Como cuidar das mamas após o parto?

As mamas são uma das partes do corpo que mais mudam durante a gravidez e o pós-parto. Por isso, existem algumas medidas que ajudam a cuidar delas.
Maria del Carmen Hernandez

Escrito e verificado por a dermatologista Maria del Carmen Hernandez.

Última atualização: 08 julho, 2023

Após o parto, as mamas podem sofrer algumas alterações que exigirão cuidados para evitar complicações ou lesões na pele. Em geral, parecem estar pesadas e sensíveis. Portanto, com essas dicas, você poderá evitar irritações e dores.

Dicas para cuidar das mamas após o parto

A mama após o parto muda tanto de forma quanto de tamanho, pois se prepara para amamentar, aumentando o tecido mamário e as glândulas produtoras de leite.

Escolher o sutiã correto

Usar o tamanho correto do sutiã é a coisa mais importante. Ou seja, se o sutiã estiver muito apertado, pode causar irritação ou obstrução de um dos ductos torácicos. O ideal é que seja 100% algodão e que proporcione conforto, com alças largas que não causem marcas nos ombros ou nas costas. Um sutiã mal ajustado, especialmente ao praticar esportes, pode causar lesões e dores.

Fazer massagens suaves para cuidar das mamas após o parto

Através de massagens circulares e suaves, pretende-se estimular a circulação sanguínea e a consequente renovação da camada mais superficial da pele. Esses movimentos ajudam a manter a pele tonificada e firme, incluindo o decote. Até a ioga e a natação são atividades que contribuem para trabalhar a região, pois favorecem a drenagem linfática e a tonificação dos músculos peitorais.

Massagens na região do peito servem para estimular a circulação sanguínea. Elas devem ser feitas de forma circular e suave.

Controlar o peso corporal

Embora os ligamentos e as glândulas mamárias não se beneficiem do exercício físico, os músculos peitorais, que ficam abaixo deles, se beneficiam. Por isso, tonificar a área ajuda a manter os seios menos flácidos.

Flexões, repetições com peso e prensas no peito são os exercícios ideais para adicionar à sua rotina. Além disso, controlar o peso com uma alimentação variada e completa, rica em vegetais e grãos integrais também é essencial. Nesse sentido, recomenda-se substituir as gorduras animais saturadas com alto teor de colesterol por vitamina B, azeite e vitamina E, que ajudam a prevenir rugas e melhorar a elasticidade e tonicidade da pele.

Prevenir o inchaço dos seios

O uso de compressas de gelo ou compressas frias ajuda a reduzir a dor ou desconforto nas mamas. Além disso, a amamentação frequente evita que o leite obstrua os dutos de leite. Além disso, as massagens também ajudam a acalmar a inflamação e a dor dos seios da face congestionados. No entanto, naqueles casos em que o inchaço é acompanhado de febre, é recomendável ir ao médico.

Aplicar leite materno no mamilo

Para evitar mamilos doloridos, você deve garantir a pega correta do bebê na mama. Ou seja, a boca do lactente deve ficar bem aberta e cobrir toda a aréola. Mesmo manter o leite materno nos mamilos ajuda a lubrificar e proteger para evitar futuras rachaduras ou fissuras. Outros produtos que ajudam a prevenir bolhas, sangramento, rachaduras ou sensibilidade incluem o seguinte:

  • Azeite de coco ou oliva.
  • Lanolina.
  • Cremes à base de calêndula.

No entanto, se os mamilos estiverem sangrando, recomenda-se uma consulta médica.

Hidratar a região do peito todos os dias ajuda a manter a pele hidratada. Além disso, ajuda a prevenir o desenvolvimento de estrias, pois evita que as fibras elásticas e colágenas enrijeçam, quebrem e deixem marcas lineares.

Usar hidratante

Hidratar a superfície da pele todos os dias, principalmente a região das mamas, ajuda a manter a pele hidratada e firme. Para isso, as emulsões com alto teor de vitamina E, alantoína ou ácido hialurônico são as mais recomendadas. Além disso, uma esfoliação corporal suave, com cremes ou esponjas vegetais, contribui para a eliminação das células mortas para estimular a circulação sanguínea e restaurar a própria elasticidade da pele.

Aplicar protetor solar diariamente

Os danos causados pela exposição repetitiva e prolongada aos raios ultravioleta na superfície da pele são bem conhecidos. Portanto, é aconselhável não apenas evitar a exposição solar em horários extremos, mas também aplicar proteção todos os dias do ano. O ideal é optar por um protetor solar de amplo espectro, com alta proteção (+50) e renová-lo a cada duas horas se estiver exposta aos raios solares. Existem até protetores com cor para usar como maquiagem também.

Cuidados com as mamas após o parto e durante a gravidez

Algumas alterações fisiológicas não podem ser evitadas, como a mudança de cor do mamilo, o aumento de tamanho ou o desconforto da carga de leite. Porém, é possível prevenir a flacidez das mamas e o aparecimento de estrias e fissuras. Portanto, tente seguir todos os conselhos propostos para cuidar das mamas após o parto e, assim, evitar complicações mais difíceis de administrar.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Hodges AL, Walker DK. Skin Care for Women. Nurs Womens Health. 2017 Dec 2016 – Jan;20(6):609-613. doi: 10.1016/j.nwh.2016.10.001. PMID: 27938801. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27938801/
  • Serpone N. Sunscreens and their usefulness: have we made any progress in the last two decades? Photochem Photobiol Sci. 2021 Feb;20(2):189-244. doi: 10.1007/s43630-021-00013-1. Epub 2021 Feb 18. PMID: 33721254. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33721254/
  • Mariani Neto C, de Albuquerque RS, de Souza SC, Giesta RO, Fernandes APS, Mondin B. Comparative Study of the Use of HPA Lanolin and Breast Milk for Treating Pain Associated with Nipple Trauma. Rev Bras Ginecol Obstet. 2018 Nov;40(11):664-672. English. doi: 10.1055/s-0038-1675180. Epub 2018 Oct 29. PMID: 30372779. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30372779/

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.