Como reduzir o consumo de açúcar na alimentação das crianças?

Você acha que seu filho consome muito açúcar? Experimente as dicas que vamos oferecer para reduzir a presença desse ingrediente nocivo na dieta.
Como reduzir o consumo de açúcar na alimentação das crianças?
Saúl Sánchez Arias

Escrito e verificado por o nutricionista Saúl Sánchez Arias.

Última atualização: 14 dezembro, 2022

O consumo de açúcar pelas crianças é realmente preocupante. Este ingrediente consegue afetar negativamente muitos parâmetros bioquímicos e metabólicos e influenciar a saúde a médio e longo prazo. É melhor garantir uma ingestão muito controlada para evitar alterações no estado de bem-estar.

No entanto, nem sempre é fácil limitar a presença de açúcar na dieta das crianças. Este elemento é frequentemente encontrado em muitos produtos diferentes. Por isso, é sempre conveniente consultar os rótulos nutricionais para escolher a melhor opção.

Dicas para reduzir o açúcar na alimentação das crianças

Com os seguintes conselhos que vamos dar, você poderá reduzir significativamente a quantidade de açúcar na alimentação das crianças, o que terá um impacto positivo na sua saúde a médio prazo.

Evite cacau solúvel no café da manhã

O cacau solúvel é um daqueles produtos com alto teor de açúcares adicionados. Por esse motivo, não é uma boa opção para oferecer no café da manhã e não é bom incluí-lo na dieta habitual.

Em vez disso, é uma ideia muito melhor comprar cacau amargo sem gordura e adicionar uma certa quantidade ao leite. Este produto possui flavonoides capazes de modular a pressão arterial, entre outros benefícios. Isso é evidenciado por pesquisas publicadas no The Cochrane Database of Systematic Reviews.

Se a princípio estiver muito amargo, você também pode adicionar uma pequena quantidade de frutas ou purê de tâmaras ao preparo. Desta forma, são utilizados os açúcares naturais que estão presentes nos vegetais.

O cacau amargo é uma boa opção, ao contrário do solúvel. Apesar de seu sabor ser bem menos doce, é um alimento que se destaca por sua alta densidade nutricional.

Troque os cereais

A maioria dos cereais matinais encontrados no supermercado contém quantidades excessivas de açúcares adicionados. Por isso, é fundamental observar atentamente os rótulos para escolher aqueles que não contenham esse ingrediente. Uma excelente opção é a aveia, embora nem todos gostem.

Cuidado com as sobremesas lácteas

Comer sobremesa pode melhorar o estado de saúde das crianças, desde que seja de qualidade. As melhores opções são as frutas frescas e os iogurtes naturais. No entanto, no supermercado você pode encontrar um grande número de sobremesas lácteas variadas com quantidades excessivas de açúcares adicionados em seu interior e que não são comestíveis saudáveis.

Nem mesmo os iogurtes aromatizados ou adoçados são uma boa opção. Aqueles que incorporam adoçantes artificiais, mesmo que não tenham muitas calorias, são capazes de prejudicar a microbiota e o bom funcionamento do metabolismo.

Os produtos naturais ou mesmo os de estilo grego devem sempre ser priorizados. Para acrescentar um toque doce ou crocante, você pode incluir uma fruta picada ou um punhado de frutos secos.

Elimine as bebidas açucaradas

Deve ficar claro que a melhor ferramenta para garantir um bom estado de hidratação é a água mineral. Portanto, é fundamental evitar dar refrigerantes açucarados às crianças. Estes estão entre os piores produtos que podem ser oferecidos para a saúde metabólica, de acordo com um estudo publicado no European Journal of Epidemiology.

O açúcar, quando administrado por meio de um líquido, tem uma absorção muito mais rápida, por isso o impacto que gera no estresse pancreático é maior. Nesse caso não há fibra que retarde o esvaziamento gástrico ou a entrada de glicose na corrente sanguínea.

Os refrigerantes açucarados são uma das piores opções para incluir na dieta infantil, pois afetam a saúde metabólica. A água mineral é a melhor alternativa para garantir uma boa hidratação.

É fundamental reduzir o consumo de açúcar na alimentação das crianças

Como você viu, reduzir o consumo de açúcar na alimentação das crianças pode trazer efeitos muito positivos para a saúde a médio prazo. Esse ingrediente está presente em diversos produtos ultraprocessados, por isso é melhor priorizar sempre a ingestão de alimentos in natura.

Lembre-se de que também é fundamental promover outros hábitos saudáveis nas crianças. Por exemplo, elas devem ser fisicamente ativas regularmente. Esta é uma ferramenta muito útil para prevenir o excesso de peso e alterações na função metabólica. Além disso, é necessário garantir o descanso noturno correto para promover o crescimento e evitar problemas no equilíbrio hormonal da criança a médio prazo.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Ried, K., Fakler, P., & Stocks, N. P. (2017). Effect of cocoa on blood pressure. The Cochrane database of systematic reviews4(4), CD008893. https://doi.org/10.1002/14651858.CD008893.pub3
  • Qin, P., Li, Q., Zhao, Y., Chen, Q., Sun, X., Liu, Y., Li, H., Wang, T., Chen, X., Zhou, Q., Guo, C., Zhang, D., Tian, G., Liu, D., Qie, R., Han, M., Huang, S., Wu, X., Li, Y., Feng, Y., … Zhang, M. (2020). Sugar and artificially sweetened beverages and risk of obesity, type 2 diabetes mellitus, hypertension, and all-cause mortality: a dose-response meta-analysis of prospective cohort studies. European journal of epidemiology35(7), 655–671. https://doi.org/10.1007/s10654-020-00655-y

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.