As vantagens da impressão 3D na educação

As vantagens da impressão 3D na educação

Última atualização: 06 Maio, 2021

Um dos recursos mais usados na sala de aula atualmente são as impressoras 3D. Embora esse tipo de impressão ainda não seja difundida em escolas e colégios, as possibilidades e vantagens desses novos recursos educacionais estão sendo cada vez mais valorizadas de forma positiva.

Em breve, a maioria dos centros educacionais terá impressoras 3D disponíveis para criar projetos interessantes por meio do trabalho cooperativo.

Para entender o que é uma impressora 3D, temos que pensar em uma impressora tradicional, seja a laser ou tinta. Porém, em vez de pintar no papel, as impressoras 3D permitem criar modelos tridimensionais. Essas impressoras trabalham com materiais especiais, geralmente plásticos que são moldados em altas temperaturas e permanecem sólidos quando resfriados.

No mercado podemos encontrar cada vez mais impressoras 3D e também mais materiais diferentes. Embora ainda seja difícil para nós pensar que podemos criar objetos tridimensionais com uma impressora, está claro que esse é o futuro da educação. 

Uso da impressora 3D na sala de aula.

Benefícios da impressão 3D

O pessimista vê dificuldade em todas as oportunidades. O otimista vê oportunidade em cada dificuldade.

-Winston Churchill-

Uma impressora 3D incentiva a criatividade dos alunos. Embora o foco não seja a pintura ou a escultura, também permite o desenvolvimento de habilidades artísticas. As crianças têm que criar objetos usando toda a sua criatividade. Ademais, para isso, os alunos precisam desenvolver suas habilidades no uso da tecnologia. Dentro de alguns anos, a impressão 3D certamente estará presente em todas as salas de aula.

Com as impressoras 3D, os alunos também aprendem a fazer trabalhos colaborativos em sala de aula. Cada aluno terá que desenhar uma ‘peça-chave’ que será uma das fases do trabalho. Em seguida, eles terão que imprimi-lo primeiro como um teste. Em seguida, quando comprovado que é a peça desejada, eles deverão tentar construir algo com ela e com as peças que os colegas criaram.

As impressoras 3D ajudam a fazer as crianças refletirem sobre problemas que precisam ser resolvidos. Isso cria obstáculos na hora de criar o objeto de que precisam. Essa habilidade será importante para os alunos no futuro, e as crianças poderão ver o resultado real de seus projetos.

Os alunos irão gostar da experiência de aprendizagem. Criar objetos com impressoras 3D pode se tornar uma tarefa divertida da qual todos vão querer participar. Os pequenos podem criar objetos interessantes, como monumentos ou edifícios, que ajudam a explicar os tópicos abordados em sala de aula.

Pode ser muito útil para assuntos como tecnologia, matemática, história ou natureza no geral. Em geografia, pode ser interessante criar mapas topográficos, por exemplo.

A impressão 3D também permite que várias áreas colaborem para criar um projeto comum. Um projeto pode ser feito entre alguns dos vários cursos e até mesmo entre diferentes estágios educacionais.

Uma impressora 3D.

Possibilidades de impressoras 3D na sala de aula

Embora as impressoras 3D ainda não estejam disponíveis na maioria das escolas, aos poucos elas chegarão às salas de aula. Embora no ensino fundamental algumas escolas já tenham incorporado a robótica em suas atividades extracurriculares, o ideal é que os alunos possam aproveitar essas habilidades mais no ensino médio.

Atualmente, já é possível encontrar impressoras 3D acessíveis para muitos centros educacionais. O problema geralmente é o desconhecimento por parte da comunidade educacional. Também há o problema da disponibilidade limitada de professores com formação adequada para que seja possível adotar essa nova tecnologia.

O ideal seria que essas novas tecnologias fossem incluídas no currículo regular, e não como aulas extracurriculares. A impressão 3D teria que ser incluída na disciplina de informática de forma obrigatória. Dessa forma, o básico pode ser ensinado a todos os alunos. Depois de adquirir essas noções, é possível começar a pensar em diferentes projetos. Idealmente, para que o trabalho seja colaborativo, esses projetos devem ser criados em conjunto por várias áreas do conhecimento.

A impressão 3D juntamente com o trabalho colaborativo são dois dos desafios da educação no futuro. Em poucos meses, é um conhecimento que pode ser desenvolvido na maioria dos centros educacionais e, assim, será possível comprovar seus benefícios e suas vantagens.

Pode interessar a você...
Brainstorming para a realização de trabalhos em grupo
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Brainstorming para a realização de trabalhos em grupo

A técnica de brainstorming é muito útil para que os alunos realizem trabalhos em grupo com eficiência. A seguir, mais detalhes.