O que é a Técnica Feynman para aprender?

22 de novembro de 2019
Veremos em que consiste a Técnica Feynman, uma técnica muito eficaz de estudo, aprendizagem e ensino que ajuda os alunos a aprender melhor e mais rapidamente.

De forma resumida, a Técnica Feynman é uma abordagem simples para a aprendizagem autodirigida. Esta é uma técnica de memorização feita em cinco passos. Cada passo faz com que o cérebro vá, pouco a pouco, assimilando as informações que estão sendo memorizadas de uma forma não consciente.

A técnica leva o nome de Richard Feynman, um físico teórico americano que participou, entre outras coisas, do Projeto Manhattan e que tem experiência em fazer exatamente o que se esperaria: ensinar ideias complicadas a si mesmo.

Richard Feynman

Aos 15 anos, Feynman já havia aprendido álgebra avançada, trigonometria, cálculo diferencial e integral, etc. Ele ainda não havia entrado na universidade quando já estava fazendo experimentos matemáticos com um meio derivado, usando a sua própria notação.

Feynman foi um grande físico teórico e recebeu o Prêmio Nobel, em 1965, pela sua teoria da Termodinâmica Quântica. Ele também foi professor de física no Instituto de Tecnologia da Califórnia.

Como professor, tornou-se popular entre os alunos porque era capaz de fazê-los entender as mais complexas teorias físicas com uma linguagem simples e familiar. Os alunos conseguiam entender tudo muito bem. Foi assim que surgiu a Técnica Feynman, uma técnica de estudo que pode ser aplicada para aprender e para ensinar.

a Técnica Feynman para aprender

Há uma diferença entre saber algo e saber o nome de algo, e é aí que a compreensão é crucial. Para entender algo, precisamos ser capazes de explicá-lo de maneira breve e precisa.

De acordo com a Técnica Feynman e a sua abordagem da aprendizagem, se você não consegue explicar algo a uma criança, provavelmente você também não entendeu muito bem. Você só terá total compreensão de algo quando conseguir explicá-lo de uma forma breve e precisa.

Os 5 passos da Técnica Feynman

Escolha o conceito a ser aprendido

Comece esclarecendo e decidindo o conceito exato que deve ser entendido ou ensinado e escreva-o no topo de uma folha de papel em branco. Quanto mais específico você for, mais limpo e eficiente será o restante do processo de aprendizado.

Desenvolva o tema em um papel de acordo com a Técnica Feynman

Com a linguagem mais simples possível, escreva uma explicação da ideia como se estivesse ensinando a alguém que não é capaz de entendê-la. Não há problema em começar com um resumo abrangente e ser cada vez mais específico.

Falar apenas em termos gerais não é o suficiente para demonstrar um completo ‘entendimento’. Este é apenas o ‘ponto de apoio’ a partir do qual o trabalho pode começar, já que demonstra o início desse entendimento.

Procure por novos conhecimentos

Se você não conseguir explicar completamente, volte ao papel e releia. Pesquise e verifique o material de base novamente até que a explicação seja mais ou menos convincente para você.

Você pode usar qualquer tipo de informação que possuir, por exemplo, dados curiosos ou imagens. Use as suas anotações, livros e até mesmo pesquise coisas na internet. Tudo o que te ajudar a melhorar a sua compreensão do assunto e a obter novos conhecimentos é apropriado.

É importante que esse passo seja bem desenvolvido e que o tópico a ser tratado seja bem concluído. O sucesso da Técnica Feynman depende de esse ponto ter sido feito de forma correta e completa.

Documente novos conhecimentos e esclareça-os

Conforme você for adquirindo novos conhecimentos, reflita e documente esses novos conhecimentos, concentrando-se especialmente em como a sua compreensão mudou.

Técnica Feynman

Certamente a criação de imagens, mapas conceituais ou qualquer coisa que sirva para esclarecer o seu próprio pensamento será útil. Em resumo, você estará tentando demonstrar – com exatidão e precisão – um entendimento mais ou menos completo do assunto que está tentando aprender ou ensinar com a Técnica Feynman.

À medida que o seu entendimento for mudando, a sua demonstração desse entendimento também deve mudar. Isso vai aprofundar a sua compreensão do assunto e iluminar o próprio processo de aprendizado (o que pode levar ao aprendizado de novos assuntos).

Reescreva o tema como se fosse ensinar uma criança através da Técnica Feynman

Com esse passo, você saberá se já aprendeu o que queria memorizar. Nesse passo, selecione as informações que você já desenvolveu e escreva-as novamente. Escreva de uma maneira diferente, com a linguagem mais simples possível, que você usa no seu dia a dia.

Por fim, tente dizer tudo em voz alta, exatamente como explicaria a uma criança pequena. Qualquer exemplo que possa ser útil para uma criança entender é apropriado.

Seguindo esses passos simples da Técnica Feynman, você poderá aumentar o seu conhecimento sobre qualquer assunto desde o primeiro dia. Além disso, também poderá explicá-lo a todos de uma maneira clara e simples.

  • Gleick, James. (1993). Genius: The life and science of Richard Feynman. Vintage.