Você é o primeiro brinquedo do seu bebê

· 19 de junho de 2018
Você já se perguntou como o seu bebe te vê? Para ele ou ela, inicialmente, você não representa o papai ou a mamãe. Na verdade, você é o primeiro brinquedo. Aquele com o qual descobrirá suas primeiras sensações e emoções.

Se parar para pensar, você vai perceber que esse pensamento é bastante lógico. Seu bebê não compreende muito bem que você é um adulto. Ele está se adaptando ao mundo ao redor e interage com o que está mais próximo.

Normalmente, isso significa que, pelo menos nos primeiros dias, você será praticamente a única coisa com a qual o bebê terá contato. Mesmo que haja irmãos, avós, tios, o pequeno estará com você quase o tempo todo.

O contato é importante porque esses primeiros momentos marcam o ponto de partida em suas emoções e comportamentos. Descubra, a seguir, como isso acontece.

O que é brincar?

De acordo com Cynthia Morrison, vice-presidenta da Associação Internacional de Ludotecas, “brincar é um instinto; todas as pessoas nascem com ele. Por isso, quando o bebe toca o rosto da mamãe, é como se tivesse seu primeiro brinquedo”.

Outro autor, Pugmire, afirma que brincar é a maneira pela qual o bebê pode experimentar o mundo adulto por meio de seu entendimento e imaginação. Por meio das brincadeiras é possível se divertir, estimular a criatividade e influenciar o desenvolvimento.

Com base nisso, podemos entender que, em todas as culturas, as brincadeiras são parte da vida dos bebês e das crianças. Até mesmo nós, adultos, brincamos e representamos nossa realidade por meio de vários tipos de brincadeiras.

A importância para o bebê brincar com seu primeiro brinquedo

primeiro brinquedo

O ritmo de vida atual nos obriga a trabalhar por igual, tanto homens quanto mulheres. Isso não é ruim desde que os pais não se esqueçam da importância de ser o primeiro brinquedo do bebê.

É importante que você esteja presente nas brincadeiras do seu filho. Não só para vigiar que esteja bem, mas também para criar laços emocionais mais fortes. Você pode incluir brinquedos e atividades próprias para a idade da criança que a ajudem a desenvolver habilidades.

Apesar disso, mesmo que você tenha muitos brinquedos próprios para a idade do seu bebê, não se esqueça de passar tempo com ele. Deixe que descubra o mundo começando com você!

Escolha os brinquedos adequados para o seu bebê

Alguns pais preferem comprar brinquedos de todos os tipos para seu bebê. Alguns são bastante chamativos para os pequenos porque são modernos e tecnológicos, mas nem sempre são os melhores.

É importante escolher brinquedos que ajudem no desenvolvimento atual e futuro do seu bebê. Quando for procurar brinquedos poderá observar uma enorme quantidade de opções com preços diferentes.

Em vez de escolher os mais caros, busque os que possam ser também funcionais. Alguns brinquedos podem se adaptar à idade do seu bebê ao acrescentar ou retirar peças.

Desse modo, você conseguirá aproveitar por algum tempo o que acaba de comprar. Assim, o bebê vai adquirir as habilidades necessárias de acordo com seu crescimento.

Os brinquedos devem estar ao alcance do bebê

primeiro brinquedo

Ao falar de “brinquedos” me refiro a você e os brinquedos que compra para o seu bebê. É comum que as mamães tentem estabelecer alguma organização colocando os brinquedos em caixas. Embora isso facilite a limpeza, dificulta para que seu bebê possa pegar o brinquedo que quer.

No que se refere a você como um brinquedo, é importante dedicar algumas horas do dia para brincar com seu filho. Deixe que ele faça carinho, toque seu rosto e te conheça cada vez mais. Você irá reparar que ele também brinca consigo mesmo.

Melhore essa experiência interagindo com ele. Coisas tão simples quanto tocar seu nariz ou fazer cócegas permitirá ao seu bebê conhecer novas sensações. Você também pode incluir estímulos com chocalhos, bolinhas pequenas e macias, e bichinhos de pelúcia.

Para evitar a sensação de bagunça, você pode colocar os brinquedos à vista do pequeno e entregá-los quando pedir. Outra opção é separar um momento para brincar com um dos brinquedos.

Tecnologia para o bebê: sim ou não?

Durante os primeiros meses de vida do seu bebê não é preciso comprar brinquedos eletrônicos. Você vai perceber que muitas vezes a sua presença basta. Isso é verdade porque os papais são o primeiro brinquedo dos bebês. Portanto, os pequenos só precisam passar um tempo junto com vocês!