A teoria da aprendizagem de Bruner
A teoria da aprendizagem de Bruner é uma grande mudança de paradigma em relação à educação tradicional. Essa teoria se aprofunda na necessidade da aprendizagem construtivista, ou seja, por si mesma. A seguir, veremos alguns dos aspectos mais importantes dessa interessante teoria.
Qual é a teoria da aprendizagem de Bruner?
A teoria da aprendizagem de Bruner foi desenvolvida pelo psicólogo e pedagogo americano Jerome Bruner. Ocupando um cargo no Departamento de Psicologia da Universidade de Harvard, ele se opôs ao paradigma behaviorista e, à medida que avançamos, motivou uma aprendizagem baseada em uma estrutura cognitiva e construtivista.
Sua contribuição levou a grandes mudanças na educação na década de 1960 e ainda é considerado um dos guias de ensino mais aceitos no mundo.
Bruner propõe uma teoria da aprendizagem baseada na autodescoberta, ou seja, quando o aluno adquire o conhecimento por si mesmo. Ele observou que a mente não era passiva e que a motivação e as condições sociais e culturais permitem uma compreensão abrangente da realidade.
Claro, esse processo deve ser orientado por um tutor que, segundo essa teoria, funciona como um andaime. Uma vez que ajuda e instrui, ele se retira. Isso é motivado pela própria curiosidade e imaginação do aluno.
Essa teoria parte do fato de que a informação não pode ser fornecida solta, e sim deve ser processada e dotada de sentido por cada indivíduo.
Portanto, é importante que a curiosidade seja o principal guia ao longo desse processo. Assim, Bruner criou um sistema de categorização com o qual é possível classificar de forma mais eficaz as informações recebidas do exterior. O objetivo é facilitar a compreensão da realidade.
Princípios da teoria da aprendizagem de Bruner
Para Bruner, o indivíduo não deve se comportar passivamente ao receber informações de fora. Ao contrário, deve ser o protagonista em todo o processo de aprendizagem, pois assim compreenderá e processará todo o conhecimento com muito mais eficácia.
Com base nisso, a teoria da aprendizagem lida com três representações da realidade, cada uma correspondendo a diferentes momentos evolutivos.
1. Representação icônica
A representação icônica é uma das técnicas recomendadas pela teoria de aprendizagem de Bruner. Utiliza diferentes elementos visuais que não são muito simbólicos, mas são reconhecíveis. Essa técnica é perfeita a partir dos 3 anos, momento em que se atinge um nível superior de desenvolvimento cognitivo.
2. Representação ativa
Nos primeiros meses de vida, a representação enativa é a forma de aprendizagem por excelência. Esse aprendizado é obtido por meio da interação direta com os elementos. Um exemplo disso é, por exemplo, aprender a usar talheres ou a andar de bicicleta.
3. Representação simbólica
A representação simbólica é a aprendizagem obtida por meio da linguagem, das palavras,das imitações, das abstrações e dos conceitos. Nesse caso, o grau de desenvolvimento em nível intelectual deve ser consideravelmente mais alto do que nas duas representações descritas acima.
Benefícios da teoria da aprendizagem
Reforça a autoestima
Um dos grandes benefícios da teoria da aprendizagem é que ela reforça e estimula a segurança e a autoestima das crianças. Com esse tipo de aprendizagem, as limitações que surgem na educação tradicional são superadas.
Fomenta a criatividade
Essa teoria também incentiva a criatividade nas crianças. Os pequenos devem encontrar soluções diferentes para os problemas de forma criativa. Além disso, também potencializa o desenvolvimento de estratégias metacognitivas, com as quais a criança aprende.
Introduz o pensamento crítico
A teoria de aprendizagem de Bruner também incentiva o pensamento crítico e individual. Nesse sentido, os alunos não apenas formulam suas próprias hipóteses com base na curiosidade natural, mas também aprendem a pensar e resolver problemas por conta própria. Eles devem tentar provar suas hipóteses por meio de um sistema mecânico.
A teoria de aprendizagem de Bruner continua a quebrar as barreiras da educação tradicional hoje em dia. A autodescoberta, a curiosidade, a classificação da aprendizagem e as representações de cada etapa evolutiva são uma parte transcendental desse tipo de aprendizagem.
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