10 doenças infantis que podem ser evitadas ao lavar as mãos

Lavar as mãos de forma adequada é um hábito de higiene essencial para crianças e adultos. Com apenas alguns segundos é possível prevenir inúmeras doenças. Você sabe quais? Vamos contar a seguir.
10 doenças infantis que podem ser evitadas ao lavar as mãos

Última atualização: 26 abril, 2022

Muitas doenças infantis são transmitidas por mãos sujas, como gastroenterites e doenças respiratórias. Ano após ano, essas condições representam as principais causas de morbidade e absenteísmo escolar e laboral. E com uma simples ação, como lavar as mãos de forma correta, é possível conseguir uma grande mudança.

A seguir, contaremos por que esse hábito é considerado um dos métodos mais eficazes para impedir a propagação de doenças.

Doenças infantis que podem ser evitadas ao lavar as mãos

Promover a lavagem adequada das mãos é uma medida econômica e eficaz para reduzir o risco de adoecer. Especialmente em crianças pequenas, que tendem a colocar objetos ou as mãos na boca, e em crianças em idade escolar, que permanecem em contato próximo com outras crianças e compartilham objetos comuns.

Inúmeras organizações internacionais de saúde lançaram campanhas para conscientizar a população sobre a importância de incluir essa diretriz de higiene no dia a dia. E de fato, todos os anos em 15 de outubro é comemorado o Dia Internacional de Lavar as Mãos, por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Você sabe quais patologias podem ser prevenidas se você mantiver as mãos limpas? Nós vamos contar abaixo.

1. Conjuntivite

A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, que é a camada mais fina e transparente que cobre a superfície interna da pálpebra. As causas podem ou não ser infecciosas (como alergias e produtos químicos) e as manifestações variam de acordo com o tipo de patologia.

De acordo com as recomendações dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), lavar as mãos de maneira adequada é a melhor medida para limitar a propagação de germes que causam conjuntivite.

Doenças que se pode prevenir ao lavar as mãos: conjuntivite.
A conjuntivite pode ser de vários tipos, mas as infecciosas são frequentes e podem ser prevenidas ao lavar as mãos.

2. Catapora

A catapora é uma infecção infantil muito comum causada pelo vírus varicela-zoster. É mais comum em crianças do que em adultos e seu curso geralmente é leve. No entanto, quando os adultos a contraem, podem apresentar condições mais graves.

Entre seus sintomas característicos podemos citar a febre, que dias depois é acompanhada por uma erupção cutânea que causa muita coceira. Essas lesões têm a aparência de picadas que se transformam em bolhas e depois crostas.

A transmissão do vírus é realizada pelo contato direto entre as pessoas, seja pela pele ou por secreções respiratórias. O vírus também contamina mãos e superfícies.

Você pode gostar de ler: O que é cianose ou pele roxa?

3. Salmonelose

A salmonelose é um tipo de gastroenterite e seus sintomas começam de 6 a 48 horas após a ingestão de alimentos ou água contaminados com bactérias do grupo Salmonella.

Algumas de suas manifestações são vômitos, diarreia, náusea e dor abdominal. Pode até haver evidência de dor de cabeça e dores musculares, embora nem sempre estejam presentes.

4. Giardíase

A giardíase é uma infecção do intestino delgado causada por parasitas da família Giardia. Geralmente apresenta-se com diarreia aquosa e fétida, náuseas, vômitos, dor abdominal e flatulência. Ao contrário da tabela anterior, essas gastroenterites tendem a ser mais prolongadas no tempo do que as bacterianas.

A ingestão de água contaminada com cistos do parasita ou o contato direto com uma pessoa que os carrega nas mãos causa infecção. Portanto, a higiene das mãos e o saneamento ambiental são fatores-chave para limitar a transmissão.

O ato de lavar as mãos é considerado um dos principais métodos para reduzir o risco de transmissão de agentes infecciosos pelas vias respiratória, de contato e fecal-oral.

5. Infecções de pele

O impetigo é uma infecção bacteriana da pele muito comum em crianças. A bactéria que o causa pode ser adquirida através do contato direto com as lesões de outra pessoa.

6. Pneumonia

As infecções respiratórias, incluindo a pneumonia, são uma das principais causas de morte em crianças menores de 5 anos. Felizmente, há evidências a favor da lavagem das mãos com água e sabão como um método eficaz para preveni-las.

