Coletor menstrual para adolescentes: o que você precisa saber

A seguir, vamos contar tudo sobre a nova alternativa para a higiene feminina. É seguro, higiênico e ecológico. Você ficou curiosa?
Coletor menstrual para adolescentes: o que você precisa saber

Última atualização: 29 Agosto, 2021

O coletor menstrual se tornou cada vez mais popular entre as mulheres. Tanto por seus benefícios de longo prazo quanto por ser higiênico e seguro. Muitas adolescentes já experimentaram, mas o que você deve saber sobre seu uso?

Neste artigo, vamos contar tudo que você precisa saber sobre esse item de higiene pessoal, para que saiba escolher a opção mais adequada. Você não pode perder!

O que é o coletor menstrual?

O coletor menstrual é um recipiente em forma de copo, que é inserido na vagina durante o ciclo menstrual para coletar o fluxo. Dessa forma, evita-se o uso de absorventes internos e externos.

Por ser feito de um material reutilizável, seu uso é ilimitado. Geralmente é feito de silicone médico, que é macio, flexível e resistente a bactérias. Mas existem outras alternativas com diferentes componentes de fabricação.

Como escolher um coletor menstrual para adolescentes?

Assim como as mulheres adultas, as adolescentes podem usar o coletor menstrual sem problemas. O aspecto mais importante na hora de escolher um modelo é que você se sinta confortável com ele.

No mercado existem várias marcas, modelos e tamanhos. A medida do seu tamanho é determinada pela altura do coletor e pela capacidade, ou seja, a quantidade de líquido que ele pode armazenar. Geralmente, essa medida varia de 12 a 50 mililitros.

Outro aspecto não menos importante é a flexibilidade de suas paredes, que estará intimamente relacionada ao material de fabricação. A rigidez do coletor deve ser suficiente para conter o fluxo, sem causar desconforto ou dor quando colocado.

Recomenda-se optar por um modelo de altura curta e paredes flexíveis para começar. Dessa forma, será mais fácil se familiarizar com a colocação, a substituição e a sensação gerada pelo seu uso.

Antes de adquirir um modelo, é importante pedir conselhos a um familiar, ao ginecologista ou a vendedores desse item.

Como se usa o coletor menstrual?

Após a primeira menstruação, a conversa entre mãe e filha é fundamental para explicar o que está acontecendo com o corpo da adolescente. Além disso, as meninas pode tirar dúvidas e aprender hábitos de higiene feminina.

No caso de optar pelos coletores, é importante saber tudo sobre eles, principalmente as vantagens do seu uso. Você deve saber que é um item de higiene totalmente seguro para a saúde e que não deve gerar qualquer incômodo ou desconforto.

Também é importante aprender todas as etapas necessárias para o posicionamento correto. Você deve saber que no início seu uso pode ser um pouco desconfortável, mas com a prática tudo será mais fácil do que com absorventes internos ou externos.

adolescente coloca copo menstrual dobrado em silicone flexível

A seguir, detalhamos o passo a passo para você aprender a usar o coletor menstrual:

  1. Deve-se esterilizar o coletor após comprá-lo, imergindo-o em água fervente por 3 minutos.
  2. Lave as mãos com água e sabão antes e depois de colocá-lo.
  3. Procure relaxar na hora de colocá-lo, para que sua entrada seja mais fácil.
  4. Adote a posição mais confortável para inseri-lo, levantando uma perna ou posicionando-se sobre uma superfície fixa.
  5. Dobre o coletor da maneira que for mais confortável para você e coloque-o dentro da vagina. Uma vez lá, você deve parar de sentir desconforto. Caso esteja sentindo incômodos, experimente um tamanho menor.
  6. Retire após 4 horas para esvaziá-lo, limpe e coloque-o de volta. Com os usos repetidos é possível que o coletor aguente até 12 horas sem causar perdas, mas isso vai depender de cada mulher.
  7. Quando a menstruação terminar, certifique-se de lavá-lo e esterilizá-lo adequadamente.

