Teste de O'Sullivan para detectar diabetes gestacional

O teste de O'Sullivan é um exame complementar que é realizado no segundo trimestre da gravidez. Busca detectar em tempo hábil o risco de diabetes gestacional. Você o conhece?
Teste de O'Sullivan para detectar diabetes gestacional

Última atualização: 23 maio, 2022

O teste de O’Sullivan é um teste especial que é realizado no sexto mês de gravidez para avaliar os níveis de glicose no sangue da mãe e garantir o bem-estar dela e do bebê.

Descubra em que consiste essa avaliação e por que é importante que seja feita.

O que é o teste de O’Sullivan?

O teste de O’Sullivan é um teste analítico de rotina que é realizado durante a gravidez. Busca corroborar o grau de controle da mãe sobre seus níveis de glicose no sangue. Ou seja, saber se a insulina que seu corpo produz é suficiente para cumprir essa função nessa fase.

A partir de seus resultados, o médico pode determinar se a futura mãe está em risco de diabetes gestacional. Essa complicação está associada às alterações metabólicas da gravidez e, se não controlada a tempo, pode levar a sérios problemas para a saúde do casal.

Na diabetes gestacional, o sangue da mãe concentra uma grande quantidade de glicose. Isso atinge o feto diretamente através da placenta e condiciona vários aspectos de seu crescimento e desenvolvimento.

Entre os efeitos negativos que essa patologia gera na gravidez, destacam-se:

  • Polidrâmnio.
  • Morte intrauterina.
  • Macrossomia fetal (bebês com excesso de peso ao nascer).
  • Prematuridade.
  • Hipoglicemia neonatal (baixa de glicose no sangue).
  • Desconforto respiratório agudo no recém-nascido.
  • Obesidade e aumento do risco de diabetes no futuro.

Portanto, a importância do teste de O’Sullivan reside no fato de permitir determinar o risco de diabetes gestacional de forma simples e oportuna.

Deve-se notar que não é um teste de diagnóstico, mas de triagem ou screening. Ou seja, busca alertar o médico e a futura mãe sobre a necessidade de realização de exames mais específicos para confirmar ou descartar tal condição.

A síndrome HELLP é um quadro clínico grave
Durante a gravidez, são realizados vários testes de triagem na gestante, a fim de descobrir alguns dos riscos aos quais ela ou seu bebê podem estar expostos.

Quando é realizado o teste de O’Sullivan?

O teste é indicado para todas as gestantes entre as semanas 24 e 28 de gestação, ou o sexto mês de gestação. Isso porque os especialistas concluíram que esse período é o mais indicado para detectar o mau controle glicêmico.

De qualquer forma, nos casos em que se justifique, o teste pode ser indicado a partir do primeiro trimestre de gestação. Especialmente se a mãe tiver histórico familiar de diabetes, tiver mais de 35 anos, estiver acima do peso ou tiver tido um bebê com peso superior a 4 kg em uma gravidez anterior.

Em que consiste o procedimento?

Para fazer o teste de O’Sullivan você deve ir ao laboratório e ter tempo suficiente, pois ficará lá por pelo menos 1 hora.

Em geral, o jejum não é essencial, pois a quantidade de glicose fornecida às vezes pode causar sintomas adversos com o estômago vazio. O mais adequado é consultar o centro de saúde sobre o protocolo a seguir com esse teste.

Para começar, você receberá uma solução doce (com 50 g de glucose a 25% diluída em 200 ml de água) ou um comprimido de glucose para beber.

Então, você terá que esperar uma hora para que o elemento em questão chegue ao seu sangue. Durante esse período, você não deve ingerir nenhum tipo de comida ou bebida nem fumar. O mais aconselhável é que você permaneça sentada e calma, sem fazer nenhum esforço físico.

Após esse período, será coletada uma amostra de sangue para analisar seus níveis de glicose no sangue ou glicemias.

Como são interpretados os resultados do teste de O’Sullivan?

Como mencionamos, esse teste é triagem ou screening, não é diagnóstico. Isso significa que ele tenta detectar mulheres grávidas com risco de diabetes ou em estágio inicial ou assintomático de diabetes gestacional, para intervir antes que elas desenvolvam complicações.

Dito isso, vamos considerar os dois cenários possíveis:

  • Teste negativo: os níveis de glicose no sangue no momento da ingestão são inferiores a 140 mg/dl. Isso significa que a insulina foi ativada, capturou a glicose do sangue e a introduziu nas células.
  • Teste positivo: os níveis de glicose no sangue no momento da ingestão são iguais ou superiores a 140 mg/dl. Isso significa que a insulina não foi suficiente para cumprir sua função e muitas moléculas de glicose ainda permanecem no sangue.

No caso de obter um resultado positivo no teste de O’Sullivan, o médico solicitará um teste mais específico para confirmar a suspeita. Esse procedimento é o teste oral de tolerância à glicose (TOTG) ou teste de sobrecarga oral de glicose, que é muito semelhante ao anterior, apenas com uma ingestão mais volumosa e várias medições de sangue.

A progesterona é medida no sangue.
O teste de O’Sullivan é uma ferramenta eficaz para detectar mulheres grávidas com risco de diabetes gestacional.

Como é o monitoramento do diabetes gestacional?

Se o TOTG for positivo, o médico confirma o diagnóstico de diabetes gestacional e indica o tratamento adequado para prevenir complicações dessa doença.

O habitual é que comece com uma dieta especial, com exercícios regulares e um controle diário da glicemia antes e depois das refeições.

Se com todas essas medidas o diabetes não for controlado ou os níveis iniciais de glicose no sangue estiverem muito altos, é provável que o especialista indique um tratamento com insulina.

A importância dos exames de triagem na gravidez

Depois de ler este artigo, você será capaz de entender por que o Teste O’Sullivan é um teste conveniente e necessário. Aliás, é o mais utilizado para identificar o risco de diabetes gestacional, pois é bastante prático, eficaz e de baixo custo.

Em alguns países, esse exame não faz parte do protocolo de exames de sangue para o segundo trimestre. No entanto, dependendo dos fatores de risco maternos, seu médico ainda pode prescrevê-lo.

Pode interessar a você...
O exame de glicemia durante a gravidez
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
O exame de glicemia durante a gravidez

O exame de glicemia durante a gravidez é um exame de rotina que as mulheres grávidas devem fazer quando estão entre as semanas 24 e 28 de gestação....