Dor de dente em crianças: qual tratamento usar?

Se há uma dor que pode se tornar insuportável ou mesmo atormentadora, é uma dor de dente. No entanto, em crianças, pode se tornar algo extremo, pois devido à sua constituição elas têm menos tolerância para suportá-la. O ideal é comparecer a uma consulta odontológica para receber um bom tratamento.
Dor de dente em crianças: qual tratamento usar?

Última atualização: 24 fevereiro, 2022

Toda dor tem seu grau de angústia, tanto para quem a sente, quanto para os familiares próximos que a acompanham. A dor de dente em crianças não deve ser minimizada. Soluções eficazes imediatas e de longo prazo devem ser encontradas para preservar a saúde de seus filhos.

Embora seja verdade que pode haver remédios caseiros para aliviar a dor de dente em crianças, é importante que você considere procurar assessoramento profissional se perceber que o problema é recorrente ou a dor é muito forte.

Por que os dentes doem?

A dor intensa que ocorre nos dentes se deve ao fato de um nervo ter sido afetado. Pode haver várias causas. Por exemplo, se seu filho sofreu um forte golpe no maxilar inferior ou superior, esse trauma pode ter movido um dente ou causado uma rachadura. Dessa forma, há alguma irritação ou pressão no nervo que alimenta o dente.

Outra causa pode ser a presença de cárie, que nada mais é do que a destruição do tecido dentário causada por uma bactéria que perfura o dente e afeta o nervo.

Quando qualquer uma das condições acima ocorrer, o nervo provavelmente ficará inflamado, causando o desconforto intenso que seu filho sente. A dor de dente em crianças pode até ser desconcertante para elas, pois geralmente se irradia para outras áreas do corpo, como mandíbula, pescoço, linfonodos ou cabeça.

Outras causas de dor de dente em crianças

Existem outros fatores associados à dor de dente em crianças. Embora possam não ser a causa em si, é importante conhecê-los, pois podem aumentar significativamente a dor.

Por exemplo, se os pequenos tendem a comer alimentos muito duros, quentes ou frios, o esmalte dos dentes se deteriora a ponto de, com o tempo, a sensibilidade do nervo ficar muito maior. Assim, a dor aumenta.

Uma boa higiene bucal é fundamental para prevenir a dor de dente em crianças.

Também os restos de comida presos entre os dentes podem resultar em um incômodo muito perceptível. Claro, ambas as circunstâncias estão associadas a maus hábitos e falta de higiene adequada.

Se seus filhos tiverem entre 5 e 7 anos, eles começarão a trocar os dentes. É provável que a dor esteja vindo de suas gengivas e essa seja a causa do desconforto. Portanto, uma pomada para aliviar a dor seria apropriada.

Por outro lado, se seu filho estiver perto dos 16 meses, seus primeiros molares aparecerão. Nesses casos, uma pequena massagem nas gengivas com um mamão pode ser suficiente ou talvez morder um vegetal, como uma cenoura, possa aliviar a dor.

“A dor de dente pode se dever à presença de cáries. Isso nada mais é do que a destruição do tecido dentário causada por uma bactéria que perfura o dente e afeta o nervo”

Tratamentos para a dor de dente

Hoje em dia é possível encontrar uma grande variedade de medicamentos que aliviarão a dor de dente em crianças. Alguns até são vendidos sem receita médica.

Estão disponíveis em diferentes apresentações: spray ou pomadas. No entanto, lembre-se de que eles servem apenas para aliviar o desconforto, então você terá que pesquisar bem para saber por que seu filho está com dor de dente. Uma visita ao dentista será necessária se a dor persistir e também para manter a saúde preventiva.

Medidas a tomar contra a dor de dente em crianças

Existem várias medidas que você pode tomar para aliviar a dor de dente em crianças. Algumas delas são as seguintes:

  • Você deve começar ensinando-as a ter e manter uma higiene bucal adequada. A escovação correta e o uso do fio dental dependerão de sua supervisão até que elas aprendam a fazer isso sozinhas após cada refeição.
  • Outra sugestão é ensiná-las a fazer bochechos com água salgada. Isso permitirá que a inflamação diminua e alivie a dor aguda.
Dor de dente em crianças é um incômodo muito difícil de ignorar.
  • Uma pequena toalha embebida em água de gengibre. Isso age como um anti-inflamatório natural na mandíbula.
  • Uma sugestão adicional, mas um pouco difícil, é manter a criança distraída para que ela não se concentre tanto no incômodo.
  • Se a dor for muito aguda, não há outra opção a não ser levá-la ao especialista.

Você deve sempre notar se identifica outros sintomas, como febre ou protuberância ao redor do dente afetado. Mesmo que você conheça algum outro medicamento, aguarde a avaliação médica para proceder à sua administração.

Em conclusão, a dor de dente em crianças pode se dever a diferentes fatores. Por exemplo, falta de higiene ou troca de dentes. No entanto, se você tomar certas medidas, poderá ajudar seus filhos a aliviar uma condição angustiante.

Pode interessar a você...
Como aliviar a dor de dente causada pelas cáries em crianças?
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Como aliviar a dor de dente causada pelas cáries em crianças?

Os problemas dentários podem ser muito irritantes para seus filhos. Descubra aqui como aliviar a dor de dente causada por cáries em crianças.