Meu filho de 3 anos tem uma namorada, o que eu faço?

· 3 de abril de 2017

Ter um filho ou uma filha de 3 anos é sem dúvida uma bênção. Eles já estão “mais velhos” e começam a perceber tudo o que acontece ao seu redor. Algumas pessoas pensam que, dependendo de como as crianças se comportam nestas idades é uma prévia de como eles irão se comportar quando forem pré-adolescentes e adolescentes.

Sabemos que quando os meninos e as meninas atingem a puberdade aparecem os primeiros namorados e namoradas, mas o que fazer quando seu filho de três anos lhe diz que ele tem uma namorada?

Você não tem que fazer nada

A realidade é que quando um menino chega da escola e lhe diz que ele tem uma namorada, você simplesmente não tem que fazer nada. Não se preocupe, não o force a dizer que ele não tem uma namorada porque é muito pequeno … não. Apenas desfrute se seu filho tem se conectado com outra garota da sua idade, e como eles mantêm uma relação especial de amigos e de brincadeiras.

As crianças nessa idade não sabem diferenciar o que é o amor romântico e o que é amor em geral. Eles são seres cheios de amor e assim se comportam com os outros, por isso é provável que sigam o padrão adulto quando veem que talvez os irmãos mais velhos têm namorado/a, porque passam muito tempo com seu amigo especial, eles também querem imitar esse comportamento e dizer que eles também tem uma namorada na escola.

Eles aprendem com o que veem

Uma criança de 3 anos aprende com o que vê e talvez, em algum momento alguém por perto disse em voz alta que o seu filho e a outra menina fazem um casal muito bonito, ou que parecem namorados e por essa razão o seu filho lhe disse que ele tem uma namorada.

Não dê maior importância, fale dela como se fosse sua amiga especial e se o seu filho lhe corrigir e lhe disser que é sua namorada, fale dela como se fosse sua namorada.

A realidade é que, simplesmente o seu filho encontrou uma menina com a qual se conecta bem. Encontrou uma amiga especial que o faz feliz quando a vê, que compartilham sua energia e que ambos gostam de estar juntos. Isso é com o que você deve ficar, isso deve ser suficiente para você… porque não há nada mais do que isso.

São seres sociais

A partir dos três anos as crianças começam a se tornar seres sociais (até essa idade não eram assim e se divertiam mais brincando sozinhos e descobrindo o ambiente ao seu redor). Nesta idade as crianças começam a se conectar com novos amigos que, continuarão sendo à medida que irão crescendo. Esses amigos podem ser os filhos de seus amigos que tenham mais ou menos a mesma idade de seu filho, amigos da escola, os primos… etc…

É interessante ver como as crianças são atraídas por outras crianças e não por outros adultos; saber escolher aqueles meninos e meninas com quem eles se sentem mais à vontade, com aqueles que sabem que podem compartilhar experiências boas e especialmente com aqueles que se sentem bem brincando dia após dia. Se algum dia o seu filho quiser se casar com essa menina tão especial, então isso significará que realmente o amor triunfou desde que eram muito pequenos… e no dia do casamento terão muitos slides para escolher e criar um vídeo com os mais emocionantes, de toda a sua vida!

E se ele decidir não se casar com ela (que é o mais provável) simplesmente irão ficar em uma bonita história, na qual seu filho descobriu em uma idade jovem, o quão maravilhoso é se conectar com outra pessoa e aproveitar o tempo juntos.