Tendinite de pulso em crianças: o que você deve saber

São cada vez mais frequentes as lesões físicas em crianças causadas por passar muito tempo em frente a videogames. Ensine seu filho a cuidar da saúde!
Tendinite de pulso em crianças: o que você deve saber

Última atualização: 29 dezembro, 2021

Seu filho passa horas jogando videogame? Portanto, é importante que você saiba como isso pode afetar sua saúde física. A tendinite do pulso em crianças é cada vez mais frequente e requer várias semanas de recuperação para evitar recaídas.

Os avanços na tecnologia e o uso prolongado de telas têm levado as crianças a sofrer de problemas físicos mais prevalentes do que antes. As posturas incorretas mantidas ao longo do tempo desencadeiam uma série de problemas que podem condicionar a qualidade de vida dos pequenos.

Aqui vamos contar tudo o que você precisa saber sobre essa condição e como evitá-la. Não perca!

O que causa a tendinite em crianças?

A tendinite é a inflamação dos tendões, produzida por uma sobrecarga sustentada na mesma articulação ou grupo de articulações. É uma patologia frequente em jogadores de tênis e de golfe, bem como em mães que carregam seus bebês durante várias horas por dia.

No entanto, as visitas ao especialista de crianças com dor no punho aumentaram significativamente. É impressionante o fato de que essa condição aparece como o resultado de sessões prolongadas de jogos on-line com consoles ou dispositivos eletrônicos.

Na tendinite, ocorre uma irritação das fibras do tendão que unem o músculo ao osso. Se sua integridade for afetada, isso é chamado de tendinose, mas se a inflamação ocorrer na bainha que os envolve, é tenossinovite.

Dentre estas últimas, a mais conhecida é a tenossinovite de Quervain, que atinge os tendões dos músculos do polegar e a bainha que os circunda.

Os efeitos de jogar videogame por longos períodos de tempo

Criança jogando videogame em casa.

Como acontece com qualquer atividade prolongada, uma postura desalinhada e a falta de pausas ativas podem levar a sérios problemas de saúde.

Assim como os adultos são aconselhados a fazer pausas durante o trabalho, as crianças também precisam incorporá-las depois de várias horas com videogames. Acima de tudo, porque os jogos digitais de hoje são cada vez mais envolventes e os pequenos perdem a noção do tempo que passam na frente da tela.

Às vezes, os pequenos se sentam em mesas e cadeiras projetadas para adultos, mas outras vezes eles se sentam no sofá em frente à televisão. A concentração no jogo os leva a manter posturas não ergonômicas, tensionando os músculos e realizando movimentos repetitivos com as mãos.

Lesões causadas por jogar videogames variam de acordo com o tipo de atividade e os controles usados. Mas, no geral, a tendinite do pulso encabeça a lista de doenças devido ao uso prolongado do joystick.

Tratamento da tendinite em crianças

Após a avaliação e o diagnóstico adequado do médico, a primeira medida a adotar é o descanso da atividade.

É fundamental que os pais e a criança entendam a importância de interromper a atividade que causou a lesão até que os sintomas melhorem.

De qualquer forma, o ideal é que o descanso seja acompanhado de um tratamento fisioterapêutico. Isso ajuda os tecidos a cicatrizarem adequadamente e a prevenir o reaparecimento da lesão.

O risco de não se fazer um tratamento adequado e de não respeitar as medidas preventivas é que a lesão perdura com o tempo e se torna ainda mais grave.

O tratamento começa com a redução da mobilidade da articulação (com munhequeiras ou talas), para apoiá-la e permitir seu repouso. Esse item deve ser usado apenas em alguns momentos do dia, principalmente durante as atividades diárias.

Além disso, é necessário realizar exercícios de alongamento para que os tendões mantenham sua flexibilidade e funcionalidade. Progressivamente, são incorporadas atividades de fortalecimento das áreas afetadas.

