9 dicas para proteger as crianças de uma onda de calor

Existem certas medidas para proteger os pequenos de uma onda de calor. Portanto, com alguns cuidados simples, os efeitos indesejáveis das altas temperaturas são evitados.
9 dicas para proteger as crianças de uma onda de calor

Última atualização: 16 agosto, 2022

Saber como proteger as crianças de uma onda de calor é muito importante, principalmente considerando que mudanças bruscas de temperatura se tornaram muito comuns nos últimos tempos. De fato, mudanças repentinas no clima representam maiores riscos para a saúde dos bebês. Neste artigo, vamos dar algumas dicas para cuidar dos pequenos. Confira!

Dicas para proteger as crianças de uma onda de calor

Quando preparamos as crianças para ficar muito tempo ao ar livre, existem medidas que podem ser implementadas para protegê-las de uma onda de calor. Estas são dicas básicas para que aumentos súbitos de temperatura não as afetem muito, já que, junto com os idosos, elas são a população mais vulnerável. Vamos lá!

1. Manter um nível adequado de hidratação

Quando as temperaturas externas são altas, o mecanismo de regulação do corpo nos faz suar mais, então o corpo precisa repor mais líquidos para evitar a desidratação.

As crianças são mais vulneráveis à desidratação porque a porcentagem de água em seu corpo é maior do que nos adultos e a possibilidade de conservá-la é menor. De fato, seus centros de regulação da sede ainda estão em processo de amadurecimento. Portanto, elas devem sempre ter água disponível e ao alcance para beber com bastante frequência, independentemente da vontade de ingerir líquidos ou não.

2. Usar roupas leves

Recomenda-se que as crianças usem roupas leves e de cores claras limitadas a uma única camada de material absorvente para maximizar a evaporação do suor. Desta forma, o superaquecimento é evitado.

3. Contar com proteção solar

Uma das medidas mais importantes para prevenir a insolação é evitar o sol direto na cabeça. Para isso, devem estar disponíveis elementos de proteção eficazes, como chapéus, roupas com filtros UV e óculos de sol.

O uso de protetores solares para proteger a pele de possíveis queimaduras também é uma das medidas essenciais se a criança for ficar ao ar livre.



Cobrir a pele das crianças com protetor solar é uma das medidas mais importantes contra uma onda de calor.

4. Planejar períodos de descanso

O calor muitas vezes faz com que as crianças, e até os pais, se sintam sobrecarregados e cansados. Além disso, as altas temperaturas podem fazer com que as pessoas fiquem mais irritadas. Por esta razão, é aconselhável procurar locais com sombra para as crianças se refrescarem, beberem água e descansarem. De acordo com o National Weather Service, um índice de calor extremo ou excessivo representa um risco significativo para a saúde.

5. Manter o frescor do corpo

Banhos frios ou jatos de água em crianças são recomendados para diminuir a temperatura do corpo. Na verdade, a natação é uma ótima maneira de se refrescar ao mesmo tempo que seu filho se mantém ativo.

6. Não deixar crianças dentro de veículos

De acordo com as recomendações da Associação Espanhola de Pediatria (AEPed), as crianças nunca devem ser deixadas dentro de um carro, nem no verão nem no inverno. O interior dos veículos pode ficar quente em pouco tempo, mesmo com as janelas abertas. Além disso, os pequenos regulam o calor de forma menos eficaz do que os adultos e isso pode levar a consequências graves.



7. Comer alimentos leves

A hidratação também pode ser suprida através da ingestão de água e alimentos como verduras, frutas (sucos naturais ou pedaços) e verduras cozidas e frescas. Até chás gelados, sorvetes e smoothies são boas opções nessa hora, pois ajudam a repor os sais perdidos pelo suor.

Comer alimentos leves contribui para que a digestão seja mais simples e curta, o que representa menor consumo de débito cardíaco pelos órgãos digestivos e menor produção de calor.

Nos dias mais quentes, o ideal é que a dieta seja leve. Frutas, como melancia, ajudam a manter as crianças hidratadas. O consumo de vegetais e sucos naturais frescos também é recomendado.

8. Evite se expor ao sol nas horas centrais do dia

Para evitar a desidratação ou proteger as crianças de uma onda de calor, é melhor evitar expô-las ao sol no meio do dia, ou seja, entre as 10 da manhã e as 4 da tarde. Portanto, é melhor encontrar um local fresco e com sombra, que pode ser, por exemplo, sob uma árvore ou sob um guarda-chuva.

9. Limitar o exercício físico

É aconselhável evitar que as crianças realizem atividade física excessiva nas horas mais quentes do dia. Esses momentos podem ser substituídos por exercícios ou jogos mais calmos para evitar a desidratação.

Quando procurar imediatamente o pediatra?

Diante de alguns dos seguintes sintomas em crianças, a Academia Americana de Pediatria recomenda agir imediatamente e procurar um médico especialista:

  • Dor de cabeça.
  • Temperatura corporal acima de 40° C.
  • Sensação de desmaio e cansaço extremo.
  • Náuseas e vômitos.
  • Sede intensa.
  • Respiração mais rápida ou mais lenta do que a habitual.
  • Diminuição da frequência de micção.
  • Espasmos ou dores musculares.
  • Dormência ou formigamento da superfície da pele.

Crianças e a onda de calor

Embora possa parecer que uma onda de calor pode afetar as crianças de forma menos grave, às vezes isso não é verdade. Na verdade, essas situações podem afetar seus músculos, rins, cérebro e coração. Por isso, os pequenos devem estar bem hidratados e protegidos para aproveitar os dias de verão ao ar livre de forma segura e saudável.

Com os devidos cuidados, você e seus filhos podem aproveitar o verão ao máximo e com segurança.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.