O verdadeiro poder do exemplo! Aprenda a promover mudanças positivas em seus filhos sem que eles percebam

Se você deseja que seus filhos se tornem adultos cheios de belas qualidades, é necessário que eles as aprendam com os pais nas ações cotidianas.
O verdadeiro poder do exemplo! Aprenda a promover mudanças positivas em seus filhos sem que eles percebam

Última atualização: 22 novembro, 2023

Como diziam as avós, a educação começa em casa. E por trás de cada pequeno de grandes valores e boas maneiras está uma boa mãe ou pai que o criou com amor e dedicação. Portanto, dê o exemplo para corrigir o comportamento de seus filhos. Não há nada mais poderoso na infância do que aqueles ensinamentos que são dados consciente ou inconscientemente no dia a dia.

Os pais são os principais modelos para os filhos e, por isso, é fundamental dar-lhes um bom exemplo que possam replicar. Num lar onde abundam o desrespeito, a desonestidade e a violência, não é possível pretender criar um futuro adulto responsável, sincero e emocionalmente inteligente.


Você pode gostar de ler: Quando os pais não dão o exemplo


Se você quer ser um guia para seus filhos, dê o exemplo

Tornar-se mãe ou pai é uma experiência prazerosa que muda completamente a sua vida. Não se trata apenas uma decisão que vem carregada de grandes alegrias e momentos de felicidade, pois também carrega uma grande responsabilidade com uma criaturinha que não pediu para vir ao mundo e merece todo o cuidado possível.

Mãe e filha lendo um livro para educar as crianças
O exemplo que se dá em casa é a educação que as crianças precisam para progredir.

Apesar de nenhum novo pai ou mãe receber um manual de instruções para exercer sua função e muitas vezes a educação dos filhos ser guiada pela intuição e pela própria experiência, eles são obrigados a dar o melhor de si. Isso passa pela compreensão de que eles não estão mais sozinhos no mundo e agora caminha ao seu lado uma pessoinha que precisa de sua dedicação e responsabilidade.

Reconhecendo que está em suas mãos promover a inteligência emocional e a saúde física de seus filhos, é importante que todos os pais se eduquem com informações oportunas sobre métodos parentais. Por exemplo, as valiosas lições da parentalidade positiva e da teoria do apego, tendo presente que com o seu exemplo dão vida às suas palavras.

Lidere pelo exemplo e seja coerente com suas ações

Durante a infância, as crianças não são capazes de discernir muito bem entre o bem e o mal. Portanto, seus pais têm um papel fundamental não apenas corrigindo maus comportamentos e estabelecendo limites de convivência, mas também através de suas ações. Por isso, os pais devem ser coerentes entre o que dizem aos filhos e o que fazem no dia a dia.

Estas são três dicas para educar as crianças pelo exemplo.

1. Seja consistente com suas demandas

Os pais devem mostrar a seus filhos através do exemplo que existem alguns comportamentos que são inaceitáveis. Por exemplo, não se pode exigir que uma criança não fale palavrão quando estes abundarem em casa. Ou pedir que ele seja mais empático e respeitoso quando esse não for o exemplo que seus pais lhe dão.

A importância de dar exemplo em casa para as crianças.
Se você deseja que seus filhos se envolvam mais nas tarefas domésticas, certifique-se de que você também se envolva para poder ensiná-los.

Então, se você quer preservar sua autoridade moral e não confundir os pequenos com más ações, procure ser coerente com o que exige deles. Educar uma criança pode ser uma grande oportunidade de crescimento pessoal e de abandono de padrões nocivos. Portanto, se você quer educar uma boa pessoa, procure ser uma também.

2. Fale menos e faça mais

As palavras são levadas pelo vento quando não há ações concretas para validá-las. E é mais eficaz dar um bom exemplo que as crianças possam imitar do que mil reflexões sobre o comportamento. Consequentemente, deixe de lado os sermões e permita que suas ações sejam as que dão grandes lições a seus filhos.



3. Aprenda a aceitar os erros

Ser humilde e saber reconhecer os erros é uma das maiores lições que podemos transmitir aos pequenos. Portanto, se como pai você ultrapassou um limite de convivência por qualquer motivo, aceite seu erro e peça perdão.

Não ignore a situação nem ignore os sentimentos dos outros, pois essa será uma atitude que seu filho poderá replicar no futuro.

Para corrigir o comportamento de seus filhos, dê o exemplo

Não é coerente recorrer a métodos complexos de educação quando no dia-a-dia são transmitidas lições erradas às crianças. Portanto, dê o exemplo se quiser corrigir positivamente os maus comportamentos de seus filhos.

Lembre-se de que, durante os primeiros anos, as crianças aprendem muito imitando suas figuras de apego. Portanto, tente ser esse guia que seus pequenos precisam para melhorar como pessoa.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Hoemann K, Xu F, Barrett LF. (2019). Emotion words, emotion concepts, and emotional development in children: A constructionist hypothesis. Dev Psychol. 2019 Sep;55(9):1830-1849. doi: 10.1037/dev0000686. PMID: 31464489; PMCID: PMC6716622. Recuperado de: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31464489/
  • Salguero, J. M., Fernández-Berrocal, P., Ruiz-Aranda, D., Castillo, R., & Palomera, R. (2015). Inteligencia emocional y ajuste psicosocial en la adolescencia: El papel de la percepción emocional. European journal of education and psychology4(2). Recuperado de: https://www.redalyc.org/pdf/1293/129322659005.pdf
  • Sánchez-Núñez MT, García-Rubio N, Fernández-Berrocal P, Latorre JM. (2020). Emotional Intelligence and Mental Health in the Family: The Influence of Emotional Intelligence Perceived by Parents and Children. Int J Environ Res Public Health. 2020 Aug 27;17(17):6255. doi: 10.3390/ijerph17176255. PMID: 32867380; PMCID: PMC7503667. Recuperado de: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32867380/
  • Zurita Rovalino, M. E. (2018). El aprendizaje por imitación y la identificación de roles en los niños y niñas de la Unidad Educativa Madre Gertrudis del cantón Cevallos provincia del Tungurahua (Bachelor’s thesis, Universidad Tècnica de Ambato. Facultad de Ciencias Humanas y de la Educaciòn. Carrera de Educaciòn Parvularia). Recuperado de: https://repositorio.uta.edu.ec/handle/123456789/28650

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.