Técnica do sanduíche para mudar o comportamento de seu filho

· 8 de outubro de 2018
Um mau comportamento indica que existem necessidades emocionais não satisfeitas nas crianças. Os pais, por sua vez, têm a obrigação de identificar quais são para poder guiar seus filhos emocionalmente.

As crianças se comportam de forma que, em muitas ocasiões, podem fazer os pais perderem a paciência. É bastante comum que uma criança tenha um mau comportamento.

Mas existe uma ferramenta cada vez mais difundida para trabalhar com as crianças que desobedecem, que agem com violência ou que têm um comportamento inadequado.

Esta ferramenta é “a técnica do sanduíche”. É uma técnica muito útil porque não tem nada a ver com castigos, e sim com os elogios.

As crianças, ao receberem o reforço positivo dos elogios, melhorarão seu comportamento quase de forma automática.

A técnica do sanduíche para melhorar o comportamento das crianças

A técnica do sanduíche é uma técnica que deixa os castigos de lado. Ela se baseia nas críticas positivas, ou seja, nas críticas construtivas.

Antes de dizer algo negativo aos filhos, é importante suavizar esse comentário e enviá-lo como uma mensagem positiva. Além disso, é melhor fazer em forma de elogio.

Esta técnica tem três passos fundamentais que são necessários levar em consideração para que possa ser realizada corretamente.

Fazer um elogio sincero

técnica do sanduíche

Os elogios devem ser sinceros porque as crianças são especialistas em descobrir se uma pessoa está dizendo a verdade ou não.

Antes de dizer de forma negativa para uma criança mudar seu comportamento, é melhor começar a frase com um elogio que seja breve e sincero.

Por exemplo, você pode dizer algo como: “Você sabe como se comportar muito bem, querido”. Assim a criança receberá a mensagem de forma positiva desde o começo.

Pedir que mude de comportamento

Depois de começar com um elogio, é muito importante pedir à criança exatamente o que ela deve mudar. Este é o momento de explicar o que é que se espera dela e como pode melhorar seu comportamento.

Nesta técnica, deve-se fazer o elogio e, depois de uns segundos, dizer um “mas” ou algum conector na frase, para depois, lançar o pedido de mudança de comportamento.

Por exemplo: “Você sabe como se comportar muito bem, querido, por isso não é necessário que você grite, você pode dizer as coisas com mais calma”.

Depois de fazer o pedido, você deverá explicar por que é importante mudar o comportamento.

Por exemplo: “Se você grita, não significa que eu vou te ouvir antes, gritando você fica nervoso e não podemos conversar bem, por isso é necessário que você fale de forma mais tranquila”.

Depois, é importante voltar a repetir qual é o comportamento esperado que ela deve realizar.

Agradecer o bom comportamento

Nunca assuma que as crianças devem se comportar bem porque é uma obrigação. Elas devem saber que nós, os adultos, somos agradecidos diante de um bom comportamento.

Sempre que uma criança é capaz de modificar seu comportamento, deve aprender que não o faz para satisfazer os pais e pronto. Mas, sim, porque é necessário aprender um bom comportamento para melhorar as habilidades.

Ao final do processo, é importante acabar com uma mensagem positiva depois de pedir a mudança de comportamento (pedir, não exigir).

Nesse sentido, é uma boa ideia acabar dizendo algo como: “Muito obrigado por ter falado com mais calma. Assim conseguimos conversar muito melhor”.

Você também pode fazer um desejo futuro. “Quando você se irritar, me diga e buscaremos uma solução juntos”.

técnica do sanduíche

A técnica do sanduíche é adequada para ser utilizada com meninos e meninas de qualquer idade.

É uma técnica positiva que reforça não somente o comportamento positivo da criança, mas também a confiança em si mesma.

A criança se sentirá valorizada, e o que é mais importante: respeitada. As crianças aprenderão a tomar decisões corretas sozinhas, aprenderão a ter a responsabilidade de suas próprias ações.

Com esta técnica, você poderá ajudar seus filhos a entenderem os bons comportamentos.

Além disso, eles aprenderão a decidir como se comportar, graças à sua orientação cheia de amor e carinho.

Ao começar com uma mensagem positiva, você estará condicionando-se de forma positiva e evitará ficar zangada precipitadamente ou dar castigos inadequados e impulsivos.