Você conhece o método Kassing?

· 2 de novembro de 2017

Hoje vamos conhecer o que exatamente é o método Kassing. Descubra suas utilidades, e como colocá-lo em prática. Antes de começar devemos dizer que beneficia principalmente os bebês. Vamos lá!

O que é o método Kassing

O método Kassing é uma técnica para dar a mamadeira aos bebês. É considerada uma técnica de amamentação na qual se tenta fazer com que, ao dar a mamadeira ao bebê ele sinta a mesma sensação como se estivesse tomando leite diretamente do peito da sua mãe.

Trata-se de um método que foi criado pela doutora Dee Kassing, há anos. E tem como objetivo encontrar uma forma de dar a mamadeira  naturalmente. O que interessa aqui é estimular o encaixe para fazer com que a mamadeira não seja um obstáculo para a amamentação.

Se a mãe começar a dar a mamadeira e em seguida quiser dar o seio porque tem leite, esse método permite que ela faça isso tranquilamente.

É preciso, entretanto, levar em consideração que se o bebê se acostumar a tomar leite na mamadeira, de maneira que não represente nenhum esforço para ele, vai ser mais difícil voltar à amamentação natural materna. Inclusive, o pequeno pode recusar o seio porque prefere a mamadeira. Mas exatamente para prevenir isso, Dee Kassing inventou esse método que consiste em simular as condições de aderência e sucção que estão presentes na amamentação no seio.

Particularidades da mamadeira

bebê sendo alimentado na mamadeira pelo método Kassing

Não se esqueça de que a mamadeira é uma excelente opção. Mas se você prefere um sistema de amamentação misto, vai precisar recorrer a esse método. É preciso considerar que na hora de dar o leite é preciso ter em mente uma série de aspectos da mamadeira.

A mamadeira requer bons hábitos de higiene durante seu uso. Caso contrário, pode ocorrer o desenvolvimento de infecções do tipo bacteriana, por isso é fundamental cuidar das formas de limpeza.

Dentre as vantagens de usar uma mamadeira está o fato de que para o seu bebê será muito mais fácil mamar, pois não terá que fazer força de sucção, nem se esforçar para conseguir o leite que precisa.

Para colocar em prática o método Kassing é preciso levar em consideração o tipo de bico que vamos usar.  O bico deve ser totalmente redondo, assim é recomendado evitar os bicos anatômicos. É preciso que o bico proporcione um fluxo lento, que tenha base estreita e macia, com aproximadamente 2 centímetros de largura.

Assim, como você já sabe, é preciso comprar uma mamadeira reta, e não curvada. Tenha em mente que o problema das mamadeiras curvadas é que fazem com que o leite desça com mais dificuldade. Isso faz com que o bebê precise se esforçar mais para mamar.

Além disso, como dissemos, o bico precisa ser redondo. Assim, vai se parecer o máximo possível com o formato do mamilo materno. Também precisa ser largo para que consiga chegar ao ponto em que se unem o palato duro e o mole. O mesmo acontece durante o aleitamento materno.

O bico deve ser de fluxo lento, porque assim o leite vai demorar mais para descer. Dessa maneira o bebê vai precisar se esforçar mais, como faria no seio materno. Ele também vai demorar mais para terminar de tomar a mamadeira. No entanto, isso tem benefícios porque você vai conseguir proporcionar uma digestão mais lenta, pois o bebê vai tomar o leite de maneira mais progressiva.

A postura para dar a mamadeira

bebê sendo alimentado na mamadeira pelo método Kassing

Se o bico é importante, não é menos importante prestar atenção na postura que devemos ter na hora de dar a mamadeira. Para que a amamentação seja realizada sob esse método o bebê deve estar o mais sentado e erguido possível. Ao mesmo tempo, a mamadeira deve estar o mais horizontal possível.

Dessa maneira conseguiremos reduzir o efeito da gravidade. Então, o bebê vai precisar se esforçar da mesma maneira como se estivesse tomando leite do seio. Além disso, dessa maneira vai ser ele quem vai controlar a velocidade e a quantidade de leite que ingere. Para conseguir isso é aconselhável colocar o bebê em um ângulo de 90 graus. Será preciso colocar uma mão entre a cabeça e a nuca e a outra na mamadeira. Lembre-se de que o bebê deve ficar sempre na posição horizontal para que o leite não entre diretamente na boca.

Por fim, você deve se lembrar de que alguns especialistas em amamentação recomendam usar seringas ou colheradas em vez de mamadeiras. Isso não é o mais aconselhável. Mas se você precisar recorrer a essa prática, lembre-se de que a melhor maneira de fazer é usando o método Kassing.