Consumo de açúcar e amamentação: o que você deve saber

Você sabia que o consumo excessivo de açúcar durante a amamentação pode influenciar negativamente no valor nutricional desse alimento?
Consumo de açúcar e amamentação: o que você deve saber
Saúl Sánchez Arias

Escrito e verificado por o nutricionista Saúl Sánchez Arias.

Última atualização: 07 novembro, 2022

Uma alta ingestão de açúcar durante a amamentação pode ser prejudicial à saúde do bebê. O leite materno contém, via de regra, carboidratos simples em seu interior, mas o excesso deles é capaz de aumentar a incidência de patologias metabólicas na criança ao longo dos anos.

Por isso, não só é preciso cuidar da alimentação durante a gravidez, como também durante a amamentação. Deve-se garantir que seja evitado o consumo de toxinas e substâncias que podem passar para o leite materno e causar danos ao bebê, que ainda está se desenvolvendo internamente.

Amamentação: açúcar e leite materno

De acordo com um estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition , um alto consumo de açúcar durante a gravidez pode afetar o índice de massa corporal do futuro bebê. Nesse sentido, é necessário reduzir a contribuição dos carboidratos simples para a prevenção de situações de obesidade.

Mulher amamentando seu bebê.

Porém, a importância de uma boa alimentação para a mãe não se reduz à própria gravidez. Isto é, também se estende por todo o período da amamentação, pois o consumo de certas substâncias pode alterar a composição nutricional do alimento principal do bebê.

De acordo com uma pesquisa publicada no The American Journal of Clinical Nutrition , a exposição da mãe a altos níveis de frutose na dieta pode afetar negativamente o desenvolvimento do cérebro do bebê. Por isso, é necessário regular o consumo desse nutriente na dieta alimentar.

Uma dieta rica em açúcar pode danificar o fígado do seu filho

Foi demonstrado que o consumo de bebidas açucaradas ou alimentos ricos em carboidratos simples durante os primeiros estágios da vida é prejudicial ao metabolismo. Mas a verdade é que esse hábito da alimentação materna também afeta o desenvolvimento dos órgãos do bebê.

Se a mulher for exposta a grandes quantidades de açúcar, a criança tem maior probabilidade de apresentar problemas hepáticos ou cardiovasculares durante a adolescência ou na idade adulta. O mesmo ocorre com o diabetes, uma vez que será gerada uma situação de resistência à insulina devido à alta presença de frutose no leite materno.

Deve-se levar em consideração que essa alteração do valor nutricional tem impacto na composição corporal da criança. Ao mesmo tempo, é importante lembrar que os níveis de gordura subcutânea podem ter uma influência significativa na saúde em todas as fases da vida.

A dieta saudável durante a amamentação

Idealmente, a dieta da mãe que amamenta é baseada no consumo de alimentos frescos. É importante que os produtos industrializados ultraprocessados sejam minimizados, pois contêm doses excessivas de açúcares simples e gorduras trans que podem afetar o valor nutricional do leite materno.

Além disso, evite refrigerantes. A glicose ou a frutose administradas em meio líquido têm um impacto mais direto no metabolismo. Os carboidratos simples são considerados mais perigosos.

Da mesma forma, o consumo regular de adoçantes artificiais ou grandes quantidades de sal não é conveniente. Claro, será necessário restringir o álcool, embora, ao contrário dos períodos anteriores, quantidades maiores de cafeína já sejam toleráveis sem prejudicar a saúde do bebê.

É importante reduzir a ingestão de açúcar durante a amamentação

 

Mãe amamentando seu bebê.

É verdade que durante a amamentação as necessidades energéticas continuam a aumentar. Não só é necessário atender aos requisitos da mãe, mas também é preciso garantir a produção de leite materno de qualidade para que o bebê seja alimentado corretamente.

No entanto, isso não significa que todos os alimentos sejam bem-vindos na dieta da mulher. Ao contrário. É ideal que predominem produtos frescos, enquanto a ingestão de produtos ultraprocessados e com alto teor de açúcares simples deve ser mantida bem limitada.

Por outro lado, ainda é preciso ter cuidado com elementos tóxicos como álcool e drogas. Até algumas infusões podem ser prejudiciais devido à passagem de seus componentes para o leite materno. Na dúvida, é melhor consultar um especialista para confirmar o que pode e o que não pode ser consumido.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Berger PK, Plows JF, Jones RB, Alderete TL, Rios C, Pickering TA, Fields DA, Bode L, Peterson BS, Goran MI. Associations of maternal fructose and sugar-sweetened beverage and juice intake during lactation with infant neurodevelopmental outcomes at 24 months. Am J Clin Nutr. 2020 Dec 10;112(6):1516-1522.
  • Bravi S, Wiens F, et al. Impact of maternal nutrition on breastmilk composition: a systematic review. American Journal of Clinical Nutrition. Septiembre 2016. 104 (3): 646-62.
  • Fidler Mis N, Braegger C, Bronsky J, Campoy C, Domellöf M, Embleton ND, Hojsak I, Hulst J, Indrio F, Lapillonne A, Mihatsch W, Molgaard C, Vora R, Fewtrell M; ESPGHAN Committee on Nutrition:. Sugar in Infants, Children and Adolescents: A Position Paper of the European Society for Paediatric Gastroenterology, Hepatology and Nutrition Committee on Nutrition. J Pediatr Gastroenterol Nutr. 2017 Dec;65(6):681-696.
  • Goran M. I, Martin A. A, et al. Fructose in breast milk is positively associated with infant body composition at 6 moths of age. Nutrients. 2017. 9 (2): 146.
  • Harvard Health Publishing. The sweet danger of sugar. Harvard Medical School. Enero 2022.
  • Jen V, Erler NS, Tielemans MJ, Braun KV, Jaddoe VW, Franco OH, Voortman T. Mothers’ intake of sugar-containing beverages during pregnancy and body composition of their children during childhood: the Generation R Study. Am J Clin Nutr. 2017 Apr;105(4):834-841. doi: 10.3945/ajcn.116.147934. Epub 2017 Mar 8. PMID: 28275130. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28275130/
  • Office of the Surgeon General (us); Centers for Disease Control and Prevention (US); Office on Women’s Health (US). The surgeons general call to action to support breastfeeding. Rockville (MD): Office not he Surgeon General (US); 2011.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.