Ajude seu filho a descobrir os próprios talentos

16 de junho de 2020
Todos nós temos habilidades e destrezas que nos destacam em uma determinada área. Descobrir quais são desde pequenos ajudará a melhorá-las e torná-las nossas melhores ferramentas.

Cada indivíduo tem capacidades diferentes, algumas mais desenvolvidas que outras. Revelamos nossas habilidades desde tenra idade e, com elas, nos transformamos em indivíduos úteis para nosso entorno e para a sociedade. Por essa e muitas outras questões, ajude seu filho a descobrir os próprios talentos desde o primeiro momento em que ele os deixa aflorar.

Como ajudar a descobrir e desenvolver os talentos do seu filho?

Essas capacidades especiais são encontradas nos seres humanos em três áreas fundamentais: a intelectual, a emocional e a motora. A criança demonstrará as capacidades que ela possui em cada uma delas de acordo com seu desenvolvimento e crescimento. É aí que a percepção de seus pais ou adultos responsáveis entra em cena para identificá-las.

O primeiro passo para ajudar a descobrir o talento das crianças é que os pais identifiquem o que elas são capazes de fazer e quais são seus principais pontos fortes e fracos, de acordo com o desenvolvimento que eles observarem em seu entorno.

É essa apreciação que ajudará a identificar com clareza quais habilidades as crianças possuem e também indicará o caminho a seguir para treiná-las de acordo com os próprios interesses.

Com que idade iniciar o desenvolvimento assistido dos talentos das crianças?

Desde muito cedo, praticamente desde o momento do nascimento até os três anos, a criança passa por um processo de elaboração de suas habilidades. Muitos pais cometem o erro de pressionar a criança a realizar certas atividades da maneira que acham correta, sem lhes dar espaço para descobrir como agir por conta própria.

Não há nada errado em orientar com todo o cuidado as crianças, mas é necessário deixar que elas se desenvolvam com liberdade suficiente em seu entorno. Devem ser elas mesmas que devem descobrir como fazer as coisas por conta própria – com a devida precaução – em determinadas circunstâncias.

Ajude seu filho a descobrir seus talentos

Por exemplo, se aos três anos de idade a criança não segura bem o lápis, devemos lembrar que ela ainda está em processo de desenvolvimento motor. Longe de pressioná-la, devemos ensiná-la, com muita paciência, a forma correta de fazer isso.

Ajude seu filho a descobrir os próprios talentos desde o momento em que ele dá os primeiros passos. Ao mesmo tempo, reforce suas capacidades em cada um dos ramos mencionados sem pressioná-lo. Mais tarde, a educação pré-escolar – entre os 4 e 6 anos – impulsionará o desenvolvimento de todas as habilidades dele.

Atingir seus verdadeiros talentos

Depois de passar pelo processo de pré-seleção de atividades, os pais devem ficar muito atentos e determinar se a criança está realmente capacitada para realizá-las. Essa é uma nova oportunidade para determinar se a destreza dela é motora, se está pronta para leitura e pesquisa ou se, pelo contrário, ela gosta de explorar e descobrir.

Para ter certeza de que a atividade é a correta e que desperta verdadeiro interesse na criança, é necessário esperar um período prudente para observar sua evolução. Isso pode levar de 3 meses – no mínimo – até um ano. Após esse período, poderemos avaliar seu desempenho e ter certeza de que ela realmente gosta do que faz.

Ao completar os sete anos de idade, as crianças têm a capacidade de decidir quais atividades realmente querem fazer e quais não. A consideração do que elas desejam é essencial para que possam aproveitar ao máximo seus talentos. Dessa maneira, elas também se distanciam da frustração produzida por serem obrigadas a fazer algo que não gostam.

Ajude seu filho a descobrir seus talentos

“O primeiro passo para ajudar a descobrir os talentos das crianças é que os pais identifiquem o que elas são capazes de fazer e quais são seus principais pontos fortes e fracos, de acordo com o desenvolvimento que eles observarem em seu entorno.”

Lembre-se de que seu apoio é a base do sucesso das crianças

Em casa, você tem um filho esperando para ser diferente, com muita vontade de ter sucesso e aprimorar todas as habilidades dele.

Tenha sempre em mente que não há ninguém melhor para ajudá-lo do que seus próprios pais. Ajude seu filho a descobrir os próprios talentos para que, no futuro, ele seja um indivíduo seguro de si mesmo e sem medo de enfrentar novos desafios.

Lembre-se de que o apoio dos pais é primordial para o desenvolvimento ideal da criança, tanto física quanto mentalmente. Seu filho estará sempre feliz em mostrar as realizações e os êxitos que teve, e buscará refúgio em você quando encontrar fracassos e frustrações.