Como prevenir e tratar marcas de catapora

A catapora é uma doença caracterizada por erupção cutânea e febre. Se os cuidados corretos forem tomados, as marcas podem ser evitadas no futuro.
Como prevenir e tratar marcas de catapora
Maria del Carmen Hernandez

Escrito e verificado por a dermatologista Maria del Carmen Hernandez.

Última atualização: 28 novembro, 2022

As marcas de varicela são lesões que raramente podem ser evidenciadas na consulta médica. Isso se deve às medidas e aos cuidados tomados durante a doença para evitar sua evolução. É uma patologia altamente contagiosa que apresenta prurido intenso e consequente coceira, com a posterior geração de lesões cicatriciais.

O que é a catapora?

A catapora é uma doença infecciosa de origem viral com grande poder contagioso que acomete preferencialmente crianças. De fato, mais de 90% das pessoas não vacinadas são infectadas. Além disso, ocorre em diferentes idades e em diferentes partes do mundo.

Os sintomas típicos incluem uma erupção cutânea intensamente pruriginosa com bolhas vermelhas, acompanhada de febre baixa. Além disso, a erupção se desenvolve primeiro no rosto e no tronco. Em seguida, espalha-se para o couro cabeludo, braços e pernas. A coceira intensa é o maior problema da patologia, pois geralmente dificulta o sono.

Como prevenir as marcas da catapora?

A doença da varicela é caracterizada pela presença de diferentes tipos de lesões cutâneas simultaneamente. Ou seja, bolhas, crostas ou lesões residuais podem ser observadas ao mesmo tempo. A seguir, saiba como prevenir as marcas causadas por essa condição.

Embora a catapora afete principalmente crianças, os adultos também podem contraí-la. Evitar coçar, entre outras medidas, é fundamental para evitar que as marcas permaneçam após a doença.

Evite coçar

O sintoma que predomina é a coceira extrema, que gera uma necessidade urgente de coçar. Marcas residuais tendem a ocorrer quando as lesões de catapora são esfregadas. Evitar isso é uma das premissas a ser respeitada, pois evita a superinfecção da superfície da pele e cicatrizes no futuro. Além disso, aparar as unhas e limpá-las ajuda a evitar esfregar e infectar as lesões.

Use roupas apropriadas

A coceira pode ser acentuada pelo uso de certas roupas. Por isso, recomenda-se usar aquelas que são mais soltas e feitas de fibras naturais. Tecidos sintéticos e muito justos não acalmam a sensação de coceira e podem causar irritação em peles sensíveis ou em lesões desenvolvidas na catapora. Mesmo o uso de muitas roupas ao mesmo tempo estimula a transpiração e a consequente coceira.

Aplique proteção solar

Como todas as cicatrizes recentes, as lesões residuais da varicela não devem ser expostas aos raios ultravioleta. Para isso, devem estar cobertas com roupas e você deve usar sempre protetor solar.

Este deve ter FPS 50 ou mais e sua aplicação deve ser renovada a cada duas horas. A exposição solar provoca estimulação da melanogênese e hiperpigmentação das lesões. Por sua vez, a American Academy of Dermatology Association recomenda fortemente o uso de protetor solar nas cicatrizes para prevenir o desenvolvimento de câncer de pele.

Recorra à medicação antipruriginosa

Quando a coceira é muito intensa, é inevitável coçar as lesões e até machucá-las. Portanto, é aconselhável ir a um médico especialista para receber a indicação de um medicamento anti-histamínico que acalme o prurido e não gere marcas posteriores. A medicação para aliviar os sintomas pode ser por via oral, por meio de comprimidos ou cápsulas, ou por meio de agentes tópicos. Loções de calamina e pílulas de cetirizina são exemplos conhecidos.

Ir ao médico para receber a indicação de um medicamento anti-histamínico é a melhor opção. Com sua aplicação nas feridas, é possível acalmar a coceira e evitar marcas no futuro.

Tome medidas de higiene no banheiro

Na hora do banho e das duchas, o ideal é usar água morna e a duração do banho deve ser curto. Isso ajuda a manter a camada lipídica protetora da pele intacta para evitar mais irritação. Além disso, o uso de sabonetes neutros ou syndet mantém a pele hidratada e reduz as chances de coceira devido ao ressecamento da pele.

Use óleo de rosa mosqueta

Atualmente, existem vários óleos com funções medicinais. Uma delas é a rosa mosqueta, muito útil para o cuidado da superfície da pele. Tem características benéficas importantes no tratamento de estrias, cicatrizes e flacidez da pele. Isso se deve ao seu alto teor de ácidos graxos poliinsaturados, ácido linoleico , ácido linolênico e vitaminas A, E e C (associadas à síntese de colágeno).

De acordo com estudos no Journal of Cosmetic, Dermatological Sciences and Applications, o uso de óleo de rosa mosqueta duas vezes ao dia durante 3 meses pode beneficiar a aparência de uma cicatriz.

Melhor prevenir do que tratar as marcas de catapora

Embora as marcas que se desenvolvem por ter sofrido de catapora sejam tratáveis, o ideal é preveni-las no momento da doença. Os cuidados mais importantes para não ficar com essas marcas são o uso de protetor solar diário e constante e evitar coçar as lesões. Ou seja, as crostas devem cair por conta própria.

Pode interessar a você...
Os perigos de dar ibuprofeno para crianças com catapora
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Os perigos de dar ibuprofeno para crianças com catapora

Dar ibuprofeno para uma criança que está com catapora é algo mais comum de acontecer do que deveria. Inclusive os médicos costumam receitar com fre...


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Mármol I, Sánchez-de-Diego C, Jiménez-Moreno N, Ancín-Azpilicueta C, Rodríguez-Yoldi MJ. Therapeutic Applications of Rose Hips from Different Rosa Species. Int J Mol Sci. 2017 May 25;18(6):1137. doi: 10.3390/ijms18061137. PMID: 28587101; PMCID: PMC5485961.
  • Facts about chickenpox. Paediatr Child Health. 2005 Sep;10(7):413-4. doi: 10.1093/pch/10.7.413. PMID: 19668650; PMCID: PMC2722564.
  • Tebruegge M, Kuruvilla M, Margarson I. ¿El uso de calamina o antihistamínico proporciona alivio sintomático del prurito en niños con infección por varicela zóster? Arch Dis Child. Diciembre de 2006; 91 (12): 1035-6. doi: 10.1136 / adc.2006.105114. PMID: 17119083; PMCID: PMC2082986.
  • Johnson AW. Soap opera and winter itch: synthetic detergent bars (syndets) provide superior mildness compared with soaps. Skinmed. 2004 Sep-Oct;3(5):251; author reply 251-3. doi: 10.1111/j.1540-9740.2004.03685.x. PMID: 15459993.

Os conteúdos de Sou Mamãe servem apenas para fins educacionais e informativos. Em nenhum momento substituem o diagnóstico, o aconselhamento ou o tratamento de um profissional. Em caso de dúvida, é recomendável consultar um especialista de confiança.