Como ajudar as crianças que se acomodam na reclamação

As crianças costumam reclamar de tudo, estão em pleno desenvolvimento e isso é normal. O problema aparece quando elas se acomodam na denúncia e a utilizam como recurso para manipular os pais. Daremos algumas dicas que podem ajudar você.
Como ajudar as crianças que se acomodam na reclamação
Mara Amor López

Escrito e verificado por a psicóloga Mara Amor López.

Última atualização: 26 setembro, 2022

É normal que as crianças reclamem e protestem quando discordam de algo, se sentem desconfortáveis ou querem expressar seu descontentamento com uma situação. No entanto, mesmo que esse comportamento seja normal, elas podem usá-lo como forma de manipular seus pais. Dessa forma, elas se acomodam na reclamação para conseguir o que querem.

O problema surge quando não há justificativa e o protesto é usado para evitar responsabilidades ou como forma de se fazer de vítima para os adultos. Por isso, é importante que tenhamos empatia com nossos filhos e entendamos que muitas vezes eles agem assim porque não sabem agir de outra forma. É por isso que os pais devem ensinar-lhes outras maneiras de lidar com as coisas que os incomodam ou desagradam. Neste artigo, daremos alguns conselhos.

Por que as crianças se acomodam na reclamação?

As crianças geralmente reclamam porque é a maneira delas de expressar coisas com as quais não se sentem confortáveis ou não gostam. Além disso, sua personalidade está em pleno desenvolvimento e elas buscam reafirmar sua identidade.

O que devemos observar é que a criança não utiliza a queixa como forma de expressar algo que não sabe fazer com outras palavras. Por exemplo, se uma criança reclama de ter que ir a um determinado local, é necessário investigar o que está acontecendo para que ela não se sinta confortável ali.

Ao contrário, quando ela usa a reclamação para nos manipular, então os pais devem intervir para ensinar outra forma de agir que a ajude a expressar suas emoções de outra forma.

Quando surgem reclamações ou birras por parte das crianças, não devemos ceder para evitar um possível mau momento. Caso contrário, tais comportamentos aumentarão.

Como podemos lidar com a reclamação quando a criança a utiliza como meio de manipulação?

Muitas crianças descobrem na queixa um recurso que está sempre à sua disposição e que utilizam no dia a dia. Nesses casos, podemos identificar que elas a utilizam para nos manipular quando a ação vem acompanhada de birras e busca por atenção. Esses comportamentos, se não corrigidos a tempo, podem aumentar de intensidade.

Muitos pais, diante dessas situações que podem ocorrer em público, cedem para evitar aquele momento desagradável, mas isso só agrava o problema e o torna crônico. O pequeno saberá que esse recurso funciona e o repetirá a qualquer momento para conseguir o que deseja.

Como ajudar crianças que reclamam o tempo todo

Se nosso filho está constantemente reclamando sem motivo, aqui estão algumas dicas para ajudar:

1. Não ceda às reclamações

Quando a criança não para de reclamar, ela pode acabar com a paciência dos pais, os quais concordam com seus pedidos para que ela fique quieta. Nesse caso, o ideal não é ceder, mas conversar como de costume, aparentar normalidade e continuar com nossas coisas. Quando vemos que o pequeno começa a falar com mais calma, aí podemos negociar uma solução.

2. Mantenha a calma

Embora às vezes as queixas de nossos filhos possam nos fazer perder os nervos, isso não nos ajudará em nada. A criança vai choramingar e fazer birras com choro e gritos por nossa atenção. Se isso acontecer, devemos evitar olhar para ela, ignorando-a. Em vez disso, se a repreendermos por esse comportamento, estaremos dando um reforço negativo, fazendo-a entender que conseguiu chamar nossa atenção.

É por isso que você tem que se manter calma e ser firme. Por exemplo, podemos dizer “Por favor, não me chute porque assim você me machuca, eu não gosto e dói”. Se gritarmos para expressar nossa raiva, ensinamos a criança a agir dessa maneira também.

3. Sempre mostre seu amor

Quando as crianças se acomodam na reclamação fazendo birras, elas podem desencadear situações desagradáveis para os pais. De qualquer forma, os adultos devem estar perto e esperar que elas se acalmem. Quando isso acontecer, devemos abraçá-las e conversar sobre o que aconteceu. Você tem que ajudá-las a colocar em palavras o que elas sentem e explicar a elas que existem outras maneiras de expressar o que está acontecendo com elas.

É importante mostrar empatia com a criança, falar sobre o que aconteceu e ensiná-la quais são as formas adequadas de se expressar. Ao contrário, a raiva e os gritos do adulto nada mais fazem do que validar o comportamento da criança.

4. Ensine que suas emoções são válidas, mas certos comportamentos não são

Você tem que fazer as crianças entenderem que suas emoções são válidas, mas o que elas precisam fazer é encontrar outras formas mais apropriadas de expressá-las. É normal que sintam frustração, aborrecimento, raiva ou desgosto, mas precisam exteriorizar esses sentimentos de outra forma para não se acomodarem na queixa e acabarem se vitimizando.

5. Mostre empatia e promova a gestão emocional

É importante que saibamos nos colocar no lugar dos nossos filhos e entender por que eles constantemente ficam com raiva e reclamam. O ideal é conversar com eles para saber como se sentem e encontrar juntos as palavras mais apropriadas para expressar os sentimentos e pensamentos de determinado momento.

É importante ajudar as crianças que se acomodam na queixa

Muitas crianças se acomodam na queixa como forma de manipular ou bancar a vítima com os pais para atingir seus objetivos. Quando isso acontece, temos que agir para que esse comportamento não vá além. Deve-se entender que as crianças se manifestam dessa forma porque estão aprendendo e não conhecem outra forma de agir. É por isso que, em primeiro lugar, devemos mostrar-lhes nosso amor e ter muita paciência.


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