Crianças que vão dormir tarde sofrem mais transtornos

9 de novembro de 2019
Você acha que o descanso é importante para o seu filho? Muito importante ou pouco? Conheça os transtornos que podem ser consequência de um descanso insuficiente durante as noites.

A relação entre a falta de sono e os diferentes transtornos de saúde é evidente. Além disso, no caso das crianças, podem ser criados maus hábitos de descanso. Continue lendo para descobrir por que as crianças que vão dormir tarde sofrem mais transtornos.

A rotina de descanso é essencial, já que é um fato que as crianças que vão dormir tarde sofrem mais transtornos. Elas adquirem, desde o início, maus hábitos de sono que influenciam sua saúde.

Todos somos afetados por não dormir, mas cada etapa da vida requer um tempo diferente para recuperar energia. Certamente não é o mesmo para um recém-nascido e para um adulto.

Horas de descanso de acordo com a idade

A diferença de horas de descanso de acordo com a idade é importante. À medida que vamos crescendo, passamos de dormir entre 14 e 17 horas para precisar de apenas 7-8 horas na idade adulta. Enquanto isso, as crianças em idade escolar precisam de uma média de 10 a 12 horas de sono.

É natural que haja certos momentos em que essas necessidades sejam alteradas em tempo hábil. Mas o importante é respeitar os hábitos e o tempo de sono tanto quanto possível.

De acordo com a idade, as horas estimadas de descanso são:

  • Bebês recém-nascidos até 12 meses: é recomendado entre 11 e 14 horas por dia.
  • Crianças até 5 anos: entre 10 e 13 horas por dia.
  • Até 13 anos: entre 9 e 11 horas por dia.
  • Jovens até 17 anos: entre 8 e 10 horas por dia.

Por que as crianças que vão dormir tarde sofrem mais transtornos?

Muitos transtornos têm origem na falta de sono ou nos maus hábitos de descanso. Quando permitimos que os pequenos vão dormir tarde, podemos favorecer distúrbios dos seguintes tipos:

  • Insônia. Ao não serem educadas sobre a higiene do descanso, as crianças acabam não internalizando os padrões de sono que favorecem o descanso. Assim, dormir tarde pode favorecer um sono mais leve, acordar com frequência e, por fim, não descansar.
  • Fadiga infantil. Não respeitar as horas de sono deixa a criança mais cansada. A hora de acordar pode ser a mesma todos os dias, por causa da escola, ou variar nos dias em que não houver aula. Nos dois casos, as crianças não conseguem manter rotinas diárias e noturnas estáveis, pois não tiveram o tempo de descanso necessário.
  • Apatia. As crianças com esse transtorno se encontram em um estado semelhante à depressão. Elas não sentem vontade de fazer nada nem se mostram interessadas ​​em alguma coisa. Seu estado emocional se mantém em uma constante baixa energia, o que as leva a serem mais isoladas.
  • Ansiedade. A falta contínua de descanso causa alterações de humor e problemas de ansiedade em crianças. Os pensamentos que produzem ansiedade na criança são mantidos ou agravados pela falta de descanso.

“A arte do descanso faz parte da arte de trabalhar.”
-John Steinbeck-

Dicas para a hora de  dormir

Sempre que for dentro de padrões normais, a criança poderá dormir mais tarde em algum momento. Não se trata de manter as regras em funcionamento sem exceções, mas de ser flexível na medida do possível.

Crianças que vão dormir tarde possuem mais transtornos.

Seu filho deve reconhecer quando está diante de uma exceção e quando deve respeitar a programação diária. Como dicas que podem te ajudar a guiá-lo no aprendizado do descanso, podemos listar:

  • Estabilidade nos horários. Dormir e se levantar em horários determinados. Você e seu filho podem criar um cronograma que sempre terão à vista. Nele, você anotará a hora de dormir e acordar nos dias de escola e nos feriados para ter certeza de como se desenvolverá no dia a dia.
  • Ambiente relaxante. O quarto deve ser um templo de descanso. Tente evitar fatores de distração, como televisão ou videogames. Seu filho precisa encontrar em seu quarto um espaço especialmente projetado para o descanso.
  • Preparando-o para dormir. Antes de dormir, seu filho deve estar em uma situação relaxante. Você deve evitar que fique muito ativo com filmes de ação ou terror ou jogue videogame. Para isso, ler ou ouvir música suave ajudam.
  • Converse com ele sobre o dia a dia. Qualquer pensamento que o preocupe ficará com ele também na hora de dormir. Portanto, é recomendável que você converse com ele sobre tudo o que o preocupa, garantindo que ele possa se deitar em um estado de relaxamento.
  • Vigie sua alimentação. É importante prestar atenção aos alimentos que seu filho ingere. Alguns são estimulantes, impedindo uma noite de sono tranquila.

Em conclusão, você deve prestar tanta atenção à rotina de descanso do seu filho quanto à de alimentação ou estudo. Em longo prazo, as crianças que vão dormir tarde inevitavelmente acabam sofrendo as consequências de humor e desempenho nas atividades diárias.