30 nomes de origem celta para meninas
Apresentamos 30 dos nomes mais bonitos de origem celta para meninas. Até hoje, o significado de cada um deles e sua história original permanecem inspiradores para qualquer futura mãe.
Além disso, por meio deles é possível transmitir à menina o legado de um dos povos mais memoráveis, com uma das culturas mais profundas da humanidade.
Você quer saber quais segredos estão escondidos por trás desses nomes? Portanto, continue lendo para descobri-los.
Os nomes celtas
Segundo historiadores, as mulheres ocupavam cargos importantes na sociedade celta, muito mais do que na Grécia ou em Roma. Na verdade, vários escritores romanos fazem menção expressa de suas habilidades como guerreiras e sua preparação formidável para a luta.
Assim, a existência de importantes lideranças femininas (como a Rainha Boudica da tribo Iceni) mostra que era possível que mulheres ocupassem cargos elevados.
Se você está pensando em um nome com muita presença para sua filha, veio ao lugar certo, pois vai encontrar uma lista com as opções celtas mais populares para meninas. Tomara que sirvam de inspiração!
Nomes de origem celta: de A a L
- Alanna: um nome com muito simbolismo e que significa ‘linda, brilhante’.
- Alina: alguns autores classificam essa opção como de origem celta e significa ‘atraente, engraçada’.
- Ahslinn: amplamente utilizado na Irlanda, onde significa ‘sonho’ ou ‘visão’. Na verdade, aisling é um gênero da poesia irlandesa que se tornou muito popular no final do século XVII e durante o século XVIII.
- Brenda: também é uma escolha muito comum na Irlanda, pois simboliza força, triunfo e poder. Além disso, é a variante feminina de Brand, que significa ‘espada, brilho de luta’.
- Bricia: forma feminina de Bricio, que significa ‘forte’.
- Brigid: deusa da mitologia irlandesa, que representa a força e a paixão do fogo e da poesia.
- Caeli: derivado de Kayley, que significa ‘estreita, fina’.
- Eileen: um dos nomes mais bonitos da lista. Significa ‘bonita como o sol’ e, além disso, possui variantes como Eilena, Eilene, Eileene ou Ayleen.
- Evelyn: variante de Eva, que em gaélico significa ‘agradável ou grata’.
- Fiona: significa ‘aquela com cabelo bonito’.
- Gwendolyn: vem da Rainha Gwendolyn, conforme detalhado em um artigo escrito por Katherine Olson. Essa rainha foi uma das primeiras guerreiras fictícias da história antiga da Grã-Bretanha, imortalizada por Geoffrey de Monmouth na Idade Média (o mesmo que popularizou os contos do Rei Arthur). Assim, pensa-se que se refere ‘àquela de cílios brancos’, mas também há quem pense que vem de ‘anel sagrado’.
- Hazel: ‘avelã’ em celta. Além disso, deriva da palavra do inglês antigo haesel.
- Iria: significa ‘terra fértil’. Além disso, é o nome de uma antiga cidade galega, Iria Flavia, situada na Corunha (Galícia).
- Kiara: ‘aquela de cabelo preto’.
- Lenora: variante de Leonor e significa ‘que cresce’.
Você pode gostar: 30 nomes diferentes e bonitos para meninas
Nomes de origem celta: de M a Z
- Maeve: é a adaptação em inglês do nome gaélico Medb, que significa ‘aquela que alegra’. Vem da Rainha de Connacht na mitologia irlandesa, que era considerada uma divindade.
- Meredith: significa ‘guardiã do mar’. No entanto, alguns autores também sugerem que pode vir da palavra galesa meredudd, que significa ‘a grande senhora’.
- Morgana: nome gaélico para ‘aquela que vem da praia’ ou ‘a rainha nascida do mar’.
- Nealie: significa ‘aquela que governa’.
- Nia: ‘resplendor, brilho’. Na verdade, nas crenças mitológicas, Nia era uma ‘mulher das fadas’.
- Oona: em linha com a opção anterior, esse belo nome carrega o significado de ‘rainha das fadas’.
- Orla: significa ‘princesa dourada’.
- Rhiannon: era uma heroína galesa cujo nome significa ‘a grande rainha’.
- Shayla: forma moderna criada no século XX e muito popular nos Estados Unidos. Nesse sentido, vem da variante gaélica de Cecília e significa ‘do palácio encantado’.
- Shirley: ‘brilhante’.
- Suria: é o nome da deusa que faz a água fluir na mitologia celta. Além disso, uma variante de sua escrita é Syria.
- Treva: feminino de Trevor, que significa ‘grande estabelecimento’.
- Tristana: forma feminina de Tristão, que vem do nome celta Drystan. Acredita-se que seja derivado da palavra drest, que significa ‘alvoroço’ ou ‘tumulto’.
- Ula: alguns autores consideram que significa ‘joia do mar’, em referência à riqueza do Mar Vermelho. Porém, há quem acredite que seja uma variante de Úrsula, que significa ‘forte como um urso’.
- Yilda: significa ‘aquela que serve a Deus’.
A cultura celta bate à sua porta com esses 30 nomes
Com mulheres guerreiras e amantes da natureza, o povo gaulês se tornou uma inspiração para a sociedade. Além do mais, o amor e o respeito por suas crenças são capazes de criar um vínculo especial.
Inspire-se com esses 30 nomes de origem celta para meninas e abra a porta para a guerreira e a guardiã do seu coração.
Não fique triste se ainda não encontrou a opção ideal, pois existem muitas outras histórias antigas que podem ajudar nessa grande busca, especialmente você se for uma amante da cultura.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Couto, S. P. (s.f.). A História Secreta de Roma. Universo dos Livros Editora. https://books.google.es/books?id=EDgWDgAAQBAJ&dq=Drusila+celta&lr=&hl=es&source=gbs_navlinks_s
- Laguna, M. V. (2010). Breve Historia de los Celtas: La apasionante historia de un pueblo legendario y sus más grandes héroes Viriato, Vencigetórix y Boudicca. Ediciones Nowtilus. https://books.google.es/books?id=WalvEAAAQBAJ&dq=Aine+reina+de+las+hadas+celta&lr=&hl=es&source=gbs_navlinks_s
- Núñez, P. (2017). Civilización celta, El papel de la mujer, Mujeres celtas: druidesas y reinas guerreras. Clío: Revista de historia, 192, 72–79. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6150879
- Olson, Katherine. (2008). Gwendolyn and Estrildis: Invading Queen in British Historiography. Medieval Feminist Forum. Consultado el 21 de marzo de 2023. https://scholarworks.wmich.edu/mff/vol44/iss1/4/