Como prevenir e tratar marcas de catapora
As marcas de varicela são lesões que raramente podem ser evidenciadas na consulta médica. Isso se deve às medidas e aos cuidados tomados durante a doença para evitar sua evolução. É uma patologia altamente contagiosa que apresenta prurido intenso e consequente coceira, com a posterior geração de lesões cicatriciais.
O que é a catapora?
A catapora é uma doença infecciosa de origem viral com grande poder contagioso que acomete preferencialmente crianças. De fato, mais de 90% das pessoas não vacinadas são infectadas. Além disso, ocorre em diferentes idades e em diferentes partes do mundo.
Os sintomas típicos incluem uma erupção cutânea intensamente pruriginosa com bolhas vermelhas, acompanhada de febre baixa. Além disso, a erupção se desenvolve primeiro no rosto e no tronco. Em seguida, espalha-se para o couro cabeludo, braços e pernas. A coceira intensa é o maior problema da patologia, pois geralmente dificulta o sono.
Leia também: O que fazer se meu filho pegar catapora?
Como prevenir as marcas da catapora?
A doença da varicela é caracterizada pela presença de diferentes tipos de lesões cutâneas simultaneamente. Ou seja, bolhas, crostas ou lesões residuais podem ser observadas ao mesmo tempo. A seguir, saiba como prevenir as marcas causadas por essa condição.
Evite coçar
O sintoma que predomina é a coceira extrema, que gera uma necessidade urgente de coçar. Marcas residuais tendem a ocorrer quando as lesões de catapora são esfregadas. Evitar isso é uma das premissas a ser respeitada, pois evita a superinfecção da superfície da pele e cicatrizes no futuro. Além disso, aparar as unhas e limpá-las ajuda a evitar esfregar e infectar as lesões.
Use roupas apropriadas
A coceira pode ser acentuada pelo uso de certas roupas. Por isso, recomenda-se usar aquelas que são mais soltas e feitas de fibras naturais. Tecidos sintéticos e muito justos não acalmam a sensação de coceira e podem causar irritação em peles sensíveis ou em lesões desenvolvidas na catapora. Mesmo o uso de muitas roupas ao mesmo tempo estimula a transpiração e a consequente coceira.
Aplique proteção solar
Como todas as cicatrizes recentes, as lesões residuais da varicela não devem ser expostas aos raios ultravioleta. Para isso, devem estar cobertas com roupas e você deve usar sempre protetor solar.
Este deve ter FPS 50 ou mais e sua aplicação deve ser renovada a cada duas horas. A exposição solar provoca estimulação da melanogênese e hiperpigmentação das lesões. Por sua vez, a American Academy of Dermatology Association recomenda fortemente o uso de protetor solar nas cicatrizes para prevenir o desenvolvimento de câncer de pele.
Recorra à medicação antipruriginosa
Quando a coceira é muito intensa, é inevitável coçar as lesões e até machucá-las. Portanto, é aconselhável ir a um médico especialista para receber a indicação de um medicamento anti-histamínico que acalme o prurido e não gere marcas posteriores. A medicação para aliviar os sintomas pode ser por via oral, por meio de comprimidos ou cápsulas, ou por meio de agentes tópicos. Loções de calamina e pílulas de cetirizina são exemplos conhecidos.
Você pode se interessar: 10 dicas para tratar a dermatite de contato
Tome medidas de higiene no banheiro
Na hora do banho e das duchas, o ideal é usar água morna e a duração do banho deve ser curto. Isso ajuda a manter a camada lipídica protetora da pele intacta para evitar mais irritação. Além disso, o uso de sabonetes neutros ou syndet mantém a pele hidratada e reduz as chances de coceira devido ao ressecamento da pele.
Use óleo de rosa mosqueta
Atualmente, existem vários óleos com funções medicinais. Uma delas é a rosa mosqueta, muito útil para o cuidado da superfície da pele. Tem características benéficas importantes no tratamento de estrias, cicatrizes e flacidez da pele. Isso se deve ao seu alto teor de ácidos graxos poliinsaturados, ácido linoleico , ácido linolênico e vitaminas A, E e C (associadas à síntese de colágeno).
De acordo com estudos no Journal of Cosmetic, Dermatological Sciences and Applications, o uso de óleo de rosa mosqueta duas vezes ao dia durante 3 meses pode beneficiar a aparência de uma cicatriz.
Melhor prevenir do que tratar as marcas de catapora
Embora as marcas que se desenvolvem por ter sofrido de catapora sejam tratáveis, o ideal é preveni-las no momento da doença. Os cuidados mais importantes para não ficar com essas marcas são o uso de protetor solar diário e constante e evitar coçar as lesões. Ou seja, as crostas devem cair por conta própria.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Mármol I, Sánchez-de-Diego C, Jiménez-Moreno N, Ancín-Azpilicueta C, Rodríguez-Yoldi MJ. Therapeutic Applications of Rose Hips from Different Rosa Species. Int J Mol Sci. 2017 May 25;18(6):1137. doi: 10.3390/ijms18061137. PMID: 28587101; PMCID: PMC5485961.
- Facts about chickenpox. Paediatr Child Health. 2005 Sep;10(7):413-4. doi: 10.1093/pch/10.7.413. PMID: 19668650; PMCID: PMC2722564.
- Tebruegge M, Kuruvilla M, Margarson I. ¿El uso de calamina o antihistamínico proporciona alivio sintomático del prurito en niños con infección por varicela zóster? Arch Dis Child. Diciembre de 2006; 91 (12): 1035-6. doi: 10.1136 / adc.2006.105114. PMID: 17119083; PMCID: PMC2082986.
- Johnson AW. Soap opera and winter itch: synthetic detergent bars (syndets) provide superior mildness compared with soaps. Skinmed. 2004 Sep-Oct;3(5):251; author reply 251-3. doi: 10.1111/j.1540-9740.2004.03685.x. PMID: 15459993.