8 coisas que os homens devem fazer se quiserem ter um filho

· 18 de junho de 2017

Normalmente, quando um casal começa a pensar em ter filhos, as mudanças de vida e saúde geralmente são focadas na mulher, porque dessa maneira aumentará sua fertilidade e suas possibilidades de engravidar. Mas os homens também tem um papel importante em tudo isso.

Existem muitos fatores que afetam a fertilidade de uma mulher, mas os homens também devem se preparar para que sua mulher possa engravidar.

Coisas que os homens devem fazer se quiserem ter um filho

Deixar de fumar

Os cigarros estão cheios de toxinas e nenhuma dessas toxinas são boas para o corpo dos adultos e muito menos para as células em desenvolvimento e os órgãos reprodutores encarregados de criar a vida.

Uma mulher que fumar na gravidez é perigoso para a criança, mas um homem também pode estar afetando a suas células reprodutoras quando está tratando de conceber. 

Não consumir tanta cafeína

Existem pesquisas que demonstram que os homens que tomam mais de 265 miligramas de cafeína por dia tem sua fertilidade reduzida de forma significativa.

Como exemplo, um café expresso contém aproximadamente 100 miligramas de cafeína. Isso significa que é melhor deixar a cafeína de lado se você quer ser pai e optar por outras bebidas que não afetem sua fertilidade. 

Tomar vitaminas

As mulheres tomam ácido fólico em sua dieta para ficarem grávidas (às vezes na forma de comprimidos), mas nos homens, a falta do ácido fólico em sua dieta pode aumentar as possibilidades de que existam cromossomos anormais no feto enquanto esteja se desenvolvendo.

É necessário que os homens também complementem sua dieta com vitaminas e alimentos ricos em ácido fólico para ter mais probabilidades de gerar um bebê saudável. 

Dormir bem e fazer exercício

O estresse afeta tanto os homens quanto as mulheres de maneira muito negativa em diferentes etapas de suas vidas. Quando se pretende formar uma família isso também pode ser uma fonte de estresse.

Fazer exercício e manter as boas rotinas de sono no homem ajudarão para que existam maiores probabilidades de que os espermatozoides estejam ativos e prontos para fecundar o óvulo.

Cuidado com o estresse

Como falamos anteriormente, o estresse afeta tanto os homens quanto as mulheres de diferentes formas, mas o estresse pode ser um fator negativo nos homens na hora de conceber.

É possível que o estresse cause estragos nas relações sexuais, e que portanto seja mais complicado poder conceber um bebê. Buscar métodos de relaxamento físico e mental é fundamental para acalmar a mente estressada. O relaxamento lhe ajudará a se sentir melhor.

Estar atento à ovulação

A mulher controlará o seu momento mais fértil para poder tentar conceber nesses dias, mas o homem também deverá participar estando ciente sobre os dias férteis femininos.

Assim, a mulher se sentirá apoiada e compreendida a todo momento e o homem se sentirá participante em algo tão especial como é saber os dias férteis de sua parceira para conceber um precioso bebê.

Deixar o álcool de lado

O melhor é evitar o álcool por completo, porém, ainda que vocês não acreditem, tanto os homens quanto as mulheres podem tomar um copo de vinho ou cerveja ainda que queiram formar uma família. O que não se recomenda é beber álcool regularmente.

Não beber álcool durante um determinado tempo pode parecer difícil, mas é a melhor coisa a se fazer para tentar conceber um bebê.

Vá ao médico com regularidade

Os exames médicos não podem faltar para saber como está o seu estado de saúde. Os homens pensam que somente as mulheres devem ir ao médico quando se trata de conceber, mas os homens também devem checar se estão bem de saúde para poder estar capacitados a conceber com maiores probabilidades. Seu médico poderá dar conselhos para aumentar a fertilidade masculina.

Quando um homem e uma mulher pretendem ter filhos deverão marcar uma consulta com seus médicos, porque o planejamento familiar não é coisa unicamente de mulheres.

O homem também tem um papel ativo em todo o processo, uma mulher grávida deverá ter alguns cuidados adicionais e o homem não deve ficar isento de todo esse processo.