Os fisioterapeutas usam técnicas não invasivas, como massagem transversal profunda (ou Cyriax), ou invasivas, como acupuntura. Uma corrente galvânica é transmitida pelas agulhas, gerando alterações no tecido tendíneo afetado. As técnicas mais comuns são chamadas de EPI (eletrólise percutânea intratissular) ou MEP (microeletrólise percutânea) e ambas oferecem resultados muito bons.

Se seu filho joga videogame, lembre-se dessas precauções

Com as crianças é fundamental manter uma boa comunicação e oferecer a elas momentos de qualidade. Se você tem um filho jogador, pedir a ele que pare de jogar videogame parece uma opção quase impossível. Mas você pode sugerir a ele que adote essas dicas para cuidar de sua saúde sem deixar de lado sua atividade de interesse.

As alterações musculoesqueléticas que as crianças sofrem desde cedo podem gerar sequelas a longo prazo, como fibrose tendínea ou hérnia de disco, entre outras. Portanto, para evitar tendinite do pulso, desvios da coluna, dores musculares e outras doenças, tenha em mente o seguinte:

  • Fazer pausas ativas: a cada 45 minutos, no máximo, lembre seu filho de fazer uma pausa, se mover e mudar de posição. Você também pode fazer alguns exercícios de alongamento com ele para ajudá-lo a manter os músculos flexíveis.
  • Usar móveis adaptados para crianças: ajude seu filho a ficar confortável em uma cadeira com apoio lombar e com os pés apoiados no chão. Seus braços devem estar apoiados na mesa para permitir que os ombros fiquem relaxados. A tela deve ser alta o suficiente para que a criança mantenha o olhar na horizontal.
  • Manter uma boa alimentação e hidratação: uma alimentação saudável, assim como uma hidratação suficiente com água ajudam a manter os músculos em melhores condições.
  • Incentivar a atividade física recreativa: praticar esportes ou atividades físicas ao ar livre traz vários benefícios à saúde de crianças de qualquer idade. Sugira planos de interesse para seu filho, para que ele concorde em sair de vez em quando.
Crianças pedalando ao ar livre, um dos melhores esportes para crianças com TDAH.

Sobre as tecnologias na infância podemos dizer…

Por fim, é importante lembrar que o uso de dispositivos eletrônicos por crianças é de inteira responsabilidade dos adultos. Por isso, seu uso deve ser regulamentado e controlado pelos pais, a fim de garantir um consumo saudável das tecnologias.

This might interest you...
Tecnopatias na infância
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Tecnopatias na infância

As tecnopatias na infância são realmente perigosas. O uso excessivo de celulares, tablets e televisores gera consequências negativas.



  • MedlinePlus en español [Internet]. Bethesda (MD): Biblioteca Nacional de Medicina (EE. UU.). Tenosinovitis; [actualizado 05 octubre 2021; revisado 25 jul. 2020; consulta 10 oct. 2021]. Disponible en: https://medlineplus.gov/spanish/ency/article/001242.htm
  • Jalink, Maarten B., et al. Nintendo related injuries and other problems. Bmj 349 (2014).
  • Benegas E, et al. Frecuencia de Tendinitis de De Quervain en estudiantes de medicina y su relación con el uso de smartphones. Rev. Par. Reumatol. 2019;5(1):03-07. Disponible en: https://core.ac.uk/download/pdf/324103041.pdf
  • Bueno, Antonio Jurado, and Iván Medina Porqueres. Tendón: valoración y tratamiento en fisioterapia. Paidotribo, 2011.
  • Martínez Pizarro, Sandra. Electrólisis percutánea intratisular en el tratamiento del dolor. Revista Cubana de Medicina Militar 2020, 49.2.
  • d’Almeida, Santiago Marcelo, Rodrigo Marcel Valentim da Silva, and Oscar Ariel Ronzio. Nivel de satisfacción sobre la seguridad y complicaciones a cuatro años de la introducción de la técnica Microelectrólisis Percutánea (MEP®) Sport como práctica fisioterapéutica. Fisioterapia e Pesquisa 26 (2019): 190-195.