7. Gripe

O resfriado comum ou a gripe também são condições comuns na infância, especialmente nos meses frios do ano. Por esse motivo, os especialistas recomendam esfregar bem as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos para garantir uma eliminação correta dos germes.

O ideal é enxaguar todas as superfícies das mãos e unhas, estendendo a lavagem até os pulsos.

8. Resfriado

O resfriado comum é transmitido direta ou indiretamente pelas mãos. Isso ocorre porque as secreções respiratórias as contaminam muito facilmente ao tossir, espirrar ou limpar o nariz.

De acordo com os resultados de um estudo, ao lavar as mãos é possível reduzir o risco de doenças respiratórias superiores. Ao remover os patógenos respiratórios das mãos, eles são impedidos de entrar no corpo ou de serem transmitidos para outras crianças.

9. Doença mão-pé-boca

A doença mão-pé-boca é causada por um vírus da família Coxsackie. Uma criança infectada com esse germe pode transmiti-lo a outras crianças através das seguintes secreções:

  • Gotas de saliva ou muco nasal.
  • Fluido de bolhas ou crostas.
  • Matéria fecal.

As crianças infectadas são muitas vezes muito mais contagiosas durante a primeira semana de doença, pelo que aconselha-se faltar da escola durante esse período.

doença mão pé boca infecção coxsackie enterovirus
O vírus que causa a doença mão-pé-boca é contraído pelo contato direto com secreções respiratórias suspensas no ar ou presentes nas mãos.

10. Rotavírus

O rotavírus é transmitido através de matéria fecal, através do contato mão-boca e até mesmo através do contato com superfícies contaminadas (como fraldas ou brinquedos sujos). Ou também pelo ar, se contiver gotículas de saliva infectadas, eliminadas pela tosse ou espirro.

Consequentemente, quando uma criança carrega o vírus, ela pode transmiti-lo a seus colegas de várias maneiras. Mas com a lavagem adequada das mãos (especialmente depois de ir ao banheiro), essas chances são substancialmente reduzidas.

Lavar as mãos como sinônimo de saúde

Manter as mãos limpas é um dos hábitos de higiene mais importantes para evitar doenças infantis e cortar o ciclo de transmissão.

Por isso, devemos educar desde cedo as crianças sobre a importância de lavar bem as mãos, para que elas e o ambiente permaneçam sempre muito saudáveis.

This might interest you...
7 mitos sobre cáries infantis
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
7 mitos sobre cáries infantis

Existem vários mitos sobre as cáries infantis, mas alguns são prejudiciais aos pequenos. Confira a seguir 7 desses mitos tão prejudiciais.



  • Ejemot RI, Ehiri JE, Meremikwu MM, Critchley JA. Hand washing for preventing diarrhoea. Cochrane Database Syst Rev. 2008 Jan 23;(1):CD004265. doi: 10.1002/14651858.CD004265.pub2. Update in: Cochrane Database Syst Rev. 2015;(9):CD004265. PMID: 18254044.
  • Rabie T, Curtis V. Handwashing and risk of respiratory infections: a quantitative systematic review. Trop Med Int Health. 2006 Mar;11(3):258-67. doi: 10.1111/j.1365-3156.2006.01568.x. PMID: 16553905; PMCID: PMC7169664.
  • Greenland K, Cairncross S, Cumming O, Curtis V. Can we afford to overlook hand hygiene again? Trop Med Int Health. 2013 Mar;18(3):246-9. doi: 10.1111/tmi.12055. Epub 2013 Jan 7. PMID: 23294417.
  • Aiello AE, Perez V, Coulborn RM, Davis BM, Uddin M, Monto AS. Facemasks, hand hygiene, and influenza among young adults: a randomized intervention trial. PLoS One. 2012;7(1):e29744. doi: 10.1371/journal.pone.0029744. Epub 2012 Jan 25. PMID: 22295066; PMCID: PMC3266257.
  • Vivancos V, González-Alvarez I, Bermejo M, Gonzalez-Alvarez M. Giardiasis: Characteristics, Pathogenesis and New Insights About Treatment. Curr Top Med Chem. 2018;18(15):1287-1303. doi: 10.2174/1568026618666181002095314. PMID: 30277155.
  • Organización Panamericana de la Salud/Organización Mundial de la Salud. (2021) La higiene de manos salva vidas. Disponible en: https://www.paho.org/es/noticias/17-11-2021-higiene-manos-salva-vidas