Viajar com as crianças: benefícios educacionais

Viajar com as crianças: benefícios educacionais

Última atualização: 06 Junho, 2021

Viajar com as crianças oferece mais benefícios do que você pode imaginar. Essa experiência permite que as crianças aprendam sobre as diferenças culturais, históricas, religiosas e possam desenvolver um ponto de vista positivo sobre a diversidade, o que as ajuda a manter uma vida feliz e produtiva.

Benefícios educacionais de viajar com as crianças

Uma viagem abre mundos de experiência, educação e exposição a outras culturas, raças, línguas, história e, principalmente, pessoas, algo que nunca poderia ser vivenciado da mesma forma na escola.

As crianças que têm a experiência de viajar encontram autoconfiança, uma mente aberta para novas ideias e filosofias ,e podem ficar mais avançadas em termos intelectual, emocional e colaborativo, o que melhora o sucesso acadêmico.

Vejamos a seguir alguns benefícios educacionais de viajar com as crianças.

Tempo para a família

Viagem de carro em família.

 

Levar seus filhos a experiências de viagens educacionais garante que sua família passará bons momentos juntos. Compartilhar esses momentos com os pais pode ajudar os pequenos a se sentirem seguros nesse relacionamento e pode ajudar os pais a conhecer melhor seus filhos.

Apreço por diferentes culturas

Se você tiver a oportunidade de levar seu filho de férias para outro país, ele vai adquirir apreço pelas diferenças e semelhanças existentes entre as diferentes culturas. Provar comidas estrangeiras, ouvir línguas diferentes e visitar casas e lugares em outros países pode ser uma experiência reveladora para uma criança.

Se você não pode levar seu filho para outro país, visitar lojas locais, restaurantes ou outros lugares multiculturais em uma viagem pode oferecer benefícios semelhantes.

Nova perspectiva da história

A experiência de visitar locais históricos em um novo lugar, ouvir guias contarem histórias, ver e vivenciar espaços históricos de perto pode fazer com essas histórias ganhem vida para as crianças e isso ajuda a dar sentido aos nomes, datas e eventos que elas aprendem na escola.

Conhecimento de geografia

Os benefícios de viajar não se limitam a aulas de história e consciência social. A geografia é outro tópico que ganha vida. Dependendo de onde vocês estiverem, a viagem oferece a oportunidade de mostrar aos seus filhos vulcões adormecidos, um pouco da vida marinha (especialmente se eles já tiverem idade para mergulhar), enormes montanhas e vários outros fenômenos naturais interessantes.

Desenvolvimento cerebral

 

Benefícios de viajar com as crianças.

Viajar com as crianças também pode ajudar no desenvolvimento do cérebro. Isso porque em um momento familiar dois sistemas geneticamente enraizados são exercitados na área límbica desse órgão.

São o sistema play (de jogo) e o sistema seeking (de busca). O sistema de “jogo” do cérebro é exercitado sempre que, por exemplo, as crianças colocam os pés na areia, recebem cócegas ou saem para passear. O sistema de “busca” do cérebro é exercitado sempre que você sai com seu filho para explorar juntos uma floresta, uma praia, uma joia escondida de uma cidade.

Esses sistemas cerebrais foram descobertos pelo professor Jaak Panksepp, neurocientista líder mundial na Universidade Estadual de Washington. Uma vez que as experiências de férias em família ativam esses sistemas cerebrais, elas desencadeiam substâncias neuroquímicas de bem-estar.

Panksepp as chamava de “um presente da natureza para nós”. Esses neuroquímicos reduzem o estresse e ativam sentimentos afetuosos e generosos para com os outros e dão uma sensação de que tudo está bem no mundo.

Usar os sistemas de “play” e “seeking” do cérebro, como costuma acontecer nas férias em família, faz com que o cérebro cresça e amadureça nos lobos frontais, exatamente a parte do cérebro envolvida no funcionamento cognitivo, na inteligência social e na orientação bem dirigida, comportamentos que podem durar toda a vida.

Motivação para alto desempenho educacional

As crianças que participam de experiências de viagem são mais propensas a buscar seu maior potencial para sua realização educativa quando entram na idade adulta. A oportunidade de compreender várias culturas pode ter um impacto positivo nas opções educacionais e profissionais de uma criança.

À medida que amadurecem e chegam à idade adulta, elas entendem a importância de seguir uma carreira e se colocar em posições que promovam suas atividades educacionais.

Portanto, se você está pensando em comprar um tablet ou um brinquedo para seu filho, ou fazer uma viagem de férias em família, considere os profundos efeitos sobre o vínculo e o desenvolvimento do cérebro. Não tem comparação!

Pode interessar a você...
A Viagem de Said: um curta de educação intercultural
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
A Viagem de Said: um curta de educação intercultural

A Viagem de Said é um curta-metragem de animação que oferece a oportunidade de trabalhar com crianças e adolescentes sobre questões atuais e valore...