Tipos de camas para crianças: conheça 6

· 29 de abril de 2019
Caso você esteja redecorando o quarto da criança ou se simplesmente estiver procurando uma cama para comprar, este artigo é ideal para você. Você conhece a grande variedade de alternativas que existem em termos de camas para crianças?

Atualmente, as opções que são apresentadas ao decorar um espaço na casa são muitas. Os quartos das crianças não são a exceção quando se trata de camas, um elemento fundamental para o descanso delas. Quais são os melhores tipos de camas para crianças?

Haverá muitos aspectos que devemos levar em conta ao escolher uma cama para uma criança. Primeiro, logicamente, o espaço disponível determinará amplamente nossas possibilidades. Além disso, as preferências da criança irão influenciar, bem como o fato de ela compartilhar o quarto com um de seus irmãos.

Os tipos mais recomendados de camas para crianças

1. Camas individuais

Nesse tipo de camas, podemos encontrar várias subcategorias. A primeira é a cama de solteiro à qual estamos acostumados. Isto é, com um colchão, encosto e estrado. Embaixo dela, há um espaço vazio que você pode usar para armazenar coisas.

Outra opção são as bicamas. São modelos que mantêm a altura e as características da cama que comentamos antes, mas que por sua vez acrescentam outra cama debaixo do outro colchão.

Essa segunda cama abre com um sistema de dobragem e geralmente inclui um colchão um pouco mais fino do que o da cama superior. Em alguns casos, pode haver gavetas em vez de uma cama.

Por outro lado, há as camas compactas, que seriam como uma ‘evolução’ das camas. As camas compactas também têm uma estrutura para uma outra cama em sua parte inferior, além de incluírem gavetas abaixo ou acima delas. Seu colchão é o mesmo que o da cama principal.

A altura é a principal diferença entre esses tipos de camas. Enquanto uma cama normal possui a altura tradicional de 50 a 55 centímetros, as compactas são mais altas.

2. Beliches

Assim como camas de solteiro, podemos encontrar vários tipos de camas para crianças nessa categoria. O beliche clássico é aquela estrutura que une duas camas, uma em cima da outra. 

Geralmente, elas são separados por uma distância próxima a 80-90 centímetros. Embora sejam muito práticas para economizar espaço, as mães costumam reclamar porque a cama de cima é mais difícil de arrumar.

Além disso, os beliches apresentam a desvantagem de serem um pouco perigosos para as crianças que se movimentam muito quando dormem. Uma queda dessa altura pode trazer grandes riscos.

Beliche para crianças

Por sua vez, os beliches têm outras variáveis. Um deles é o beliche do tipo trem. Isto é, aqueles em que a cama superior não está completamente alinhada com a da base. Dessa maneira, um espaço de armazenamento é criado em uma das extremidades.

A maioria deles tem um guarda-roupa embutido nesse espaço. No entanto, outros mais inovadores também incorporam escadas para o pequeno que dorme no andar de cima.

Finalmente, a cama em forma de ‘L’ tem as mesmas características do beliche do tipo trem, mas com a diferença de que as camas estão posicionadas transversalmente.

3. Camas divertidas

Quando se é criança, cada elemento da vida cotidiana pode ser um instrumento de diversão. Com as camas, isso também acontece. Se seu filho gosta de carros, você pode comprar ou construir uma cama com esse formato. Para as crianças fanáticas por animais, também é possível encontrar designs muito divertidos.

E não é só isso: os beliches podem ser encontrados na forma de um ônibus, de uma carruagem, de um caminhão de bombeiros, de uma tenda e até de um castelo. Alguns têm até tobogãs!

4. Camas gêmeas

É uma excelente alternativa se você tiver filhos gêmeos ou se eles tiverem idades próximas.

Consistem em duas camas do mesmo tamanho, com o mesmo formato e localizadas uma ao lado da outra. Apenas variando a cor da estrutura ou da roupa de cama, você terá uma ótima combinação visual, que também destacará a parceria entre seus pequenos.

“As camas compactas também têm uma estrutura para uma outra cama em sua parte inferior, além de incluírem gavetas.”

5. Cama dobrável

Você tem um quarto pequeno? Use uma cama dobrável! A percepção geral delas é que são uma opção pouco atraente, típica dos quartos de solteiro onde não cabe nem um alfinete a mais.

Bem, você deve saber que isso já mudou. Hoje em dia, é possível encontrar modelos muito chamativos, que seus filhos vão adorar. Não hesite em dar uma olhada, pelo menos para avaliar a possibilidade.

crianças na cama

6. Camas Montessori

Essas camas estão geralmente incluídas na decoração Montessori dos quartos de crianças. Sua ideia é levar o colchão a um nível quase igual ao chão para que as crianças possam acessá-lo mais facilmente. 

A vantagem desse design é que incentiva a autonomia dos pequenos. Além disso, são camas seguras e confortáveis ​​e com designs muito bonitos e chamativos.

Feitas de madeira ou outro material?

Por fim, não devemos ignorar esse aspecto quando o assunto é cama. Enquanto a maioria delas é feita de madeira, há também algumas de ferro, que são mais resistentes e pesadas. Seu brilho dá uma elegância muito agradável aos quartos das crianças.

Como já dissemos, os tipos de camas para crianças são muitos e todos buscam se adaptar às diferentes necessidades. Então, qual é o seu modelo favorito?