Como ensinar uma criança a organizar as coisas de maneira simples?

· 13 de abril de 2018
Ser organizado é uma qualidade que influencia em muitos aspectos da vida. Ensinar as crianças a organizar suas coisas desde quando ainda são pequenas, será um investimento para o futuro.

Ensinar uma criança a organizar não é tarefa fácil. A perspectiva que se tem como pai ou mãe sobre um quarto organizado não será a mesma que seu filho pequeno tem.

Portanto, convém que você o ensine a ser responsável neste sentido. Como conseguir? Te ajudaremos a seguir.

Seja compreensivo para que se motive

Sua finalidade deve ser que seu filho mantenha o quarto organizado e isso se transforme em um padrão de vida, ou seja, que seu quarto não seja sempre um campo de batalha e que a criança não deixe suas coisas espalhadas por toda a casa.

Mas não espere atingir este objetivo com uma reprimenda ou em um tempo recorde.

Terá que se munir de paciência e ir alcançando o objetivo progressivamente. Algo que pode te ajudar é dar uma mão à criança, por exemplo.

Se seu filho te vê recolhendo os brinquedos, isso pode motivá-lo a fazê-lo também. Mas não são só os brinquedos, também pode ser as roupas, os sapatos, a bicicleta, os livros, etc. De forma que ele vá se habituando à rotina de devolver todas as coisas usadas ao seu lugar correspondente.

Você também não deverá fazer todo o trabalho por ele, mas para formar um padrão de vida sempre é preciso um modelo. E seu bom exemplo se fará notar.

6 conselhos para ensinar uma criança a organizar suas coisas

À medida que seu filho cresce, vai formando em sua personalidade uma série de reações. Por isso em alguns casos terá que planejar bem para que seu filho participe do recolhimento das coisas.

As crianças pequenas requerem não só motivação, mas também aprender com o exemplo e por meio do jogo.

1.- Faça um desafio

Porque não o desafia? Pergunte-o: Quem recolhe mais coisas em um minuto? Se seu filho se sente envolvido nesta corrida contra o tempo e contra você, com certeza vai ser animar a recolher grande parte de suas coisas.

2.- Estabeleça um lugar para guardar cada coisa

Se seu filho tem um quarto próprio, trate de adequá-lo para que ele tenha espaço e saiba onde deve colocar cada coisa. Para isso, você pode colocar caixas em lugares acessíveis para ele.

E se o quarto permite, é bom que haja uma parte ou um cantinho dele para cada coisa. Um canto para brinquedos, outro para estudo, e assim sucessivamente.

3.- Torne o espaço atrativo

Se você tem uma estante, poderia pintá-la ou sinalizá-la com algo que represente a criança. Um lugar para os cadernos, uma prateleira para os ursos de pelúcia, uma caixa para as bolas, etc. Assim seu filho poderá identificar com facilidade em que lugar cada objeto que ele usou deve ser guardado.

Procure deixar ao eu alcance os brinquedos que ele mais usa. Desta maneira, quando quiser pegá-los não terá que mexer em todo o quarto ou tirar todos os outros brinquedos para encontrá-los.

4.- Facilite o seu trabalho

Se há na casa outro quarto de uso comum onde seu filho habitualmente também brinca, separe ali um lugar para ele colocar ou guardar seus jogos, de forma que não seja para ele uma carga muito pesada ter que recolher tudo e transportar de novo ao seu quarto.

5.- Reduza a quantidade de coisas para organizar

Ensinar a criança a organizar implica também em outras coisas, como por exemplo, incentivá-lo a se desfazer do que já não usa mais. Existem muitos lugares que recolhem roupas ou brinquedos usados sem a necessidade de jogá-los no lixo.

6.- Crie um ambiente relaxado

Tente ver as coisas através dos olhos da crianças. Lembre que elas estão em um processo de aprendizagem e formação no qual a curiosidade é muito grande. Assim, é comum pra ela brincar com tudo o que estiver ao seu redor.

Deixe-a criar um ambiente às vezes desorganizado, mas com plena liberdade de escolher e com o dever de guardar depois.

Benefícios de aprender a organizar

Quando você é pai ou mãe, pode ser muito fácil perder a paciência. Por isso, ensinar uma criança a organizar requer tempo e esforço, mas vale a pena pelos benefícios que proporciona:

  • Contribui para que a criança organize frequentemente seu mundo externo e interno.
  • Ela vai conseguir localizar as coisas com rapidez em seu lugar.
  • Ajuda em seus hábitos de higiene e limpeza.
  • Prepara para as outras etapas da vida.

Finalmente, lembre que ensinar uma criança a organizar anda de mãos dadas com o exemplo: surtirá mais efeito aquilo que seu filho ver você fazendo, do que aquilo que você disser a ele. Se fizer assim, com certeza ele aprenderá a cuidar de suas coisas.

Recomendados para você