Quais são as vantagens de usar o coletor menstrual?

O coletor menstrual é um método seguro e com muitas vantagens para a sua higiene e saúde. Vamos ver alguns dos benefícios desse artigo de higiene íntima:

Previne infecções e é hipoalergênico

É feito de silicone medicinal, um material que impede o crescimento de germes, não resseca as paredes vaginais e é hipoalergênico. Dessa forma, não irrita, não causa alergias e não interfere no pH da vagina.

Seu uso correto favorece a prevenção da vaginose bacteriana, que pode ocorrer durante o período menstrual.

Respeita o meio ambiente

O coletor menstrual é reutilizável e dependendo do material, pode durar de 10 a 15 anos. Por isso é considerado uma alternativa ecológica para a higiene feminina.

É higiênico

Embora o primeiro contato com o sangue possa gerar sensações desagradáveis, a verdade é que o coletor menstrual mantém a higiene íntima. Além de coletar o fluxo, não deixa odores, resíduos ou produtos químicos na vagina.

Oferece conforto

Depois de se acostumar com o uso, torna-se muito mais confortável do que um absorvente interno ou externo. Principalmente se você costuma praticar atividades como dança ou natação. Além disso, oferece até 12 horas de proteção.

Colabora com suas finanças

Embora adquirir um modelo seja mais caro do que as outras alternativas, é uma despesa única. Por isso, em longo prazo acaba sendo a opção mais barata.

Promove o autoconhecimento

Ao entrar em contato com sua área íntima, você poderá entender melhor as mudanças em seu corpo, como o ciclo menstrual e suas características.

menstruação alternativas período calendário copo tampão toalha higiene feminina

De acordo com um artigo publicado pela revista The Lancet, que analisou as experiências de mais de 3000 mulheres e meninas em todo o mundo, concluiu-se que o uso do coletor menstrual é seguro e eficaz.

Lembre-se de a escolha é sua!

Apesar das inúmeras vantagens de sua utilização, há que considerar o fato de que pode haver dificuldades de adaptação ou até medo de utilizar o coletor..

Por isso, é importante respeitar sua decisão, seja a favor ou contra o uso. Algumas mulheres vão querer amá-lo desde a primeira menstruação, enquanto outras podem precisar de mais tempo para se acostumar.

As mudanças no seu corpo e na sua mente são muito intensas nessa fase da sua vida, então você deve procurar o que faz você se sentir bem. Inclusive durante aqueles dias.

Pode interessar a você...
Curiosidades sobre o ciclo menstrual e a concepção
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Curiosidades sobre o ciclo menstrual e a concepção

O funcionamento do aparelho reprodutor feminino é relativamente complexo. Neste artigo, vamos abordar a relação entre o ciclo menstrual e a concepç...



  • Arenas, C. (2020). Aceptabilidad y seguridad de la Copa Menstrual: Revisión sistemática de la literatura. Revista Colombiana de Obstetricia y Ginecología vol. 71, núm. 2, 2020.
  • Beksinska M. (2015). Acceptability and performance of the menstrual cup in South Africa: a randomized crossover trial comparing the menstrual cup to tampons or sanitary pads. Recuperado de: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25682816/
  • Juma J (2017). Examining the safety of menstrual cups among rural primary school girls in western Kenya: observational studies nested in a randomised controlled feasibility study. Recuperado de: https://bmjopen.bmj.com/content/7/4/e015429
  • Prado, M (2020). La copa menstrual, una alternativa de higiene femenina. Revisión de la literatura. Revista Chilena de Obstetricia y Ginecología 2020; 85(1): 99 – 109.
  • UNICEF (2019). Guide to menstrual hygiene materials. Recuperado de: https://www.unicef.org/media/91346/file/UNICEF-Guide-menstrual-hygiene-materials-2019.pdf