Consumo de açúcar e amamentação: o que você deve saber

Você sabia que o consumo excessivo de açúcar durante a amamentação pode influenciar negativamente no valor nutricional desse alimento?
Consumo de açúcar e amamentação: o que você deve saber

Última atualização: 17 Julho, 2021

Uma alta ingestão de açúcar durante a amamentação pode ser prejudicial à saúde do bebê. O leite materno contém, via de regra, carboidratos simples em seu interior, mas o excesso deles é capaz de aumentar a incidência de patologias metabólicas na criança ao longo dos anos.

Por isso, não só é preciso cuidar da alimentação durante a gravidez, como também durante a amamentação. Deve-se garantir que seja evitado o consumo de toxinas e substâncias que podem passar para o leite materno e causar danos ao bebê, que ainda está se desenvolvendo internamente.

Amamentação: açúcar e leite materno

De acordo com um estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition , um alto consumo de açúcar durante a gravidez pode afetar o índice de massa corporal do futuro bebê. Nesse sentido, é necessário reduzir a contribuição dos carboidratos simples para a prevenção de situações de obesidade.

Mulher amamentando seu bebê.

Porém, a importância de uma boa alimentação para a mãe não se reduz à própria gravidez. Isto é, também se estende por todo o período da amamentação, pois o consumo de certas substâncias pode alterar a composição nutricional do alimento principal do bebê.

De acordo com uma pesquisa publicada no The American Journal of Clinical Nutrition , a exposição da mãe a altos níveis de frutose na dieta pode afetar negativamente o desenvolvimento do cérebro do bebê. Por isso, é necessário regular o consumo desse nutriente na dieta alimentar.

Uma dieta rica em açúcar pode danificar o fígado do seu filho

Foi demonstrado que o consumo de bebidas açucaradas ou alimentos ricos em carboidratos simples durante os primeiros estágios da vida é prejudicial ao metabolismo. Mas a verdade é que esse hábito da alimentação materna também afeta o desenvolvimento dos órgãos do bebê.

Se a mulher for exposta a grandes quantidades de açúcar, a criança tem maior probabilidade de apresentar problemas hepáticos ou cardiovasculares durante a adolescência ou na idade adulta. O mesmo ocorre com o diabetes, uma vez que será gerada uma situação de resistência à insulina devido à alta presença de frutose no leite materno.

Deve-se levar em consideração que essa alteração do valor nutricional tem impacto na composição corporal da criança. Ao mesmo tempo, é importante lembrar que os níveis de gordura subcutânea podem ter uma influência significativa na saúde em todas as fases da vida.

A dieta saudável durante a amamentação

Idealmente, a dieta da mãe que amamenta é baseada no consumo de alimentos frescos. É importante que os produtos industrializados ultraprocessados sejam minimizados, pois contêm doses excessivas de açúcares simples e gorduras trans que podem afetar o valor nutricional do leite materno.

Além disso, evite refrigerantes. A glicose ou a frutose administradas em meio líquido têm um impacto mais direto no metabolismo. Os carboidratos simples são considerados mais perigosos.

Da mesma forma, o consumo regular de adoçantes artificiais ou grandes quantidades de sal não é conveniente. Claro, será necessário restringir o álcool, embora, ao contrário dos períodos anteriores, quantidades maiores de cafeína já sejam toleráveis sem prejudicar a saúde do bebê.

É importante reduzir a ingestão de açúcar durante a amamentação

 

Mãe amamentando seu bebê.

É verdade que durante a amamentação as necessidades energéticas continuam a aumentar. Não só é necessário atender aos requisitos da mãe, mas também é preciso garantir a produção de leite materno de qualidade para que o bebê seja alimentado corretamente.

No entanto, isso não significa que todos os alimentos sejam bem-vindos na dieta da mulher. Ao contrário. É ideal que predominem produtos frescos, enquanto a ingestão de produtos ultraprocessados e com alto teor de açúcares simples deve ser mantida bem limitada.

Por outro lado, ainda é preciso ter cuidado com elementos tóxicos como álcool e drogas. Até algumas infusões podem ser prejudiciais devido à passagem de seus componentes para o leite materno. Na dúvida, é melhor consultar um especialista para confirmar o que pode e o que não pode ser consumido.

It might interest you...
Perigos do azeite de dendê para as crianças
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Perigos do azeite de dendê para as crianças

Os pais estão preocupados com os efeitos nocivos do azeite de dendê. Muitos nutricionistas desaconselham os produtos elaborados com esse óleo.



  • Jen V, Erler NS, Tielemans MJ, Braun KV, Jaddoe VW, Franco OH, Voortman T. Mothers’ intake of sugar-containing beverages during pregnancy and body composition of their children during childhood: the Generation R Study. Am J Clin Nutr. 2017 Apr;105(4):834-841. doi: 10.3945/ajcn.116.147934. Epub 2017 Mar 8. PMID: 28275130. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28275130/
  • Berger PK, Plows JF, Jones RB, Alderete TL, Rios C, Pickering TA, Fields DA, Bode L, Peterson BS, Goran MI. Associations of maternal fructose and sugar-sweetened beverage and juice intake during lactation with infant neurodevelopmental outcomes at 24 months. Am J Clin Nutr. 2020 Dec 10;112(6):1516-1522. doi: 10.1093/ajcn/nqaa255. PMID: 33020800; PMCID: PMC7727478. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33020800/
  • Fidler Mis N, Braegger C, Bronsky J, Campoy C, Domellöf M, Embleton ND, Hojsak I, Hulst J, Indrio F, Lapillonne A, Mihatsch W, Molgaard C, Vora R, Fewtrell M; ESPGHAN Committee on Nutrition:. Sugar in Infants, Children and Adolescents: A Position Paper of the European Society for Paediatric Gastroenterology, Hepatology and Nutrition Committee on Nutrition. J Pediatr Gastroenterol Nutr. 2017 Dec;65(6):681-696. doi: 10.1097/MPG.0000000000001733. PMID: 28922262. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28922262/