20 frases para fortalecer a autoestima infantil

A boa autoestima na infância serve como uma base sólida para relacionamentos saudáveis.
20 frases para fortalecer a autoestima infantil

Última atualização: 07 Agosto, 2021

A autoestima é de importância crucial na vida de uma pessoa: é um aspecto que lhe permite se sentir segura, estabelecer limites e manter relacionamentos saudáveis. É por isso que o trabalho da autoestima tem que ser uma tarefa contínua, começando desde os primeiros anos de vida.

Nesse sentido, os pais e outros adultos desempenham um papel central no estabelecimento da autoestima infantil. Aqui estão 20 frases para que você possa ajudar seu filho a fortalecer sua autoestima.

Por que a autoestima infantil é importante?

Como discutimos anteriormente, uma criança com boa autoestima é uma criança autoconfiante. Então, ela se tornará um adulto responsável e atencioso com as outras pessoas, atento às suas próprias emoções e às das outras pessoas.

Uma criança com autoestima suficiente não procurará prejudicar os outros praticando o bullying, pois sua segurança e seu valor não dependem do poder que ela demonstra diante dos outros.

20 frases para fortalecer a autoestima infantil

Uma sólida autoestima é construída a partir do nosso próprio conhecimento e do que as outras pessoas reconhecem sobre nós. Acreditar em nós mesmos, reconhecer nosso valor e conhecer nossas capacidades são fundamentais para a construção de uma estrutura psíquica saudável.

Aqui estão algumas frases que você pode usar com seus filhos para fortalecer sua autoestima:

1. “Eu confio em você”

Uma criança que cresce em um ambiente de confiança será capaz de lutar por seus sonhos e encontrar forças para fazer isso.

2. “Você está se saindo muito bem!”

Quando as crianças estão aprendendo a fazer coisas, como praticar um esporte ou ler, é muito importante oferecer a elas uma dose de motivação. Além de incentivá-las, isso ensina que o processo é mais importante do que o resultado.

3. “Você pode pedir ajuda sempre que precisar”

É muito importante que as crianças saibam que não precisam fazer tudo sozinhas. Se ela encontrar um desafio ou dificuldade que não é capaz de superar sozinha, pode pedir nossa ajuda.

4. “Eu preciso que você me ajude com isso, você consegue?”

As crianças têm que fazer parte da casa em que vivem. É bom atribuir responsabilidades a elas de acordo com sua idade, pois elas não só aprenderão a se comprometer, como também faremos com que se sintam importantes.

5. “Todas as pessoas cometem erros e não há nada de errado nisso!”

É importante que as crianças saibam que todos cometem erros, independentemente da idade. Os erros devem ser naturalizados para que não gerem frustração quando ocorrerem.

6. “Todos nós temos algum superpoder”

Essa frase pode ser adaptada de acordo com a idade, mas a mensagem sempre será que todos nós temos algo que nos caracteriza e nos fortalece. Ou seja, todas as pessoas têm um dom, que talvez não seja igual ao dos outros.

Como adultos, devemos apoiar e ajudar as crianças a descobrir o seu ‘superpoder’.

7. “Você é muito especial para mim”: frase para fortalecer a autoestima infantil

Mesmo que nossos filhos saibam que os amamos, nunca devemos deixar de dizer isso a eles.

8. “Você se saiu muito bem”

Essa frase pode ser usada especialmente no final de alguma tarefa ou alguma responsabilidade atribuída aos pequenos. É importante que eles vejam que reconhecemos seu esforço e valorizamos o fato.

Autoestima infantil: pai parabenizando filha.

 

9. “Você tem razão”

Às vezes, nós, adultos, somos orgulhosos e não conseguimos reconhecer que os pequenos têm razão. Porém, é preciso romper essa barreira e mostrar a eles que também somos capazes de reconhecer nossas limitações. Eles têm ideias a proporcionar, com as quais com certeza podemos aprender.



10. “Continue tentando que você vai conseguir!”

É importante transmitir aos pequenos o valor do esforço, independentemente de as coisas não darem certo na primeira tentativa. Transmita a eles a ideia de que o que vale é ter dado tudo de si e não desistir.

