Conselhos para escolher um bom transportador de bebês

28 de dezembro de 2018
Dentro deste contexto, o lenço é o transportador mais recomendado pelas mães e pelos sites especializados cujos artigos destacam sua versatilidade como principal atributo.

Um bom conselho para escolher um transportador de bebê é levar em consideração a idade da criança.

Há um universo de transportadores de bebês, e entre estes há uma variedade de lenços que podem ser usados desde que o bebê acaba de nascer e até que o seu corpo aguente.

Existem lenços feitos de 100% algodão. Estes são ideais para os recém-nascidos por sua maciez e conforto, embora sua vida seja limitada à medida que a criança vai crescendo porque o material cede com o peso do bebê.

Há outros lenços que são feitos com cânhamo e que aguentam até que o bebê chegue a pesar entre 14 a 15 quilos, o que é útil se você quiser comprar um lenço que vai durar por muito tempo.

Este universo da transportadores de bebês também inclui as mochilas ou sacos de apoio rígidos ou não adaptáveis às costas. Estes devem ser usados quando o bebê já consegue se sentar sozinho, ou seja, a partir de seis meses de idade.

Sling, um transportador de bebê para você

Há um outro tipo chamado sling, que é considerado um transportador complementar. Entre suas vantagens, está a possibilidade de usar como um berço quando o bebê é recém-nascido. Além disso, você pode amamentar em uma posição confortável para ambos ou deixá-lo dormir.

Este transportador de bebê pode ajudar a criança a aliviar as dores de cólicas e refluxos. Mais tarde, quando o bebê conseguir se sentar sozinho, este transportador é considerado muito confortável.

Apenas nessa idade, e com esse utensílio, você pode carregar a criança em seu quadril montada, posição natural antropológica para carregar os nossos filhos.

Para um bebê que já começa a andar, dizem as páginas especializadas, este transportador se adapta perfeitamente às contínuas levantadas e abaixadas que requerem essa fase de descobrimento e exploração.

Os bebês mais velhos irão desfrutar comentando as experiências do dia e o que eles veem à nossa altura quando os carregamos na altura do quadril.

É o transportador que eu costumo utilizar para pegar meu filho mais velho da escola, com seus 3 anos e meio e seus 20 quilos”, explica uma mãe em um artigo publicado em uma página especializada em transportadores de bebês.

transportador de bebês

Pouch ou saco, um transportador de bebês confortável

Pouch significa bolsa em inglês e é o termo usado para chamar a bolsa abdominal do canguru. Este transportador de bebês é uma faixa de tecido costurado em forma de um tubo. Não tem ganchos ou anéis.

Seu sistema faz com que seja um dos transportadores mais fáceis de colocar e é um aliado para quem não sabe ou não gosta de fazer nós.

Ele é colocado sobre um ombro e permite carregar o bebê em posição fetal quando é recém-nascido e, em seguida, semissentado ou sentado, dependendo de sua idade. Serve para carregá-lo de frente, nas costas e no quadril.

A bolsa ou saco pode ser usado desde o nascimento até os 15 quilos ou o peso que o fabricante indicar de acordo com a composição do tecido.

A vantagem é que ele ocupa pouco espaço, é muito fácil de colocar e remover e permite amamentar o bebê sem que ninguém saiba.

A desvantagem é que o dimensionamento depende das medidas de cada pessoa e, possivelmente, a mamãe e o papai não poderão usar a mesma bolsa.

O Mei tai

Ele consiste em um painel quadrado ou retangular de tecido com quatro faixas na cintura e nos ombros.

Distribui o peso de forma equilibrada e pode ser usado com bebês desde 6 ou 7 kg até cerca de 15 kg (varia dependendo da marca e da largura do painel).

transportador de bebês

Mochila ergonômica

As mochilas são pensadas para transportar bebês de 6 a 20 kg, aproximadamente. Este suporte é formado por um painel retangular com alças e cintura acolchoadas, repartindo o peso do bebê de forma equilibrada entre os ombros, costas e quadris.

Estas alças são unidas por fechos de cliques e incorporam cintas ajustáveis para adaptá-las a diferentes tamanhos de bebês e portadores.

Considere estes aspectos na hora de escolher um transportador de bebês

Em primeiro lugar, é preciso saber que os transportadores respondem a diferentes necessidades, tanto dos pais quanto dos filhos. Por isso, temos de nos perguntar o seguinte:

  • Idade e peso do bebê
  • Planejo usá-lo muitas vezes?
  • Em que momento vou utilizá-lo (passeios longos, momentos pontuais, em casa, etc)?
  • Qual é o meu orçamento?
  • Preferências pessoais (cor, estampas, conforto, …)