10 curiosidades sobre as crianças canhotas

· 3 de agosto de 2017

Numa sociedade em que a maioria das coisas da vida são pensadas para pessoas destras é necessário que, como pais de crianças canhotas, as ajudemos em tudo o possível para despertar e estimular sua condição.

Se o seu filhinho é canhoto você deve prestar mais atenção à sua aprendizagem e desenvolvimento. Tanto na escola como em atividades extracurriculares é muito comum perceber que o lado direito é mais estimulado que o esquerdo.

Tendo isso em mente é sua tarefa contribuir para que o seu filho se desenvolva da melhor maneira possível com o seu lado dominante. Também é vital ter paciência durante a fase em que ele aprende a escrever.

Já é coisa do passado a época em que as escolas obrigavam as crianças canhotas a escrever com a direita. 

Na verdade, atualmente é mais comum escutar frases como: “Ele é canhoto? Que genial!”. Sem contar a enorme lista de artistas e atletas profissionais que se destacam pela sua habilidade canhota.

Cientistas afirmam

Aprofundando-se mais no assunto descobrimos que os cientistas ainda não estabeleceram as verdadeiras causas do fato de nossos filhos pequenos se convertem em canhotos. 

Muitos afirmam que é consequência de um processo evolutivo do sistema nervoso, outros asseguram que é devido a fatores hereditários, excesso de testosterona e até estresse durante o nascimento.

Mas concordam entre si que ser canhoto é uma questão neurológica: é comandada pelo cérebro e depende da “lateralidade” dos nossos filhos.

O que você deve saber

Em nosso cérebro encontramos dois hemisférios: o direito que dirige os movimentos do nosso lado esquerdo do corpo, e o esquerdo que comanda os movimentos do lado direito.

Nos canhotos, o hemisfério dominante é o direito, isso é que faz com que os nosso filhos trabalhem melhor com o lado esquerdo do seu corpo, os tornando bem diferentes dos destros

10 curiosidades sobre as crianças canhotas

10 curiosidades sobre as crianças canhotas

O que não resta dúvida é que, ao menos uma vez em nossas vidas, tivemos interesse nesse assunto. A seguir apresentaremos alguns dados curiosos sobre as crianças canhotas.

  1. Estima-se que entre 10 e 13% da população mundial seja canhota. Essa porcentagem se manteve constante desde a pré-história. O motivo? Muitos afirmam que devido à pressão cultural de ser destros, os pais ignoram os canhotos e estimulam os filhos a utilizarem apenas a mão direita.
  2.  Os canhotos têm uma vantagem extra em certos esportes como boxe, futebol e tênis. Segundo estudos, isso acontece porque eles possuem uma melhor visão espacial.
  3.  A porcentagem de meninos canhotos é maior do que o de meninas, sendo de 11% e 9%, respectivamente. Ainda que não sejam determinadas as causas. 
  4. As crianças canhotas geralmente possuem uma maior capacidade criativa porque o seu hemisfério direito – o da criatividade, inspiração e capacidade artística – é mais estimulado e ativo.
  5. Foram descobertos muitas casos de irmãos gêmeos, em que quase sempre um é canhoto, mas existem poucos casos em que os dois são canhotos.
  6. A maioria das crianças canhotas tende a desenhar caricaturas, figuras ou pessoas que olham para o lado direito. 
  7.  80% das crianças canhotas possuem um familiar canhoto.
  8. Alguns estudos científicos revelam que a dislexia e a gagueira são mais frequentes em canhotos, devido ao fato das crianças terem sido forçadas a usar a mão direita
  9. Investigadores descobriram que as conexões entre o lado esquerdo do cérebro e o direito são realizados de uma maneira mais rápida nos canhotos, o que os torna mentalmente mais ágeis, e faz com que pensem mais rápido.
  10. Segundo uma pesquisa realizada para a revista Journal of Nervous and Mental Disease, é mais difícil para as crianças canhotas encarar e processar emoções negativas.

Depende dos pais

10 curiosidades sobre as crianças canhotas

A verdade é que nossos filhos não necessitam passar por esses cenários inusitados onde são considerados “animais estranhos”, apenas porque escrevem com a sua mão esquerda.

Pois bem, é nosso dever estimulá-los e nos adaptar a eles, para que se sintam cômodos e livres para utilizar sua mão canhota. 

Não devemos cometer o erro sóciocultural de querer obrigar nossos filhos a se tornarem destros, mas sim ajudá-los para que desenvolvam sua lateralidade e que cresçam em harmonia.