Duas celebridades com lábio leporino

Aprenda o que é o lábio leporino, por que essa condição ocorre e veja quantas pessoas famosas a superaram.
Duas celebridades com lábio leporino

Última atualização: 01 Julho, 2021

Provavelmente você já ouviu falar do lábio leporino e, se estiver grávida, pode ser um dos assuntos que mais a preocupa no desenvolvimento do seu bebê. Esse defeito congênito é uma das malformações mais frequentes que existem, o que tem levado a estudos cada vez mais aprofundados.

As sequelas que podem surgir, assim como a facilidade do tratamento, vão depender da gravidade dessa condição. No entanto, muitas vezes pode ser superado e os afetados conseguem ter uma vida normal. Como um exemplo disso, vamos falar sobre algumas pessoas famosas que sofreram com isso.

O que é o lábio leporino?

O lábio leporino é um defeito congênito que consiste em uma fenda ou separação no lábio superior, causada pela fusão incompleta dos processos maxilar e nasomedial do embrião e é um dos defeitos congênitos mais frequentes.

Tanto o lábio leporino quanto o fenda palatina aparecem nos estágios iniciais do desenvolvimento embrionário, quando os caroços que formarão os lábios, nariz e palato estão apenas começando a se fundir.

Bebê com lábio leporino.

No final do primeiro trimestre de gestação, essa fusão cessa e, caso não ocorra, o bebê nascerá com a fissura no lábio, no palato ou em ambos.

De acordo com dados gerais, do mundo todo, essas fissuras faciais ocorrem em 1 a cada 700 nascimentos, tornando-se uma das anomalias congênitas mais comuns.

Causas de lábio leporino

Muito se estudou sobre esse assunto e, graças ao conhecimento do genoma humano, foi possível concluir que existem alguns aspectos que podem favorecer essa malformação. Fala-se que fatores ambientais durante a gravidez, como medicamentos mal prescritos ou exposição a certas toxinas, além da genética familiar são fatores determinantes.

O tabagismo e uma dieta pobre aumentam as chances de o paladar não se desenvolver adequadamente. Também se fala que o ácido fólico antes e durante a gravidez pode ser muito eficaz na sua prevenção.

Possíveis dificuldades de crianças com lábio leporino

Nascer com lábio leporino ou fenda palatina pode causar inúmeros problemas além da parte estética, afetando funções básicas como comer e falar. Esses pequenos geralmente precisam se submeter a várias cirurgias desde cedo. Algumas das principais complicações são as seguintes:

  • Dificuldades de alimentação: problemas para sugar o leite materno.
  • Perda auditiva: ocorre porque as infecções de ouvido são muito comuns. Existe uma disfunção do tubo que liga o ouvido médio à garganta.
  • Atraso na fala e na linguagem: devido ao acometimento dos lábios e da garganta, pode haver dificuldades na fala.
  • Problemas dentários: afeta o desenvolvimento normal dos dentes.

Celebridades com lábio leporino

No entanto, as perspectivas são cada vez mais animadoras e os avanços no campo da medicina significam que essas crianças podem ter uma boa qualidade de vida.

Como inspiração, pesquisamos algumas celebridades que nasceram com lábio leporino e que conseguiram não apenas superar essa condição, mas realizar também seus sonhos.

Peyton Manning

Esse jogador de futebol americano é um ícone de superação. Ele se tornou o único quarterback na história da NFL a vencer o Super Bowl com dois times diferentes, e seus números são impressionantes. Nada, nem mesmo ter nascido com lábio leporino, o impediu de atingir seus objetivos.

Ao longo de sua vida, ela fez várias cirurgias para fechar a lacuna em seu palato e ter certeza de que não reabriria quando ele crescesse. Também precisou de um enxerto ósseo e centenas de consultas no dentista. Mas o problema não era apenas físico, já que sua aparência o levava a se afastar das outras crianças.

Quando ele começou a jogar pela NFL, Manning fundou o Hospital Infantil Peyton Manning em St. Vincent. Esse hospital pediátrico inclui o Centro Craniofacial, que fornece diagnóstico, tratamento e apoio a crianças que sofrem de doenças ou deformidades na cabeça e na face.

Criança com lábio leporino.

Carmit Bachar

Você provavelmente se lembrará dela como uma das integrantes do grupo The Pussycat Dolls . Poucos sabem que essa atraente cantora e dançarina nasceu com lábio leporino.

Ele cresceu em uma família de artistas, mas devido à sua condição, sua família acreditava que ela nunca seria capaz de cantar. Decidiu então se dedicar à ginástica rítmica, conquistando o quinto lugar na classificatórias olímpicas da equipe dos Estados Unidos de 1992.

Como se não bastasse, ela estudou piano, violino, atuação e canto. Além de ser uma das integrantes desse famoso grupo musical, também participou de videoclipes para The Offspring, No Doubt e Beyoncé, etc.

Carmit fundou uma organização sem fins lucrativos chamada Smile With Me , com a qual ajuda crianças que, como ela, nascem com essa malformação congênita.

Alguns rumores não confirmados sobre celebridades com lábio leporino

Existem rumores sobre várias celebridades que poderiam ter essa condição. No entanto, essas informações nunca foi confirmada pelas próprias pessoas e, de fato, existem várias teorias a respeito de suas cicatrizes.

Um deles é o ator Joaquin Phoenix. Certamente você já notou sua cicatriz marcante que vai do lábio ao nariz. É tão característica que afirmou-se que o ator tinha lábio leporino. Embora em entrevista ele tenha negado dizendo que, durante a gravidez, sua mãe sentiu fortes dores e acredita que esse tenha sido o motivo dessa lacuna.

O mesmo acontece com o ator de O Senhor dos Anéis, Viggo Mortensen, ou com a atriz francesa radicada no México, Angelique Boyer. Mas a verdade é que nenhum deles confirmou esse fato.

Como você pode ver, nascer com lábio leporino é um problema e envolve um longo caminho para uma vida normal. No entanto, em muitas ocasiões, esse estigma pode ser superado e a criança ter um desenvolvimento pleno.

Pode interessar a você...
O lábio leporino: o que é e quais são suas consequências
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
O lábio leporino: o que é e quais são suas consequências

O que é e como se trata o lábio leporino nas crianças? A seguir, vamos nos aprofundar nos aspectos desse problema que aparece principalmente nos me...