Como promover rotinas diárias de higiene e asseio de acordo com a idade dos nossos filhos?

Incentivar as crianças a ganhar independência desde cedo permite que elas cuidem de si mesmas e aprendam o valor do asseio e da higiene.
Como promover rotinas diárias de higiene e asseio de acordo com a idade dos nossos filhos?

Escrito por Equipo Editorial

Última atualização: 29 julho, 2022

A higiene pessoal é algo que devemos incentivar nas crianças desde cedo. Não só para que elas adquiram autonomia, mas também para que aprendam a cuidar de si mesmas. De fato, a partir do primeiro ano de vida, já podemos ensinar às crianças rotinas diárias de higiene que vão fazer com que ganhem confiança enquanto cuidam da sua saúde.

Essas pequenas tarefas vão desde lavar as mãos e escovar os dentes até saber tomar banho e se vestir por conta própria. Os pais devem encorajar os filhos para que assumam novas responsabilidades, a fim de criar futuros adultos mais independentes e responsáveis. Hoje, vamos compartilhar quais são essas rotinas de higiene que os nossos filhos devem seguir.

Rotinas diárias de higiene de acordo com a idade dos nossos filhos

Conforme as crianças crescem e desenvolvem as suas habilidades cognitivas e motoras, podemos incentivá-las a cuidar melhor de si mesmas, sem depender dos pais o tempo todo. Permitir que as crianças ganhem essa independência aos poucos é fundamental para que elas cuidem de sua saúde, independentemente do passar dos anos.

Estas são as rotinas diárias de higiene básica de acordo com a idade das crianças:

1. A partir de 1 ou 2 anos

Quando as crianças começam a engatinhar para depois dar os primeiros passos, isso significa que é hora de ensiná-las a participar de algumas das rotinas de higiene. Isso acontece por volta dos 12 a 18 meses de vida e é um ótimo momento para que os pequenos comecem a entrar em contato com objetos do cotidiano, os quais terão que manusear por conta própria posteriormente.

Acompanhe os seus pequenos com amor e paciência para que eles aprendam a cuidar da saúde de forma positiva e não por imposição.

A partir do primeiro ou segundo ano de vida, as crianças devem saber como fazer o seguinte:

  • Colaborar na hora do banho. Fazer com que os pequenos participem da hora do banho permite que eles apreciem melhor todo o ritual envolvido. Portanto, incentive-os a pegar a esponja e brincar com a espuma, pois isso fará com que aprendam como devem se lavar ao tomar banho.
  • Ajudar nas trocas de fralda. Quando as crianças já sabem andar e ficar em pé sozinhas, pedir que se levantem um pouco pode facilitar as trocas de fralda. Você também pode incluí-las em todo o processo, pedindo que passem os lenços umedecidos ou a pomada para assaduras e depois levando a fralda suja para o lixo.
  • Lavar o rosto e as mãos. Alguns pais temem que seus pequenos não consigam lavar as mãos por medo de fazer bagunça. Mas, se eles tiverem acesso a uma pia do seu tamanho e todas as ferramentas e treinamento à sua disposição, esta é uma tarefa que eles podem realizar facilmente.
  • Cooperar na escolha das roupas. Talvez ainda possa ser muito cedo para que as crianças consigam tirar ou colocar a roupa por conta própria. No entanto, é muito importante criar o hábito de ensinar as peças básicas, para que aprendam com o tempo como devem se vestir e despir.

2. A partir dos 3 anos

Quando o seu pequeno tem por volta dessa idade, você já deve ter notado que ele começa a ser mais autônomo e a se relacionar com o ambiente em geral. Isso ocorre porque a fase pré-escolar é um momento importante quando os pequenos estão ansiosos para explorar e querem sentir que conseguem fazer coisas simples, sem precisar de ajuda sempre.

É fundamental que as crianças aprendam a se limpar sozinhas depois de ir ao banheiro, pois isso vai ajudá-las a saber como reagir em situações de emergência na escola ou em outros lugares.

A partir do terceiro ano de vida, as crianças devem saber como fazer o seguinte.

  • Escolher as roupas e como usá-las. Aos três anos, os pequenos já devem ter os critérios para escolher a própria roupa e até mesmo para colocá-la ou tirá-la. Quando as crianças começam a demonstrar esse individualismo e autonomia, é fundamental incentivá-las e ajudá-las em todos os momentos, para que não desistam.
  • Como escovar os dentes. No início, talvez você precise ajudar o seu filho o tempo todo para que ele possa escovar os dentes. No entanto, incutir a importância da saúde bucal desde a primeira infância é algo pelo que os seus filhos vão te agradecer no futuro. Assim, compre uma escova de dente pequena e um creme dental para crianças.
  • Limpar-se por conta própria. Quando as crianças aprendem a ir ao banheiro sozinhas, é fundamental impedir que se acostumem a sempre buscar ajuda para garantir a limpeza. Pelo contrário, é melhor ensinar, com amor e paciência, a maneira correta de assear os genitais depois de ir ao banheiro.
  • Lavar o corpo no chuveiro. Embora nessa idade seja melhor supervisionar as crianças o tempo todo enquanto estão tomando banho, elas devem aprender a lavar o próprio corpo. Para isso, coloque um pouco de xampu em suas mãos e mostre como lavar os cabelos. Então, entregue a esponja e explique quais são as áreas que devem ter atenção especial.

3- A partir dos 6 anos

Neste momento, as crianças já possuem um grau mais avançado de maturidade e consciência. Isso permite que adquiram novas responsabilidades durante a rotina de higiene nas quais a ajuda da mãe ou do pai sempre costumava ser necessária. Promover a higiene e incentivar os pequenos a fazer o seu melhor é o mais importante.

A partir do sexto ano de vida, as crianças devem saber fazer o seguinte.

  • Tomar banho sozinhas. Quando as crianças completam seis anos, elas já podem tomar banho sozinhas e só precisam de ajuda para lavar e enxaguar os cabelos. Isso é útil para que, sem pressão, as crianças passem a ter mais intimidade e possam começar a fazer a sua higiene pessoal como quiserem.
  • Desembaraçar o cabelo. Se você tem um filho ou filha com cabelo comprido, é preciso ensinar a maneira correta de cuidar dos cabelos para manter a sua beleza. Para isso, além de providenciar a higiene regular, ensine os pequenos a desembaraçar o cabelo.
  • Cuidar das unhas. Até que os pequenos completem seis anos de idade, é essencial que você corte as suas unhas regularmente e ajude a mantê-las limpas. No entanto, a partir dessa idade, podemos ensinar as crianças a usar o cortador de unhas e uma lixa para que possam cuidar das próprias unhas.
  • Aplicar cremes faciais e corporais. Há um grande número de produtos no mercado desenvolvidos para cuidar da pele delicada das crianças. Por isso, a partir dos seis anos, podemos ensinar as crianças sobre a importância do uso de hidratante e protetor solar, tanto no rosto quanto no corpo, para que incorporem esses produtos no seu dia a dia.

Incentive as rotinas diárias de higiene desde a infância

Talvez a princípio as crianças não consigam completar essas ações sozinhas, mas, através do exemplo e do amor dos pais, pode haver um grande progresso. Por isso, estimule os seus filhos a cuidarem do corpo com essas rotinas diárias de higiene.

Por fim, lembre-se de educar com amor e respeito. Além disso, não pressione as crianças e tente tornar o processo algo divertido para que elas consigam entendê-lo.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.