Educar a partir da perspectiva da criança

Educar 'com olhos de criança', respeitando seu ritmo de amadurecimento e sem forçar nada. Devemos apenas acompanhá-la durante esse processo. É claro que temos necessidades opostas, mas, para educar crianças saudáveis e felizes, precisamos nos colocar no lugar delas.
Educar a partir da perspectiva da criança

Última atualização: 29 Junho, 2020

Educar a partir da perspectiva da criança é educar levando em consideração o processo evolutivo de cada criança, nos adaptando a ele. É importante acompanhar a criança durante seu desenvolvimento, mas, se quisermos estabelecer uma boa conexão com ela, isso deve ser feito a partir da perspectiva dela, e não da nossa como adultos.

É importante estabelecer vínculos seguros com os nossos pequenos. Vínculos que contribuam para que eles cresçam saudáveis. Isso pode ser feito ao respeitar seu processo de amadurecimento com amor e empatia.

A infância é um dos grandes tesouros do mundo. A relação de cada criança com os adultos pode facilitar ou impedir seu desenvolvimento saudável, dependendo de muitos fatores interdependentes.

Como criar laços seguros e saudáveis a partir ​​da perspectiva da criança

É necessário construir uma ponte para conectar o nosso mundo adulto ao da criança. Devemos substituir a visão clássica do modelo adulto (“eu sei, você não sabe”) pelo exercício saudável e pouco frequente da empatia.

O elemento fundamental durante a criação é a nossa perspectiva, isto é, como e a partir de onde nos relacionamos com nossos filhos. Podemos diferenciar dois tipos de perspectiva para que possamos distinguir entre as maneiras de nos relacionar com nosso filho: a vertical e a horizontal.

Educar a partir da perspectiva da criança

Perspectiva vertical

Esse tipo de perspectiva se refere à forma como o adulto direciona o desenvolvimento evolutivo da criança partindo de cima. A ideia aqui é a de que é preciso “ensinar a criança porque ela não sabe”.

Por exemplo: dormir sozinha, mesmo que ainda chame a mamãe chorando; comer de tudo, mesmo que ainda não esteja preparada; compartilhar, mesmo que ainda não tenha chegado o momento de socializar

Esse costume de ‘ensinar’ tudo, até mesmo as funções naturais pelas quais os processos de autorregulação são responsáveis, indica que desconhecemos o ritmo de amadurecimento da criança e sua capacidade de autorregulação.

Perspectiva horizontal

Essa perspectiva é aquela que educa as crianças a partir do respeito e da empatia pelo seu processo de amadurecimento. Assim, o adulto se coloca no mesmo patamar da criança e a acompanha durante seu desenvolvimento com ‘olhos de criança’.

“Ver com olhos de criança significa entender e sentir junto com a criança”.

-Francesco Tonucci, psicopedagogo e desenhista italiano-

Se educarmos a partir da perspectiva da criança, vamos perceber quando ela estiver pronta para dar novos passos no seu desenvolvimento evolutivo em vez de forçá-la a alcançar objetivos para os quais ela ainda não está preparada.

Necessidades das crianças e necessidades dos adultos

Até os 3 anos de idade, as crianças não entendem explicações racionais. Até então, elas só esperam que atendamos às suas necessidades para que sintam que a vida é segura ao nosso lado.

Nesse sentido, o ponto principal para conhecer suas necessidades emocionais e vitais é que isso seja feito com a paciência, o respeito e o apoio emocional de que elas precisam durante os seis primeiros anos de vida. É nessa fase que o caráter da criança e o vínculo seguro são formados.

A perspectiva da criança: diferenças entre as necessidades da criança e do adulto

As necessidades na idade adulta e na infância são opostas por uma razão simples: a diferença na evolução maturacional. As crianças são pequenas e ainda não atingiram a maturidade de um adulto. Pelo contrário, nós somos adultos que já atingimos essa maturidade.

Educar a partir da perspectiva da criança

  • As crianças dependem de nós para crescer – Nós precisamos que elas cresçam o quanto antes para que sejam independentes.
  • Elas precisam da mãe ou do pai para dormir e poder, assim, se sentir seguras – Nós precisamos que elas durmam sozinhas.
  • Os pequenos precisam brincar sem parar, porque essa é a sua maneira de aprender a viver – Nós precisamos descansar depois de trabalhar.
  • Nossos filhos precisam falar sem parar e ter suas preocupações ouvidas – Nós precisamos de um pouco de silêncio após um dia duro no trabalho.

Poderíamos continuar dessa forma, e as necessidades de ambos permaneceriam opostas, às vezes até irreconciliáveis. Isso porque as crianças vivem a partir do prazer. Elas precisam se sentir bem e ter suas necessidades atendidas, enquanto nós vivemos a partir do dever.

Contudo, não podemos nos esquecer de que, para que cresçam saudáveis ​​e seguras, as crianças precisam ter as suas necessidades emocionais atendidas: quando chorarem, precisam que os pais atendam ao seu choro, façam contato corporal com elas e respeitem seu ritmo de amadurecimento.

“A força ou fraqueza do ego da criança dependem da capacidade do cuidador de responder adequadamente à dependência absoluta do bebê nos estágios iniciais da vida”.

-Donald Woods Winnicott-

Educando a partir da perspectiva da criança podemos conseguir que os nossos filhos sejam adultos razoáveis ​​e solidários no futuro. Isso pode ser feito se nos colocarmos no lugar deles, respeitando seus ritmos evolutivos. Dessa maneira, eles crescerão como crianças saudáveis ​​e felizes.

Pode interessar a você...
Como educar sem reforços ou punições de acordo com Montessori
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Como educar sem reforços ou punições de acordo com Montessori

Educar sem reforços ou punições é possível de acordo com a metodologia Montessori. Isso vai trazer muitos benefícios para a educação dos seus filho...