Tudo o que você precisa saber sobre a Bexsero

Tudo o que você precisa saber sobre a Bexsero

Última atualização: 14 novembro, 2017

Se finalmente você conseguiu a famosa vacina, você é uma pessoa sortuda. Neste artigo contaremos tudo o que você deve saber sobre a Bexsero, a vacina contra a bactéria meningococo b.

Tudo o que você deve saber sobre a Bexsero

Em que consiste a vacina Bexsero?

Trata-se de uma imunização contra a bactéria meningococo b, que pode causar infecções das meninges ou uma infecção generalizada, conhecida com o nome de sepse.

A vacina protege contra três das quatro variantes do meningococo, com uma eficácia de mais de 90%, consequentemente lhe é atribuída uma proteção geral de aproximadamente 70%.

Os pediatras são os maiores defensores da vacina, pois afirmam que apesar de ser incomum contrair essa doença, é possível evitar as complicações da meningite B.

meningococo b

O que é o meningococo B?

O meningococo é uma bactéria que causa infecções pouco frequentes, mas muito graves, como a meningite e a sepse.  Essas doenças podem deixar sequelas significativas e inclusive levar à morte em aproximadamente 1 a cada 10 casos.

Embora esse germe possa infectar pessoas de qualquer idade, os casos são mais frequentes em crianças pequenas e adolescentes, que são os mais vulneráveis.

A infecção por meningococo B pode ser tratada com antibióticos, mas às vezes seu progresso é tão rápido que o tratamento não é eficaz, por isso a melhor prevenção é a vacinação.

A meningite B

A meningite é uma infecção bacteriana grave das membranas que estão ao redor do cérebro e da medula espinhal.

Ela pode causar graves danos cerebrais e é mortal em 50% dos casos não tratados.

 “A morte só tem importância na medida em que nos faz refletir sobre o valor da vida”

-Michel de Montaigne-

A bactéria é transmitida de pessoa para pessoa através de gotículas das secreções respiratórias ou da garganta. A propagação da doença é facilitada pelo contato próximo e prolongado com uma pessoa infectada.

O período de incubação médio é de 4 dias, mas pode oscilar entre 2 e 10 dias.  Mesmo quando diagnosticada precocemente e a pessoa recebe o tratamento adequado, 10% dos pacientes falece, geralmente nas primeiras 24 a 48 horas após o aparecimento dos sintomas.

Além da meningite, a bactéria pode causar danos cerebrais, surdez ou deficiência de aprendizado em 20% dos sobreviventes. 

Os sintomas mais frequentes da meningite são os seguintes:

  • Rigidez na nuca
  • Febre elevada
  • Fotossensibilidade
  • Confusão
  • Cefaleia
  • Vômitos
meningococo b

A sepse

A sepse é uma doença muito grave que ocorre quando o corpo tem uma surpreendente resposta imunitária a uma infecção bacteriana.

As substâncias químicas liberadas no sangue para combater a infecção desencadeiam uma inflamação generalizada, o que leva à formação de coágulos de sangue e o vazamento de vasos sanguíneos. Isso causa um pobre fluxo sanguíneo, o que priva os órgãos de nutrientes e oxigênio.

Nos casos mais graves, um ou mais órgãos podem falhar. No pior dos casos, a pressão arterial diminui e o coração enfraquece.

Os pacientes com sepse são tratados em unidades de cuidados intensivos do hospital.

Os médicos tentar tratar a infecção, manter os órgãos vitais e evitar uma queda na pressão arterial. Em muitos casos é necessária uma cirurgia para eliminar a infecção.

Efeitos secundários da vacina da meningite B ou Bexsero

As reações associadas à vacinação são leves:

  • Febre
  • Irritabilidade
  • Dor e vermelhidão no lugar da injeção

É conveniente espaçar essa vacina das vacinas comuns incluídas no calendário infantil com pelo menos 3 semanas de distância entre as vacinas e em caso de apresentar febre, que costuma ser de curta duração, administrar paracetamol e, na região da vacina, aplicar gelo nas primeiras 24 horas.

Assim não hesite em vacinar seu pequeno.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.