10 dicas para ter bons hábitos de higiene em casa com crianças

As rotinas de higiene das crianças devem ser estabelecidas desde os primeiros anos de vida. Por essa razão, aqui vamos apresentar algumas dicas para ensinar-lhes práticas de higiene pessoal.
10 dicas para ter bons hábitos de higiene em casa com crianças

Última atualização: 13 março, 2022

A aquisição de bons hábitos de higiene em casa com as crianças é importante para o seu bem-estar e saúde. Por isso, é fundamental transmitir aos mais novos a importância de colocar esses hábitos em prática.

O processo de estabelecimento de um hábito leva cerca de 21 dias e pode ajudar a reduzir as consultas médicas ao prevenir o desenvolvimento de certas doenças nas crianças.

Hábitos de higiene em casa com crianças

Transmitir bons hábitos de higiene desde cedo é essencial, pois os pequenos não têm consciência da importância de respeitar uma rotina de higiene e cuidados.

1. Lavar as mãos

O ideal é acostumar as crianças a lavar as mãos com bastante frequência. Ao longo do dia, os pequenos são expostos a vírus e bactérias e podem se infectar rapidamente esfregando os olhos, colocando os dedos na boca ou tocando o nariz.

De acordo com um estudo da Unicef, 1 em cada 10 crianças não é treinada para lavar as mãos corretamente.

As mãos devem ser lavadas antes das refeições, depois de ir ao banheiro, depois de tocar em um animal ou depois de tossir e espirrar.

Dicas para ter bons hábitos de higiene.

2. Escovar os dentes 3 vezes ao dia

Os dentes das crianças devem ser limpos assim que nascem. Se você começar a ensinar esse hábito cedo, a criança vai se acostumar mais rápido.

A maneira como você escova os dentes é tão importante quanto o tempo que você gasta nessa tarefa. Na verdade, a língua também deve ser escovada suavemente para evitar um mau cheiro na boca.

3. Trocar de roupa íntima todos os dias

Criar o hábito de trocar de roupa íntima diariamente é uma rotina essencial para evitar patologias infecciosas. Portanto, as crianças precisam renovar suas roupas íntimas todos os dias.

É aconselhável incutir nelas o hábito da limpeza, para que sejam elas que escolham suas roupas, tomem banho e se troquem de forma independente e natural.

4. Banhos regulares

As crianças precisam de banhos regulares. Isso pode ser alcançado incentivando-as a tomar banho no final do dia como parte de uma rotina para dormir.

Certifique-se de lavar todo o corpo, incluindo as áreas anais e genitais, axilas, e seque adequadamente e completamente o corpo antes de se vestir.

5. Ter seus próprios itens de higiene pessoal

Acostumar as crianças a ter uma rotina de cuidados pessoais e higiene exige certas técnicas para que haja algum atrativo para elas para que a coloquem em prática.

Elas devem ter seus próprios itens, como pasta de dente e escova, pente, toalhas, sabonete e produtos para o cabelo. Consequentemente, isso lhes dá mais responsabilidade por seus pertences e hábitos de limpeza.

6. Limpar os pés

Quando as bactérias se misturam ao suor, é gerado um mau odor, seja nos pés ou nas axilas. Consequentemente, se a criança usar sapatos o dia todo, sujeira e bactérias se acumularão nos seus pés.

Deve-se assegurar que a correta higiene dos pés seja realizada no momento do banho, entre os dedos, na sola e sob as unhas.

7. Higiene do ouvido

Para realizar a higienização dos ouvidos das crianças, o momento mais indicado é durante o banho. Usar um pano para limpar a cera que saiu do canal auditivo é uma boa prática.

Nenhum cotonete ou itens minúsculos devem ser inseridos nos ouvidos. Na verdade, as crianças tendem a imitar tudo o que os adultos fazem. Portanto, nenhuma prática imprópria deve ser realizada para não incentivá-las.

8. Tossir e espirrar

Os germes estão por toda parte e têm a capacidade de viajar pelo ar. Segundo estudos publicados pela Universidade de Cambridge, as partículas expulsas através de tosses e espirros podem viajar até 200 vezes mais longe do que se acreditava anteriormente.

Portanto, é recomendável ensinar as crianças a se acostumarem a cobrir o nariz e a boca com um lenço ou usar a dobra do braço.

9. Cortar as unhas

As unhas são um local onde muitas bactérias e sujeiras podem se acumular, não só em crianças, mas também em adultos.

Os germes que se instalam sob as unhas podem ser transferidos para o nariz, os olhos e a boca. Portanto, usar uma escova de unhas e apará-las regularmente pode até reduzir a chance de unhas encravadas.

Higiene e crianças

A promoção de bons hábitos de higiene no cuidado infantil é necessária para o seu bom desenvolvimento. De fato, aprender a fazer sua higiene pessoal ajuda a impedir a propagação de patologias.

Inclusive estimula o desenvolvimento de hábitos de higiene favoráveis à vida, um parâmetro essencial dos serviços de educação e atenção à primeira infância.

Pode interessar a você...
O que são os dentes de tubarão na infância?
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
O que são os dentes de tubarão na infância?

O aparecimento dos dentes de tubarão na infância pode levantar muitas questões. Descubra do que se trata e o que você deve fazer com eles.



  • Barata, Ana N, and Tiago Maricoto. Teaching children about hygiene: A primary prevention experience in Portugal. Journal of family medicine and primary care vol. 8,3 (2019): 1017-1021. doi:10.4103/jfmpc.jfmpc_428_18
  • Bartram J, Cairncross S. Hygiene, sanitation, and water: forgotten foundations of health. PLoS Med. 2010 Nov 9;7(11):e1000367. doi: 10.1371/journal.pmed.1000367. PMID: 21085694; PMCID: PMC2976722.
  • Turney K, Lee H, Mehta N. The social determinants of child health. Soc Sci Med. 2013 Oct;95:1-5. doi: 10.1016/j.socscimed.2013.07.015. Epub 2013 Jul 25. PMID: 23932165.
  • Ozgul BM, Sakaryali D, Senirkentli GB, Tirali RE, Cehreli SB. Do really parents brush their children’s teeth better? Eur J Paediatr Dent. 2019 Dec;20(4):325-329. doi: 10.23804/ejpd.2019.20.04.13. PMID: 31850778.