11. “Eu entendo como você se sente”: frase para fortalecer a autoestima infantil

Por muito tempo, a frase-chave para proporcionar conforto era “Não chore, não foi nada.” No entanto, isso levou as crianças a abafar suas emoções e sentir que expressá-las não era correto.

Agora que aprendemos a importância da gestão emocional, é necessário validar o que elas sentem e encorajá-las a compartilhar, se quiserem.

12. “Sua opinião é muito importante para mim”

A paternidade respeitosa se propõe a banir as práticas adultocêntricas, segundo as quais os únicos que podem estar certos ou opinar são os adultos.

“Quando você crescer, poderá dar sua opinião.” “Quando você crescer, vai entender.”

Essas são algumas das frases que anulam as crianças como sujeitos ativos, com ideias e participação próprias. Por isso, a partir dos novos paradigmas, tenta-se reverter esses costumes e estimular as crianças a terem seu espaço, onde possam compartilhar seus pensamentos e sentimentos, onde estes sejam considerados válidos.

13. “Obrigado por me ajudar”

Ser grato é um hábito que tornará sua vida muito mais fácil. E é bom que nossos filhos aprendam isso desde crianças através do exemplo. É por isso que, quando eles nos ajudam, é importante que saibam que ficamos gratas por suas ações.

14. “Você é único”

Desde cedo, é importante que os pequenos saibam que são especiais e que não precisam de comparar a ninguém.

15. “O que você fez foi muito importante”

Emprestar um brinquedo, ajudar a avó a lavar a louça ou ajudar o irmão a fazer a lição de casa são ações boas e altruístas. É positivo reforçá-las com mensagens gentis.

16. “Você tem um lugar importante nessa família”

Além de os pequenos perceberem que são importantes para nós, também é importante que eles reconheçam que são importantes para todo o grupo humano a que pertencem.

Dar a eles esse lugar na família e reforçar seu senso de pertencimento fará com que se sintam especiais.

17. “Não posso fazer isso por você, é você quem deveria fazer, mas estarei ao seu lado”

Muitas vezes, quando estão cansadas, nervosas ou com medo, as crianças nos pedem para fazer uma ou outra coisa por elas. No entanto, é bom incentivá-las a fazerem sozinhas, sabendo que estaremos cuidando delas.

18. “Aconteça o que acontecer, você pode confiar em mim”

As crianças devem estabelecer relacionamentos com os adultos baseados na confiança e na segurança, e nunca no medo. Isso nos tornará as primeiras pessoas a quem elas vão recorrer quando tiverem um problema ou precisarem de consolo. É importante lembrar que devemos estar sempre disponíveis para elas.

Autoestima: filha abraçando a mãe para aliviar sua ansiedade.

19. “Não importa o que os outros pensem, você vale muito”

As crianças precisam aprender que valem muito mais do que os outros pensam ou dizem, sejam adultos ou seus colegas. Assim, elas podem desenvolver sua própria personalidade e tomar suas próprias decisões sem ter que seguir os outros.

20. “Você pode dizer o que pensa, desde que demonstre respeito”

É importante que as crianças aprendam a se expressar e a estabelecer limites desde cedo, e que o façam de forma assertiva e respeitosa.



Sobre a importância da autoestima das crianças…

A autoestima das crianças é algo que se cozinha “em fogo baixo”, em pequenas ações e todos os dias. E é bom que seja assim, pois os pequenos devem saber que são importantes e valiosos o tempo todo, não apenas quando ganham um troféu ou tiram uma boa nota.

Pode interessar a você...
3 problemas de autoestima em crianças
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
3 problemas de autoestima em crianças

Os pais devem acompanhar de perto os problemas de autoestima nas crianças pois a imagem que projetam à medida que crescem depende disso.



  • Goleman, Daniel. El cerebro y la inteligencia emocional: nuevos descubrimientos. B de Books, 2015.
  • Seitun, Maritchu. Capacitación emocional para la familia. Grijalbo, 2013.