Tratamentos para engravidar

Chegou o momento em que você deseja viver a melhor fase da vida de uma mulher: a maternidade. Mas você não sabe o que fazer para apressar a concepção do seu primogênito? A seguir daremos uma série de conselhos para ajudar você nesse processo.
Tratamentos para engravidar

Última atualização: 05 agosto, 2018

O primeiro fator que você precisa analisar é se você é uma mulher que tem problemas comprovados de infertilidade ou se é somente mais uma vítima do desespero de se tornar mamãe. Se seu caso se encaixar na segunda opção, preste atenção ao que vamos dizer.

Seu pior inimigo é o estresse. Não importa se você está seguindo uma dieta recomendada pelas amigas, praticando dezenas de posições sexuais que facilitam a concepção ou se submetendo a tratamentos farmacológicos.

Se o objetivo de engravidar está tirando sua tranquilidade e modificando seus hábitos alimentares e de sono, você está cometendo um grave erro.

Saiba que se você não estiver no seu melhor estado físico e emocional no momento de conceber um bebê, é provável que durante a gravidez você sofra mais que o normal. Além disso, talvez seja necessário se submeter a um repouso rigoroso.

Antes de tentar engravidar, você deve estar pronta física e emocionalmente

Prepare-se e siga as recomendações

tratamentos para engravidar

Como temos certeza absoluta de que você deseja o melhor para você e para seu futuro filho, também queremos ajudar nessa fase anterior à gravidez. Assim, anote as recomendações que daremos a seguir.

  • É primordial estar nas melhores condições em todos os aspectos da sua vida. Isso inclui bem-estar físico, emocional, pessoal, familiar e profissional.
  • Quando você estiver convencida de que as circunstâncias estão ideais para dar esse passo, marque uma consulta com seu ginecologista ou com um obstetra para que o médico peça exames e possa dizer se sua saúde está ideal para engravidar.
  • Se você costuma tomar pílula anticoncepcional ou usar algum outro método contraceptivo, o médico vai recomendar a suspensão do uso. No caso de métodos hormonais, a recomendação é esperar algumas semanas até o organismo desintoxicar. Assim, você vai poder começar a tentar engravidar. Durante esse tempo, o ideal é que você e seu companheiro utilizem métodos contraceptivos de barreira.
  • Se você não engravidar depois de tentar durante um ano, não hesite em buscar ajuda especializada para descartar a hipótese de uma complicação maior que esteja funcionando como impedimento à concepção. De acordo com a situação, o médico vai recomendar algumas opções.
  • Uma mulher pode ficar de um trimestre a quatro anos tentando engravidar, dependendo das condições de fertilidade.

Alguns tratamentos

tratamentos para engravidar

Existem diversos tratamentos para engravidar. A seguir vamos explicar como alguns métodos funcionam para você decidir qual é o mais adequado à sua vida:

  • Métodos hormonais. Os transtornos hormonais podem interferir no momento da concepção. Por esse motivo, caso o médico identifique alguma irregularidade, ele pode indicar o uso do hormônio folículo-estimulante (FSH), a gonadotrofina menopáusica humana (HMG) e a gonadotrofina coriônica humana (HCG).
  • Estimulação do ovário com clomifeno. Consiste em tomar uma série de cinco pílulas durante o período menstrual. O objetivo desse método é aumentar a produção de óvulos. Se você tem menstruação irregular, o médico vai recomendar medir a temperatura basal para determinar o momento da ovulação. O melhor momento para ter relações sexuais e tentar engravidar será quando você souber o período em que vai estar produzindo óvulos maduros.

O clomifeno é recomendável antes de tentar uma inseminação artificial

  • Inseminação artificial. Esse método de reprodução assistida é recomendada quando os problemas de fertilidade atingem tanto o homem quanto a mulher. Ele consiste em separar uma amostra dos melhores espermatozoides e introduzi-los com um cateter no interior do útero quando a mulher estiver ovulando. O objetivo, portanto, é facilitar o encontro entre um espermatozoide e um óvulo maduro. Assim, é possível potencializar as chances de fecundação.
  • Fecundação in vitro. Consiste em realizar a fecundação do óvulo fora do corpo da mulher. O médico especialista vai escolher um espermatozoide e um óvulo. Em seguida, vai realizar a fecundação para criar embriões fora do corpo e introduzir no útero. Se o útero não rejeitar o embrião, a gravidez vai ocorrer. Mas, em alguns casos, é preciso repetir o procedimento.

Independentemente dos tratamentos que o médico indicar, você precisa estar consciente de que a gravidez pode acontecer rapidamente ou, pelo contrário, demorar muito tempo para chegar. Não fique deprimida se as primeiras tentativas forem infrutíferas, pois trazer um bebê ao mundo vale qualquer esforço.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.