Posso tomar tília durante a gravidez?

Existem algumas infusões que devem ser evitadas durante a gravidez para cuidar da saúde do feto. Descubra se a tília é uma delas.
Posso tomar tília durante a gravidez?

Última atualização: 23 fevereiro, 2022

A gravidez acarreta uma série de mudanças, tanto no corpo da mulher quanto nas orientações alimentares. É necessário fazer certas restrições para não comprometer o desenvolvimento do feto ou condicionar sua saúde no futuro. Por esta razão, vamos dizer-lhe se é possível consumir tília durante a gravidez.

Antes de começar, é necessário ressaltar que todas as bebidas que contenham cafeína devem ser limitadas durante os três trimestres, pois esse alcaloide pode causar alterações no bebê ou até um aborto espontâneo. Portanto, é importante ter cuidado com refrigerantes, café e, principalmente, chá.

Tília na gravidez

Mulher tomando uma infusão de tília durante a gravidez.

A flor de tília é consumida, fundamentalmente, para induzir o relaxamento ou aliviar algum desconforto. No entanto, não há evidências suficientes para garantir sua segurança durante a gravidez. Por esse motivo, é melhor evitar sua inclusão na dieta da gestante.

É possível que alguns dos componentes bioativos que estão concentrados no interior atravessem a placenta e causem algum dano ao corpo do feto.

Portanto, se você está procurando uma substância para aliviar a tosse ou amenizar a dor de garganta, a dor de cabeça ou qualquer outro desconforto, a medida mais sensata é consultar um especialista antes de optar por tomar infusões. Pelo menos enquanto durar a gravidez.

Muitas das ervas usadas em bebidas populares interagem com certas drogas ou produzem efeitos colaterais em altas doses.

Algumas mulheres usam tília com frequência por causa de seus benefícios na hora de dormir. Essa erva melhora a qualidade do descanso, pois possui propriedades ansiolíticas e soníferas.

Em seu lugar, durante a gravidez, é aconselhável respeitar os ritmos circadianos hormonais e ir para a cama cedo, evitar a exposição à luz azul à noite ou fazer alguma prática de relaxamento. Dessa forma, os partos prematuros também são evitados, conforme confirmado por pesquisa publicada na Frontiers in Endocrinology.

Deve-se notar que o consumo de tília pode causar uma leve diluição do sangue, o que é especialmente perigoso para mulheres grávidas no terceiro trimestre. Os riscos associados são sangramento excessivo pós-parto e anemia.

Infusões que podem ser incluídas na dieta durante a gravidez

Embora seja melhor restringir o consumo de tília durante a gravidez, é verdade que as infusões aumentam a sensação de bem-estar. Por esse motivo, você pode optar por algumas alternativas, como valeriana ou camomila. Esta última se destaca por suas propriedades carminativas, que ajudam a melhorar a digestão e reduzir os gases intestinais.

No entanto, para garantir que o processo de digestão seja realmente ideal, é essencial garantir a saúde da microbiota. E para isso, o ideal é comer com frequência alimentos fermentados, de acordo com um estudo publicado na revista Current Opinion in Biotechnology.

De qualquer forma, para manter uma boa saúde ao longo da gravidez, bem como uma funcionalidade adequada, é aconselhável promover bons hábitos de vida. Por exemplo, otimizar a dieta, evitar o sedentarismo, reduzir a exposição à luz solar e garantir um descanso noturno adequado.

Mulher grávida dormindo de lado.

Não consuma tília durante a gravidez!

Como você viu, o consumo de tília durante a gravidez não é recomendado, pois não há estudos suficientes para avaliar a segurança dessa infusão. Dessa forma, sua ingestão poderia gerar uma série de alterações negativas no desenvolvimento do feto que vale a pena evitar.

É sempre aconselhável ter precaução e evitar a sua inclusão na dieta, principalmente quando existem outras alternativas para promover o relaxamento que podem ser colocadas em prática.

Por fim, se você tiver dúvidas sobre a possibilidade de incluir determinado produto, suplemento ou infusão na sua alimentação, o ideal é consultar um profissional em nutrição. Ele poderá aconselhar você da melhor forma, ajudando a fazer inclusões que se adeque às suas necessidades.

Pode interessar a você...
Quais são os melhores chás para a gravidez?
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Quais são os melhores chás para a gravidez?

Tomar chá, é muito bom e reconfortante, mas devemos conhecer quais são os melhores chás para a gravidez para não prejudicar a gestação.



  • Marco, M. L., Heeney, D., Binda, S., Cifelli, C. J., Cotter, P. D., Foligné, B., Gänzle, M., Kort, R., Pasin, G., Pihlanto, A., Smid, E. J., & Hutkins, R. (2017). Health benefits of fermented foods: microbiota and beyond. Current opinion in biotechnology, 44, 94–102. Disponible en: https://doi.org/10.1016/j.copbio.2016.11.010
  • McCarthy, R., Jungheim, E. S., Fay, J. C., Bates, K., Herzog, E. D., & England, S. K. (2019). Riding the Rhythm of Melatonin Through Pregnancy to Deliver on Time. Frontiers in endocrinology, 10, 616. Disponible en: https://doi.org/10.3389/fendo.2019.00616