a atenção sustentada e a concentração, ambas essenciais para o estudo.

Uma boa motivação vai facilitar o processo de estudo em casa. Estar motivado desempenha um papel importante na predisposição para aprender, assim como as emoções, uma vez que elas são cruciais para uma boa aprendizagem. Tristeza, cansaço, ansiedade ou estresse farão com que as crianças não queiram se sentar para estudar. Porém, uma criança feliz, contente, calma e descansada poderá fazer isso.

Estratégias para incentivar as crianças a estudar em casa

Promover a concentração e motivar as crianças a estudar em casa pode ser um desafio, mas não é impossível. A seguir, veremos algumas táticas que podem ajudar o seu filho a estudar em casa.

Estabelecer metas pequenas e específicas

Para motivar as crianças a estudar, é importante que vocês estabeleçam metas que não sejam ambiciosas demais. Para isso, sente-se juntamente com o seu filho para que os dois possam determinar os objetivos que ele deve alcançar a curto e médio prazo.

É muito importante que esses objetivos sejam alcançáveis ​​e possíveis porque, dessa forma, a criança vai se motivar conforme eles forem alcançados. Ao contrário, se forem estabelecidas metas ambiciosas demais, ela pode não conseguir alcançá-las, ficando frustrada e desmotivada e, por isso, também não vai querer estudar.

Alguns exemplos podem ser tirar uma nota 7 em português, fazer a lição de casa todos os dias da semana, sublinhar as páginas vistas na aula todos os dias, etc. As metas podem ser colocadas em uma lousa ou em notas adesivas na agenda do seu filho para que ele possa riscá-las conforme os objetivos forem sendo alcançados. Assim, ao ver as suas realizações, a motivação da criança aumentará.

Premiar o esforço

Você não deve gritar ou repreender quando a criança não terminar o dever de casa a tempo ou quando não estiver bem preparada para uma prova. O que você deve fazer é destacar os momentos em que ela se sair bem para que se sinta importante e realizada. Use frases como: “Parabéns, você se saiu muito bem” ou “Parabéns! Viu só como você consegue alcançar o que se propõe?”.

Estabelecer um horário para casa

Assim como há um horário na sala de aula, também é importante estabelecer um horário em casa. E é claro, incluindo um tempo livre para brincar ou fazer o que quiser.

Uma recomendação é organizar cada dia de acordo com o horário das aulas. Ou seja, se houver aula de matemática em um dia, durante o horário em casa deve ser destinado um tempo para fazer a lição dessa matéria ou para revisá-la.

Assim, você ajudará a criança a se organizar e a se motivar ao ver que o horário está sendo cumprido e que, além disso, ela também tem tempo livre para fazer o que mais desejar.

Incentivar as crianças a estudar em casa e estimular a sua concentração

Dependendo das possibilidades de cada casa e cada família, é possível tentar fazer com que as crianças tenham um espaço fixo para estudar, sem distrações ao redor. Se uma criança tiver o seu próprio espaço no qual fica isolada do restante da casa, sua concentração será maior. Ela deve ter o necessário para estudar e para não ter que se levantar para procurar o material.

táticas para incentivar as crianças a estudar em casa

Adaptar-se à criança

É preciso considerar que a forma de aprender, as necessidades e os interesses de cada criança são diferentes. Se isso for levado em consideração, será mais fácil motivá-las.

Há crianças que precisam de um barulho de fundo para conseguir se concentrar. Outras, porém, precisam de silêncio absoluto. Enquanto isso, há outras que estudam se locomovendo pelo espaço disponível, e assim por diante. Por causa de tudo isso, os pais não devem impor uma forma de estudar. É preciso se adaptar às necessidades dos seus filhos porque cada um tem uma forma de aprender.

Interessar-se pelos seus deveres

Envolva-se nas suas tarefas, pergunte sobre as suas aulas, as suas matérias preferidas, saiba quando serão as provas, procure saber se há alguma dúvida sobre a lição de casa para ajudar a resolvê-la… Em resumo: acompanhe se necessário e sempre se interesse por suas coisas.

Enfim, essas são algumas ideias que você pode aplicar para que o seu filho se sinta motivado para fazer as tarefas escolares em casa.

Não se esqueça de que uma criança motivada, feliz e contente terá mais facilidade para aprender e estudar. Portanto, um clima agradável em casa também terá um papel importante. Agora é a sua vez de implementar algumas dessas estratégias para ajudar o seu filho a estudar em casa.

Pode interessar a você...
Ensinar as crianças a fazer esquemas para estudar
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Ensinar as crianças a fazer esquemas para estudar

Fazer esquemas para estudar é uma boa maneira de sintetizar informações, a fim de lembrar melhor de conceitos e conhecimentos.



  • Aguayo, J. E., & de la Serna, M. G. (2006). Motivar a los alumnos y enseñarles a implicarse en el trabajo escolar. Modelo integrado de mejora de la convivencia: Estrategias de mediación y tratamiento de conflictos, 227, 209.
  • Morales González, L. G. (2014). Influencia de los padres de familia en la motivación escolar de los niños y niñas de primero primaria. Estudio realizado en el Escuela Oficial Urbana Mixta No. 66 Pedro Bethancourt jornada vespertina. http://www.repositorio.usac.edu.gt/11981/
  • Pilligua Alarcón, P. (2019). Entorno familiar y motivación hacia el control de tareas en el marco de una intervención ejecutada en la Fundación Nurtac (Bachelor’s thesis, Universidad de Guayaquil Facultad de Ciencias Psicológicas). http://repositorio.ug.edu.ec/handle/redug/43690