Vantagens da ioga pré-natal na gravidez

A ioga pré-natal pode ser uma excelente ferramenta para a saúde física e mental. Descubra seus benefícios abaixo.
Vantagens da ioga pré-natal na gravidez

Última atualização: 16 Setembro, 2021

Se você está grávida e quer fazer boas atividades físicas para você e seu bebê, não deixe de conhecer a ioga pré-natal. Obtenha o máximo nível de conexão com seu corpo e permaneça ativa durante a gravidez. Se você quiser saber tudo o que a ioga pré-natal pode fazer por você e seu bebê, confira abaixo.

A ioga é uma prática que consegue aliar o controle postural e respiratório, aumentando a flexibilidade, a concentração e o controle emocional dos seus praticantes.

Quando falamos em gravidez, também há lugar para a ioga. A chamada ioga pré-natal procura aplicar os princípios da ioga tradicional às mulheres grávidas que necessitam de um espaço de tranquilidade e de uma conexão corporal e emocional com seu bebê.

Na gravidez, ocorrem mudanças muito grandes no corpo. Além disso, às mudanças físicas devemos adicionar o balanço emocional que ocorre devido à explosão de hormônios. A ioga pode proporcionar a solução que você está procurando para tirar o melhor proveito de todas essas mudanças.

Quando uma mulher grávida pode fazer ioga?

A ioga é uma prática altamente recomendada em qualquer época da vida. Atualmente essa disciplina é ministrada para crianças, mães com bebês, adultos e idosos.

Você pode fazer ioga pré-natal desde o primeiro dia de gravidez, embora seja recomendado começar a partir do terceiro mês. Essa recomendação visa garantir a implantação do embrião. Além disso, sabe-se que o estado físico da mãe melhora a partir do segundo trimestre.

A partir de então, você pode frequentar sessões de ioga pré-natal até o final da gravidez, desde que não tenha nenhum tipo de intercorrência e se considere capaz de fazê-lo.

 

É aconselhável fazer exercícios durante a gravidez

Vantagens da ioga pré-natal

  • Promove um espaço para compartilhar com outras futuras mamães. Quando a sessão é realizada em grupos de gestantes, você pode compartilhar com as outras mulheres suas dúvidas e experiências sobre a gravidez. Assim você se sentirá mais compreendida e acompanhada.
  • É um exercício físico e mental. Durante a gravidez você terá que lutar contra momentos de altos níveis de ansiedade e, acima de tudo, muito cansaço. A ioga ajudará a encontrar um momento de calma enquanto se faz exercícios e o corpo todo é ativado.
  • Ajuda no controle respiratório. Durante as posturas de ioga, também chamadas de asanas, você exercerá controle sobre sua própria respiração, o que ajudará a diminuir o seu nível de ansiedade.
  • Favorece o relaxamento muscular. O ganho de peso pode condicionar seus movimentos, fazendo você sentir que fica cada vez mais difícil se mover. A ioga envolve liberação e relaxamento muscular, ativando áreas que são mantidas em tensão excessiva.

Os dois equipamentos mais importantes de que você precisa para fazer ioga são o corpo e a mente.

-Rodney Yee-

  • Ajuda a integrar o peso extra com as posturas de equilíbrio. Conforme pratica ioga, você ajusta suas posturas ao peso do seu bebê, que crescerá mais a cada dia.
  • Promove a gestão emocional. Com a ioga você vai se concentrar no aqui e agora, conseguindo relativizar, administrar e entender seus estados de espírito, sentimentos e emoções. É uma válvula de escape.
  • Obtenha uma conexão profunda com seu bebê. Você concentrará toda a sua atenção em seu próprio corpo, em sua respiração e no que você sente. Você e seu bebê entrarão em uma conexão intensa através do seu corpo.
  • Aumenta a flexibilidade. Você notará essa última vantagem principalmente na hora do parto, já que, como foram previamente exercitados, articulações, tendões e músculos trabalharão a seu favor.

 

Dicas finais sobre a ioga pré-natal

É verdade que existem muitas maneiras de realizar sessões de ioga, você pode praticar sozinha em casa seguindo um tutorial on-line ou lendo um guia. No entanto, recomendamos procurar um monitor de ioga pré-natal especializado. Assim você poderá ter certeza de que está em mãos experientes.

Além disso, a prática ajudará você a se relacionar com mais pessoas que estarão na mesma situação. O compromisso com as aulas permitirá que você mude de cenário e se obrigue a sair de casa para uma atividade física reconfortante. Conhecer outras mulheres grávidas na mesma situação ajudará você a se tornar mais ciente de sua condição e dos cuidados de que precisa.

Se você não sabe se deve ou não fazer sessões de ioga pré-natal, consulte o seu médico sobre o estado da sua gravidez e a possibilidade de entrar nesse mundo. Caso o profissional não coloque nenhum obstáculo, você pode fazer uma aula experimental antes. Sempre há uma primeira vez para tudo. Se você nunca fez ioga, talvez seja porque até agora também nunca tinha estado grávida.

Pode interessar a você...
Seis benefícios da ioga para as mulheres grávidas
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Seis benefícios da ioga para as mulheres grávidas

Com certeza você deve saber que a ioga é uma disciplina holística; ou seja, ela é uma atividade que integra o corpo, a mente e o espírito mediante ...