Arte Mukimono: pratos infantis para comer com os olhos

Mukimono, uma arte milenar que pode ajudar a aumentar a porção diária de frutas e vegetais consumida pelos seus filhos.
Arte Mukimono: pratos infantis para comer com os olhos

Última atualização: 02 Fevereiro, 2021

Arte na hora de comer? Do que se trata? Aprenda como você pode aplicar e aproveitar a arta Mukimono para criar pratos infantis que as crianças vão adorar.

A arte Mukimono é de origem japonesa e se trata de uma técnica de entalhe em frutas e vegetais utilizada na decoração gastronômica, mas que você pode usar em casa. Com esse método, você pode inventar pratos infantis nutritivos que também sejam coloridos para que as crianças comam com prazer.

Com esse tipo de ideia, você pode aumentar a porção diária de frutas e vegetais na dieta da sua família de uma forma descontraída e divertida. Nesse sentido, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda cinco porções diárias desses alimentos.

Plano familiar para preparar pratos infantis com a arte Mukimono

É importante que as crianças participem de todo o processo de preparação, desde a compra das frutas e vegetais até a limpeza. Além disso, você deve conversar com elas sobre os benefícios de comer produtos saudáveis ​​e como cultivá-los em casa.

Arte Mukimono: pratos infantis para comer com os olhos

Assim que tudo estiver pronto, preparem juntos os pratos infantis aplicando as técnicas da arte Mukimono: descascar, cortar, modelar as peças e apresentá-las de uma forma original e diferente. Para isso, reúna as ferramentas necessárias, tais como facas, moldes e boleador, e escolha quais frutas e vegetais serão usados.

O segredo das cores

Está cientificamente comprovado que um prato com várias cores tem um alto valor nutritivo e múltiplos benefícios para a saúde. Como guia, aqui está uma lista das frutas e dos vegetais mais usados ​​para fazer combinações incríveis:

  • Vermelho: morango, melancia, cereja, pimentão vermelho, tomate, maçã vermelha, frutas vermelhas.
  • Verde: vegetais folhosos, pepino, abacate, ervilha, brócolis, kiwi.
  • Laranja: abóbora, cenoura, laranja.
  • Amarelo: limão, melão, milho, abacaxi.
  • Azul e roxo: mirtilo, uva, amora, ameixa, berinjela, repolho roxo.
  • Branco: leguminosas, cebola, couve-flor, pera, banana, aipo.

Arte Mukimono em pratos infantis

A seguir, vamos mostrar algumas preparações muito fáceis de fazer que contêm ingredientes completamente naturais, nutritivos e saudáveis.

Receitas com frutas

  • Coelho colorido: melancia, melão, frutas vermelhas, morangos.

Para fazer essa receita, será usada uma melancia como base. É necessário cortá-la com uma faca deixando duas orelhas compridas na silhueta. Esvazie o interior formando bolinhas com o boleador. Também faça bolinhas de melão.

Coloque todas dentro do buraco da melancia e acrescente as frutas vermelhas e os morangos. Você terá a salada de frutas mais colorida!

  • Espetinhos, pirulitos, sorvetes: melancia, morango, maçã, pera, abacaxi, kiwi.

Com moldes circulares, corte as fatias de frutas e coloque-as sobrepostas em um palito, intercalando diferentes cores e texturas. É importante seguir um padrão de cores para incluir variedade. Por exemplo: branco: uma fatia de maçã; vermelho: 1 morango; amarelo: uma fatia de abacaxi; verde: 1 fatia de kiwi.

Você também pode cortar triângulos de melancia, quadrados de maçã esculpidos e até mesmo rodelas ou estrelas de abacaxi para colocar em um palito e fazer “sorvete de frutas".

  • Porcoespinho: pera, uva verde, amora.

Descasque uma pera bem firme e corte uma fatia no sentido do comprimento para que fique bem apoiada. Espete as uvas verdes na fruta com palitos de madeira, que serão os espinhos do bichinho. Na parte estreita da pera, coloque o nariz e os olhos usando amoras pequenas.

Receitas com vegetais

  • Vaso multicolorido: cenoura, pepino.

Corte flores e corações de cenoura e pepino usando os moldes, espete-os em palitos longos e coloque-os em um vaso, em vez da salada.

Arte Mukimono: pratos infantis para comer com os olhos

  • Palitos de vegetais: cenoura, aipo.

Para fazer essa decoração, corte as cenouras em palitos finos e os talos de aipo e coloque-os em um recipiente para que as crianças possam pegá-los com as mãos para comer, em vez de uma salada. Você pode adicionar um recipiente com molho de maionese caseiro para espalhar nos palitos e deixá-los mais deliciosos ainda.

  • Ovelhas no campo: couve-flor, batata, alface.

Ferva batatas pequenas e a couve-flor. Resfrie tudo e borrife suco de limão. Então, separe as flores da couve-flor em buquês redondos do tamanho de uma bola de tênis. Corte uma base plana e apoie no prato sobre uma cama de alface. Esse será o corpo das ovelhas. Espete uma batata pequena para fazer a cabeça e marque os olhos e a boca.

Cortar a fruta para fazer rostos ou animais fará com que a peça pareça mais tentadora. Você pode até mesmo esculpir a casca da melancia com motivos infantis ou esvaziar a abóbora para prepará-la para o Halloween. Será muito divertido!

Em resumo, o segredo da arte Mukimono é ter imaginação suficiente para combinar texturas, formas e cores de uma maneira atraente aos olhos das crianças. A ideia desses pratos infantis é provocar nos pequenos uma vontade irresistível de comê-los só de olhar para eles. Então, o que você está esperando para colocar essa técnica em prática?

Pode interessar a você...
Receitas de fast-food saudável para adolescentes
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Receitas de fast-food saudável para adolescentes

Hoje vamos propor diferentes receitas de fast-food saudável para adolescentes, já que eles estão acostumados com esses estabelecimentos.