Os 4 benefícios das frutas para as crianças

O consumo de frutas na infância é uma diretriz recomendada pela maioria dos nutricionistas. A seguir, vamos revelar o motivo. Não perca!
Os 4 benefícios das frutas para as crianças

Última atualização: 20 junho, 2022

As frutas são elementos essenciais na alimentação das crianças, pois contêm uma grande quantidade de nutrientes de qualidade que são essenciais para o crescimento e a boa saúde. A deficiência nutricional nas fases iniciais da vida pode condicionar negativamente o funcionamento do organismo e predispor ao adoecimento a médio e curto prazo.

É por isso que os especialistas em nutrição aconselham consumir pelo menos 3 porções de frutas e vegetais por dia para garantir a ingestão adequada de vitaminas, minerais e outras substâncias essenciais. Além disso, é sempre recomendável optar por frutas da estação, pois possuem melhores características organolépticas e fornecem maior quantidade de fitoquímicos.

Os benefícios da ingestão de frutas para as crianças

A seguir, vamos comentar os principais benefícios que as frutas proporcionam às crianças. Não existe um tipo melhor que outro, mas o mais indicado é garantir variedade e aumentar o espectro de vegetais consumidos diariamente.

Preste atenção aos principais motivos pelos quais você deve aumentar sua ingestão de frutas hoje. Confira!

1. Otimiza a imunidade

Muitas frutas contêm uma quantidade significativa de vitamina C, um elemento-chave para melhorar a função do sistema imunológico ou das defesas. Seu consumo regular garante níveis estáveis no sangue, o que, por sua vez, favorece a imunidade inata (determinada nos genes) e adaptativa (desenvolvida a partir de infecções anteriores).

A vitamina C não apenas reduz o risco de doenças infecciosas, como também ajuda a controlar o teor dos sintomas.

No entanto, é sempre mais benéfico satisfazer as necessidades da vitamina através da dieta do que com suplementos farmacológicos. Portanto, recomenda-se o consumo regular de frutas cítricas, como laranjas ou toranjas, além de morangos e kiwis.

kiwi fatiado
O kiwi é uma excelente fonte de vitamina C e fibras. Além disso, é delicioso e refrescante para os meses quentes.

2. Previne o desenvolvimento de doenças complexas

Muitas das patologias complexas são consequência de processos inflamatórios agravados que danificam os diferentes tecidos do corpo.

As frutas contêm substâncias chamadas fitoquímicos, cuja propriedade mais destacada é a antioxidante. Eles servem para neutralizar os radicais livres que são produzidos pela inflamação e evitar que se acumulem e causem os danos descritos acima. Esse mecanismo tem sido associado a uma redução na gênese de doenças crônicas, de acordo com um estudo publicado no European Journal of Medicinal Chemistry.

3. Melhora o estado de hidratação

Manter um bom estado hídrico é fundamental para a saúde, especialmente no caso de crianças, que são mais propensas à desidratação. Para garantir o equilíbrio hídrico, não basta apenas beber água, mas também incorporá-la através dos alimentos. E nesse sentido, a fruta pode contribuir muito.

Além da água, os vegetais fornecem eletrólitos, que são elementos essenciais para a comunicação e troca celular. Um déficit de qualquer um deles pode condicionar negativamente o funcionamento do corpo no curto prazo.

4. Contribui para o bom funcionamento do sistema digestivo

Por fim, deve-se notar que as frutas são uma excelente fonte de fibra, um elemento muito positivo para o trânsito intestinal que estimula o peristaltismo e combate a constipação.

Além disso, a fibra funciona como substrato energético para as bactérias que compõem a microbiota, o que garante o bom funcionamento do tubo e a absorção adequada de nutrientes.

maçã benefícios conceito menina mão cortando forma de coração ao ar livre
As maçãs contêm pectina, um carboidrato de absorção lenta, que ajuda a manter uma microbiota saudável. É a fruta ideal para o frio inicial do outono.

Aproveite os benefícios das frutas para a saúde dos seus filhos!

Agora que você já conhece os principais benefícios das frutas para as crianças, incorpore-as imediatamente à rotina. Assim, você evitará deficiências de vitaminas e elementos importantes para o organismo em uma fase determinante da vida, como a infância.

Para terminar, é fundamental dar especial ênfase à necessidade de propor uma série de bons hábitos como um todo para manter o estado de saúde ao longo dos anos. Não basta apenas cuidar da alimentação, é preciso também estimular a prática de exercícios e dormir adequadamente à noite.

Pode interessar a você...
Receitas com frutas para crianças
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Receitas com frutas para crianças

A seguir, vamos apresentar uma grande variedade de receitas com frutas para crianças. Certamente, elas vão gostar de prepará-las com você e comê-la...