11 técnicas para fortalecer as habilidades comunicativas das crianças

Descubra essas 11 técnicas para fortalecer as habilidades comunicativas das crianças para que elas usem a linguagem corretamente e aprendam a comunicar as suas necessidades em todos os momentos.
11 técnicas para fortalecer as habilidades comunicativas das crianças

Última atualização: 11 Dezembro, 2020

Imagine que uma criança pequena, com poucos anos de vida, esteja sentindo uma forte dor em um dente, por exemplo. Ela tenta avisar o que está acontecendo, mas, uma vez que ainda não desenvolveu a linguagem corretamente, não consegue. Por isso, é importante conhecer algumas técnicas para fortalecer as habilidades comunicativas das crianças.

Se uma criança não superar cada fase do desenvolvimento infantil com possibilidades mínimas de linguagem, ela terá mais dificuldade para se comunicar com os mais velhos e com os seus pares. Por isso, quando tiver um problema, como a dor de que falamos anteriormente, ela terá que adicionar à situação desagradável uma contrariedade a mais: a frustração de não ser capaz de relatar o seu problema adequadamente.

Entretanto, lembre-se de que cada criança tem o seu próprio ritmo. Não devemos pretender que uma criança de um ano, por exemplo, tenha um vocabulário extenso. No entanto, sempre respeitando o desenvolvimento natural de cada criança, é uma boa ideia apoiá-la com técnicas e estratégias que permitam que ela vá administrando a aquisição de competências como a linguagem.

Como fortalecer as habilidades comunicativas das crianças?

Lara Beltrán é fonoaudióloga formada no Red Cenit e há muitos anos se concentra no desenvolvimento adequado de crianças com problemas de linguagem e habilidades comunicativas limitadas.

técnicas para fortalecer as habilidades comunicativas das crianças

Lembre-se de que os estágios do desenvolvimento infantil são essenciais para o desenvolvimento de uma boa capacidade de escuta e um nível mínimo de atenção.

Assim, é necessário ajudar os pequenos com a estimulação da linguagem. Diante de qualquer transtorno do neurodesenvolvimento infantil, essas técnicas de estimulação terão especial importância.

Por isso, seguindo os seus conselhos, consideramos que essas técnicas que vamos mostrar a seguir são eficazes nessa tarefa.

Brinquedos e objetos

Recomenda-se o uso de brinquedos e objetos diversos, alguns deles muito comuns. Por exemplo, uma história, um livro com fotografias ou desenhos… Qualquer um deles será útil para potencializar o desenvolvimento da linguagem.

Reforçar o esforço da criança

Toda vez que o pequeno se esforçar para se fazer compreender, devemos recompensar e reforçar. Em vez de ridicularizar (isso nunca deve ser feito), devemos responder quando a criança fizer essas tentativas de vocalização e mostrar que estamos orgulhosos do seu esforço.

Ser um modelo para fortalecer as habilidades comunicativas da criança

A criança precisa de um modelo de correção linguística e articulação da linguagem. E nós seremos esse modelo. Devemos falar de forma lenta e clara para que ela saiba o que é correto e o que não é.

Promover a necessidade de linguagem

Também devemos estimular o uso da linguagem pelas crianças. Para isso, e sem nos antecipar às suas necessidades, devemos deixar que demandem e peçam o que precisarem.

Leitura

É importante que a criança leia um pouco todos os dias. As histórias com ilustrações, os contos e a tradição oral, por exemplo, ajudam a estimular o aperfeiçoamento linguístico dos pequenos.

Expressividade

Esse é outro detalhe simples que muitas vezes não é levado em consideração e é muito eficaz. Para ajudar as crianças a melhorar as suas habilidades linguísticas e comunicativas, é interessante usar gestos e ser muito expressivo.

Linguagem simples para fortalecer as habilidades comunicativas das crianças

Da mesma forma, é bom nos comunicarmos com as crianças por meio de uma linguagem simples e coloquial, estruturando frases curtas que possam ser bem compreendidas. Com o tom adequado e um discurso de curta duração, conseguimos fazer com que elas prestem atenção e também nos imitem. Por isso, é preciso simplificar o máximo que pudermos.

técnicas para fortalecer as habilidades comunicativas das crianças

Uso de descrições

Enquanto a criança faz algo, como, por exemplo, desenhar ou brincar com um quebra-cabeça, é bom descrevermos com palavras o que ela está fazendo. Podemos até mesmo tirar fotos que usaremos posteriormente para que o pequeno possa identificar as diversas atividades e aprimorar o seu autoconhecimento, o seu nível de compreensão e a sua capacidade de descrever rotinas.

Oportunidade e tempo

Quando a criança sentir a necessidade de responder, por mais dificuldade que tenha, devemos permitir o tempo que ela precisar para que possa falar. É importante que, mesmo que seja difícil, ela se esforce e fale por si mesma.

Uso de sons familiares

Adicione sons familiares e rotineiros, tais como uma porta se abrindo, o latido de um cachorro ou a campainha. Tudo isso vai chamar a sua atenção e ajudá-la a trabalhar a comunicação em um nível básico.

Uso da música para fortalecer as habilidades comunicativas das crianças

Incentive no pequeno o gosto pela música e pelas melodias. Usar canções infantis simples contribui para que adquiram o ritmo conversacional e desenvolvam a fluência comunicativa.

Em suma, essas 11 técnicas para fortalecer as habilidades comunicativas das crianças são apenas uma pequena porção de tudo que você pode usar. O mais importante é que isso seja feito adequadamente, com amor, empatia e paciência. Aos poucos, você verá excelentes resultados.

Pode interessar a você...
7 aplicativos para aprender um segundo idioma
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
7 aplicativos para aprender um segundo idioma

Os aplicativos para aprender um segundo idioma são ferramentas incríveis para transformar e fazer da educação um processo interativo.



  • Sánchez, E., Escudé, N. (2020). Expresión y comunicación (CFGS EDUCACIÓN INFANTIL). Alicante: Editorial Altamar.