Truques para ensinar divisão para as crianças

· 15 de outubro de 2018
A matemática não é o assunto favorito de muitas crianças e quando chega a hora de aprender divisão, elas podem se sentir perdidas e frustradas. Como ajudá-las?

Para as crianças, é vital aprender divisão. Em essência, isso será muito prático, tanto durante a a vida escolar quanto nos anos futuros.

No entanto, percebemos que ensinar esse tópico para elas pode ser complicado se os pais não tiverem a paciência necessária ou se a criança não demonstrar interesse.

Portanto, mostraremos alguns truques para ensinar divisão para as crianças.

Muitas vezes não sabemos o que fazer para que elas aprendam e acabamos um pouco estressados.

Se esse é seu caso, você não precisa mais se preocupar tanto. Neste artigo, apresentaremos uma variedade de dicas que te ajudarão a ensinar divisão para as crianças.

Truques para ensinar divisão para as crianças

1.- Ensinar com exemplos

Para as crianças, é realmente fácil aprender ou entender algo se você usar um método concreto que elas conheçam bem.

Por exemplo, com objetos e comida é realmente simples fazê-las refletir. Por isso, esse método é geralmente eficaz para ensinar divisão para os  pequenos.

A divisão consiste, precisamente, no que seu nome significa: dividir as coisas em partes iguais.

Por essa razão, usar objetos da vida cotidiana, como doces, funciona bem para explicar às crianças quanto e como devem dividir.

Se você quiser ensinar o básico de uma maneira simples, pode usar uma abordagem como esta: “Se tivermos 6 talheres para 3 pessoas, quantos teremos para cada uma delas?”.

Para que a criança possa aprender corretamente a divisão, deve ter o domínio de as outras ferramentas matemáticas.

Isto inclui adição e a multiplicação; especialmente a última, já que é a base da divisão.

Ensinar divisão para as crianças

2.- Ensinar com brincadeiras

Este método pode funcionar como uma grande motivação para as crianças, uma vez que é complementado com os exemplos físicos da divisão já mencionados anteriormente.

Entre as brincadeiras disponíveis, uma boa ideia é usar fichas. Explique quantas são e quantas devem repartir para alcançar a divisão correta.

Embora a divisão possa ser uma das operações mais difíceis, isso não nos impede de procurar o lado divertido nela.

Se você analisar, o termo “dividir” também está relacionado à palavra “distribuir”. Manter isso em mente nos dá respostas claras sobre o que podemos usar para impulsionar o aprendizado dos pequenos.

Não é segredo que, diariamente, “distribuímos” diferentes objetos concretos da casa de maneira organizada. Isso é uma boa oportunidade para ensinar divisão à criança.

“A divisão consiste, precisamente, no que seu nome significa: dividir as coisas em partes iguais”

Outras recomendações

Em primeiro lugar, se você é pai, deve saber a necessidade que seu filho tem de aprender a dividir.

Não é aconselhável que ele se sinta pressionado, mesmo que todas as outras crianças da sua turma já saibam dividir e ele ainda não souber como fazer isso.

Em segundo lugar, é muito importante ter paciência. Isso significa que não devemos ter pressa, já que nem todas as crianças avançam no mesmo ritmo.

Com isso, não queremos dizer que uma criança é mais inteligente do que outra, mas sim que cada uma acaba aprendendo de sua própria forma.

Ao mesmo tempo, todos nós sabemos que “a prática leva à perfeição”.

A prática é um processo que permite ao nosso cérebro proteger as informações que estudamos constantemente, como se fosse um exercício físico que, portanto, pode ser treinado e fortalecido.

Ensinar divisão para as crianças

Os pais também devem colaborar com o ensino

Por outro lado, existe um grande número de crianças que têm algumas dificuldades para aprender matemática e seus derivados.

Isso ocorre porque elas têm problemas relacionados à contagem ou à memória. Ainda assim, os pais podem encontrar diferentes técnicas que ajudem a atenuar as dificuldades.

Nesse sentido, os pais têm uma grande parte da responsabilidade quando se trata de ensinar divisão para as crianças. Nem tudo depende dos professores.

Você pode ser alguém que trabalha muito e não tem o tempo necessário ou pode não saber como melhorar alguns aspectos da sua personalidade que impedem que você tenha a paciência necessária para isso.

Mas não desanime: lute para aprender e ajudar seu filho. Ambos irão melhorar e isso também servirá para fortalecer seu vínculo.

Lembre-se de fazer com que seu filho entenda como é importante aprender a dividir e mostre isso a ele em forma de brincadeira. Certamente, isso o deixará mais interessado em aprender.