10 frases que as crianças costumam dizer aos pais

As palavras dos pequenos transportam os adultos para o seu mundo infantil, aquele lugar repleto de maravilhas a se descobrir.
10 frases que as crianças costumam dizer aos pais

Última atualização: 18 Outubro, 2021

As crianças podem nos surpreender com algumas respostas, seja por parecerem adultas ou por serem típicas de sua idade. Se você quiser saber mais, confira essas 10 frases que as crianças costumam dizer aos pais.

Temos certeza de que algumas delas serão familiares para você, e pode ser que você já as tenha dito quando criança. Aproveite então essas lindas lembranças da sua infância e de seus filhos!

Famosas frases das crianças

Como bem compila o livro Frases Célebres de Niños 2, do apresentador espanhol Pablo Motos, a mente infantil é capaz de transportar os adultos para outro mundo. E as crianças fazem isso com algumas frases que, independentemente do gênero ou das diferenças culturais, todas as crianças tendem a dizer.

A seguir, vamos falar sobre elas. Embora seja muito provável que você já as conheça!

1. Por quê?

A pergunta “Por quê?” é aquela que todas as crianças já fizeram. Embora em certas ocasiões elas sejam bastante insistentes, a verdade é que precisam aprender tudo o que as rodeia.

Nesse sentido, a curiosidade dos pequenos lhes permite questionar até as respostas mais básicas. Isso também devolve a juventude aos pais e professores, como sugere um estudo desenvolvido pela Universidade Complutense de Madrid.

A inocência das crianças menores de 6 anos se reflete nesses gestos que, sem dúvida, são os que dão vida.

2. Estou entediada

Mesmo que estejam brincando com seus novos presentes e se divertindo muito, “Estou entediada” faz parte do repertório das crianças.

Pode ser que pareçam ansiosas por fazer mais coisas ou que se mostrem entediadas com as que já fizeram. Mas não é bem assim. A vitalidade das crianças é imensa e faz com que elas desejem constantemente vivenciar de novas aventuras.

3. Eu sempre tenho que fazer tudo sozinha

Mãe e filha zangadas.

Uma das afirmações mais engraçadas é esta e vem do exemplo que lhes damos. A questão é que os pequenos copiam perfeitamente cada um dos comportamentos dos pais, inclusive a reclamação de que se faz tudo sozinho e não recebe ajuda ou não descansa.

A criança, como uma esponja, levará isso em consideração e utilizará essa frase no momento mais oportuno. Desse modo, não é estranho que, ao ouvir para que ponha a mesa, recolha os brinquedos ou faça outras tarefas adequadas à sua idade, digam essa frase. E como soa engraçado quando dizem isso com tanta convicção!

4. Não fui eu

De acordo com pesquisas desenvolvidas pelo Institute of Child Study, existem diferentes razões pelas quais uma criança mente:

  • A necessidade de ser aceita em seu círculo de amigos.
  • Falta de autoestima.
  • O objetivo de esconder algo de ruim que fizeram ou que consideram que seja.

É nesse último ponto que se encontra a famosa “Não fui eu”, que se deve a uma consequência que reflete o medo do castigo ou a falta de confiança dos pais. Para evitar esse sentimento, o ideal é educar com paciência e sem julgamento.

5. Quanto falta para chegar?: uma das frases que as crianças costumam dizer aos pais

Vocês já fizeram uma viagem de carro sem que essa frase fosse dita? Talvez ela fique na cabeça quando você sai viajar com seu filho para passear e o destino ainda chegpu. Em qualquer caso, você precisa saber que é comum nessa idade. Não se preocupe.

O valor da paciência também deve ser incutido desde a infância e é um caminho que vai sendo percorrido aos poucos.

6. Estou com fome

Em consonância com a frase anterior há a famosa “Estou com fome”, embora a comida já esteja quase pronta. Tranquila! As crianças precisam de tempo para aprender a esperar.

7. Eu não gosto de vegetais

A infância é a fase em que começamos a descobrir do que gostamos e do que não gostamos. Nesse sentido, existe uma verdade mais ou menos geral que se aplica às crianças: vegetais e frutas às vezes são vistos como inimigos.

Porém, é importante não desistir e criar bons hábitos alimentares desde o primeiro momento, para habituá-las a cuidar de si próprias. Mesmo que digam que não gostam, uma dieta balanceada inclui todos os componentes da pirâmide nutricional.

8. Eu não quero ir para a escola

As crianças também sentem preguiça quando se levantam cedo e, portanto, preferem ficar na cama a ir para a escola. No entanto, se você perceber que essa frase se repete constantemente, recomendamos que você investigue mais.

Como um artigo publicado em 2014 afirma claramente, essa frase é um possível sinal de que seu filho pode estar sofrendo de bullying. Portanto, converse abertamente com seu filho sobre isso e informe à escola para que os professores fiquem atentos.

menino chora corredor mochila escolar intimidação depressão sofrendo

9. Quando eu for mais velha…, uma das frases que as crianças mais tendem a dizer

Os adultos querem voltar à infância, mas os pequenos querem crescer o mais rápido possível. Que ironia, não? Portanto, é normal ouvi-las discutir planos futuros para quando forem mais velhas.

Seus sonhos e objetivos começam a tomar forma nessa fase, e tudo começa com uma pequena frase.

10. Olha, mãe!

As crianças ficam muito orgulhosas ao terminar qualquer projeto e correm para mostrá-lo aos pais! Daí essa afirmação que deixa apaixonado quem a escuta.

Quando você ouvir isso, tenha orgulho de fazer parte do crescimento do seu filho. Enquanto ele atinge seus objetivos, você está ao seu lado para apoiá-lo sempre.

Essas dez frases que as crianças costumam dizer aos pais são familiares para você?

Esperamos que essas frases a tenham feito sorrir e a tenham informado ainda mais sobre o motivo de certos comportamentos infantis. Sem dúvida, isso é essencial para ajudar as crianças a crescerem com confiança.

E você, quando criança, também as dizia? Ou não se lembra muito bem? Escreva nos comentários qual é a frase que mais fica na sua cabeça todos os dias.

Pode interessar a você...
30 frases sobre os filhos que você não pode perder
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
30 frases sobre os filhos que você não pode perder

Essas 30 frases sobre os filhos farão você ver o quanto eles são importantes, todos e cada um deles. Confira nossa compilação.